fbpx

Fábrica de sucos: como montar a sua?

sucos detox de frutas

O mercado de bebidas não alcoólicas brasileiro é o sexto maior do mundo. O segmento de fábrica de sucos apresentou crescimento de 2,51% em 2016, tornando-se uma ótima oportunidade de investimento.

Uma fábrica de sucos naturais pode produzir sucos comuns ou concentrados de frutas, hortaliças e legumes. A diferença entre eles é que os concentrados são integrais que não tem adição de água e que podem ou não ser adoçados. Já os comuns são bebidas não fermentadas, não concentradas e não diluídas, obtidas a partir da fruta madura.
Vários processos devem existir dentro de uma fábrica de sucos naturais: recepção, lavagem, seleção, descascamento, desintegração, despolpamento e pasteurização. Entenda mais sobre cada um deles abaixo!

Recepção

Esse é o momento em que a matéria-prima dos sucos chega até a fábrica. A separação é feita de acordo com o estado de maturação e, se necessário, armazenada sob refrigeração. As frutas das quais não é possível extrair-se a polpa devem ser descartadas.

Lavagem

Inicialmente, a matéria-prima deve ser lavada com água limpa para retirar a maior parte da terra que possa estar aderida. Em seguida, ela deve ser imersa em água clorada por cerca de 20 a 30 minutos, utilizando-se uma solução de água sanitária. Ainda é possível utilizar escovas macias ou agitar a água para que a limpeza seja mais eficiente, desde que as características físicas da matéria-prima permitam.

Seleção

É a etapa responsável pela classificação final da matéria-prima a ser processada. Nesse momento, as frutas, verduras ou legumes são dispostos em esteiras ou mesas para que algumas características sejam observadas: estágio de maturação, firmeza e defeitos causados por fungos, insetos ou roedores. Dessa forma, toda a matéria-prima que apresenta defeito, bem como corpos estranhos, como galhos e pedras, são separados das que irão seguir na linha produtiva. Essa etapa é fundamental para a qualidade final do produto e deve ser realizada por pessoas bem treinadas.

Descascamento e corte

É possível executar essa etapa manual ou mecanicamente. Vale ressaltar que cada fruta tem sua peculiaridade, a manga ou o mamão, por exemplo, precisam ser descascados com faixas de aço inoxidável. Já o abacaxi precisa ser cortado depois de descascado. Além disso, é nesse momento que as sementes e os caroços são removidos da matéria-prima.

Desintegração

Nessa etapa vamos reduzir o número de partículas pequenas para facilitar a extração do suco. Normalmente é feita com um moinho triturador e, acoplada a ele, uma peneira com malha de furos de tamanho variável. Algumas frutas podem apresentar escurecimento logo após seu trituramento. Nesse caso, é necessário aquecer a matéria-prima  com vapor d’água quente, no ato da desintegração, a fim de inibir ações enzimáticas responsáveis pelo escurecimento.

Despolpamento

Após a desintegração, a matéria-prima é levada para uma outra máquina, a despolpadeira. Essa máquina irá separar a polpa da fruta do seu material fibroso. A despolpadeira é constituída de réguas de aço inoxidável e peneiras cilíndricas cujo tamanho pode variar com o tipo de fruta. As réguas giram, empurrando as frutas contra a parede das peneiras, expelindo o suco.

Pasteurização

Esse processo é bem simples e é responsável por eliminar micro-organismos que podem comprometer a qualidade e o tempo de validade do suco. A ideia é realizar um aquecimento por um determinado período de tempo, matando possíveis agentes contaminantes. É importante ressaltar que as condições de temperatura/tempo variam dependendo da fruta, legume ou hortaliça.

Legislação sobre fábrica de sucos

É importante que o empreendedor, ao iniciar sua fábrica de sucos, tenha atenção para alguns requisitos. É necessária a obtenção de um registro para começar a produção, bem como levar em conta as normas técnicas e boas práticas de fabricação.

Para montar sua indústria, então, é necessário se atentar à legislação vigente e fazer um bom planejamento. Além do conhecimento técnico para estruturar o processo, você precisa ter conhecimento do mercado e dos custos envolvidos no projeto, bem como realizar um planejamento financeiro do negócio.  

E você, já pensou em montar a sua própria fábrica de sucos? Entre em contato, com um de nossos consultores e entenda melhor como podemos te ajudar nesse processo!

Por Leonardo Castro

Classifique este post!

45 comentários em “Fábrica de sucos: como montar a sua?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress