Empresas preocupadas com sustentabilidade visam garantir o bem-estar coletivo no âmbito social, ambiental e econômico. Além disso, se comprometem com o futuro das próximas gerações. Utilizando-se de ações mais proativas em relação ao meio ambiente, a empresa se diferencia perante aos consumidores. Neste contexto, surge o marketing verde.
Marketing verde é uma estratégia de divulgação da política de sustentabilidade da empresa, focada em reduzir o impacto ambiental gerado pelos produtos e pela cadeia produtiva, ou da postura “eco-friendly”. De forma simultânea, estabelece uma conexão natural com o público que também está engajado em questões ambientais.
Como aplicar o marketing verde
O primeiro passo é conhecer o valor do cuidado com o planeta para seus clientes. É preciso saber se o compromisso ambiental do fabricante é capaz de interferir na decisão final do consumidor. Também é necessário levar em conta o preço geralmente maior de um produto verde, portanto é preciso estar certo que o consumidor está disposto a pagar a mais pelas qualidades ecológicas do produto. Caso contrário, é necessário readequar o planejamento estratégico, de forma a orientar os hábitos de consumo da sociedade e sensibilizar o público para enxergar valor nas atribuições verdes do seu produto.
Uma boa estratégia é divulgar sobre o ciclo de vida de um produto, desde os processos de extração, passando pelos meios de produção, até o tratamento de resíduos. Ser transparente abre um canal de comunicação com a comunidade e é algo bem visto pelos clientes.
Vale lembrar que o principal em vendas é ser capaz de atender os desejos e necessidades do cliente. Portanto, deve-se garantir a funcionalidade do produto e que seu desempenho ambiental seja condizente com o anunciado.
O marketing verde não é pautado apenas em no ecologicamente correto: ele envolve também os fatores social, cultural e econômico. Uma vez que sua empresa assume a responsabilidade de contribuir para o bem-estar coletivo, ela deve gerar retorno para a sociedade. Promover ações solidárias na comunidade que está inserida é uma forma de manter a empresa engajada. Por vezes, isso gera um sentimento de participação e contribuição efetiva nas pessoas envolvidas. Contemplar os valores do consumidor que já está engajado no movimento sustentável é uma forma de alinhar vendedores e compradores.
Para tornar-se economicamente viável, deve-se introduzir novos processos e tecnologias que resultem no uso mais racional e produtivo de insumos, de forma a gerar margem de lucro nos custos de produção. Confira outras dicas de como é possível lucrar sendo sustentável.
Cuidado com o greenwashing!
Voltando a falar em transparência, é importante, sobretudo, saber que uma propaganda falsa dos princípios ecológicos da empresa desgasta a imagem da marca, além de provocar grande insatisfação dos clientes. Esta prática é o chamado greenwashing, e nunca deve ser praticada, pois é antiética e nociva para qualquer negócio.
Greenwashing pode ser traduzido como “lavagem verde”, mas melhor se compreende como maquiagem verde. Trata-se de abusar do desejo de ser ambientalmente correto do consumidor e se intitular eco-friendly para disfarçar um conjunto de práticas contraditórias.
Um exemplo desse erro é divulgar um produto como biodegradável, enquanto os meios de produção utilizados são altamente poluidores. Outra forma de adotar essa prática desagradável é criar rótulos com selos de certificação ambiental. E, embora sejam similares com os originais não possuírem nenhum tipo de validação de institutos reguladores (ABNT, Inmetro, GBC Brasil, Ibama, etc.). Tome cuidado para não se deixar levar pelos pecados mais comuns do greenwashing.
Aplicar uma gestão ambiental traz consigo uma série de responsabilidades e deveres, e por isso requer planejamento e estruturação. Esses fatores não constituem impedimento para aplicação do marketing verde, em vista de seus benefícios. Na verdade, as boas práticas agregam valor à imagem institucional. Dessa forma, a empresa passa a gerar simpatia e credibilidade de um público cada vez maior. Dessa forma, acaba se destacando em relação aos concorrentes. Além de um alcance maior, há uma facilidade de concessão de crédito junto aos governos para as empresas ecologicamente corretas.
A sustentabilidade baseia-se no princípio de atender demandas da geração atual sem comprometer os recursos disponíveis para as gerações futuras. Portanto, a principal técnica para aplicar com sucesso marketing verde é ser proativo em relação ao futuro dos recursos naturais. Assim sendo, isso vai além de uma simples estratégia de vendas: também é preciso se tornar uma companhia genuinamente preocupado com o bem-estar e assumir a responsabilidade social esperada de uma empresa consciente.
Agora que você já sabe o que é marketing verde, que tal descobrir como tornar seu negócio sustentável?
Por Danielle Loreto e Igor Cristelli