fbpx

Mercado de destilados: Bebidas mais consumidas no Brasil

Mercado de Destilados

Não é novidade pra ninguém que as bebidas alcoólicas são uma grande paixão do povo brasileiro. Mas você sabia que quase 60% das bebidas alcoólicas mais consumidas aqui no Brasil são destiladas? Uma pesquisa feita pela Euromonitor International, empresa de pesquisas de mercado, que atua em mais de 200 países no globo, destaca que 7 das 12 bebidas mais ingeridas em território nacional advém do mercado de destilados.

vinho_taça

Esse mercado vem ganhando força em solo brasileiro e, influenciado pelas tendências globais, está ficando cada vez mais diversificado. Diante desse cenário, novos produtos estão sendo lançados cada vez mais, e são justamente os destilados que se destacam nesse quesito. Mas afinal, quais são os destilados mais consumidos pelos brasileiros? Apresentamos, a seguir, os principais destilados favoritos no país. 

1. Cachaça

A cachaça é a queridinha do público brasileiro. Atualmente, é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil, atrás apenas da cerveja. Reconhecida como tipicamente brasileira, esse destilado tem grande potencial de crescimento no mercado de destilados. A produção acontece desde alambiques até por empresas multinacionais, e é essa diversidade de produção que deixa a cachaça no topo. 

De acordo com o IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça, existem cerca de 40 mil produtores e 4 mil marcas de cachaça no mercado nacional. Estes estão distribuídos, principalmente, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Paraíba. O IBRAC estima que a capacidade de produção instalada no Brasil é de 1,2 bilhões de litros/ano. Isso corresponde a uma capacidade quase 5 vezes maior que o do whisky (348 milhões de litros) e da vodca (270 milhões de litros). 

Segundo pesquisas de ocasiões de consumo, realizada pela Nielsen Brasil, o boteco é o principal local de consumo da cachaça. Além disso, segundo os entrevistados, 45% das ocasiões de consumo ocorrem para relaxar, principalmente, sozinho.

2. Vodca

A vodca representa o segmento que mais tem movimentado o mercado de destilados dos últimos anos. De origem russa, a vodca pode ser produzida a partir de qualquer matéria orgânica. As matérias primas principais são trigo, cevada, centeio, batata, arroz, milho e até mesmo uvas. Normalmente vodcas de trigo são mais macias e leves, já as de centeio são mais robustas e com toques de especiarias, enquanto as de batatas tendem a ter textura mais cremosa.

O processo de produção consiste, sobretudo, no cozimento da matéria prima, mistura de ingredientes, destilação e filtração. O resultado é uma bebida de sabor neutro e incolor. As vodcas de alta qualidade são destiladas e filtradas várias vezes, com o objetivo de aumentar sua pureza.

vodkaEsse destilado é consumido principalmente em festas e boates, e é muito utilizado para o preparo de drinques e coquetéis. No Brasil, a vodca é a quinta bebida alcoólica mais consumida.

3. Conhaque

O conhaque está no terceiro lugar do ranking dos destilados mais consumidos em território nacional. Esse produto da destilação de vinhos brancos tem um consumo anual estimado em 51,2 milhares de litros.

Os conhaques tem um processo produtivo bem variado. Aqueles feitos a partir de frutas não necessitam de envelhecimento e possuem uma tonalidade mais clara característica. Além desses, existem aqueles que são envelhecidos em barris de carvalho, que apresentam uma tonalidade dourada ou caramelo. Por fim, existem aqueles que são envelhecidos pelo sistema de soleira, conhecidos como espanhóis.

Esse sistema de envelhecimento possui 3 sistemas de classificação que alteram a complexidade do processo. O conhaque V.S. passa 2 anos envelhecendo, enquanto o X.O. pode chegar a mais de 10 anos dentro de um barril.

4. Whisky

O whisky é o quarto destilado mais consumido no Brasil atualmente. Ele é produzido a partir de três ingredientes básicos: grãos (cevada, trigo, milho ou centeio, por exemplo), água e fermento. O processo produtivo dessa bebida é mais complexo que os demais, principalmente por demorar um longo período de tempo. Isso se deve ao fato de que uma das etapas produtivas é a maturação. Nessa fase, o whisky fica anos em barris, para que se transfira os aromas e sabores ao produto. 

Existem diversos tipos dessa bebida, entre eles: whisky escocês, irlandês, japonês e americano. Cada um apresenta singularidades e características que os diferenciam. O whisky é mais consumido, sobretudo, em casa, diferente das demais bebidas.

5. Rum

O rum ocupa o quinto lugar na nossa lista. Famoso por ser o ingrediente principal de drinques como Cuba Libre e Pinã Colada,  é um destilado antigo, que tem suas origens no século XVI.  É uma bebida proveniente da fermentação alcoólica do melaço e de outros derivados da produção de açúcar, que sofre uma posterior destilação. Bastante famosa no mar do caribe, ficou bem popular entre os piratas e está presente nos bares do mundo.

Pode ser feito de duas formas diferentes: a agrícola e a industrial. Da primeira maneira, é obtido diretamente do caldo de cana fermentado, e da segunda é obtida a partir do melaço. Logo após a destilação, que pode ser feita em alambiques ou em colunas de destilação, o resultado é uma bebida cristalina. Podem ser encontrados ainda  alguns exemplares de rum na cor dourada, que deve-se ao envelhecimento em barris, ou a utilização de corantes.

6. Gin

Garrafa_ginO gin ainda não é tão consumido no Brasil em números, se comparado aos outros destilados dessa lista. Mas não se engane, pra muitos, ele é considerado a bebida do momento. Apesar de ser considerada uma das bebidas destiladas mais antigas fabricadas pelo homem, o gin reapareceu nos cardápios de drinques de bares e restaurantes como a opção favorita para quem quer provar uma bebida clássica, mas diferente.

O gin é feito a partir da infusão de diversas especiarias a uma mistura de água e álcool neutro. É uma bebida bastante sofisticada, mas seu tom mais neutro permite a criação de diversos drinques, com os mais variados sabores, como a famosa Gin Tônica. 

É uma bebida que tem como base a fermentação de cereais e alguns produtos destilados, entretanto, os fabricantes costumam fazer suas próprias alterações nas receitas, que permitem a criação de estilos completamente diferentes. Em resumo, o sabor dessa bebida depende diretamente da quantidade de zimbro, ervas, cereais, especiarias e sementes na receita.

7. Tequila

Por último, mas não menos importante, temos a tequila. Com origem mexicana, a bebida recebe esse nome em homenagem ao Vale onde ela foi originalmente produzida, no estado de Jalisco, no México. Ela é produzida a partir do Agave Azul, uma espécie de babosa, que tem aparência bastante semelhante a de um abacaxi.

O processo começa com o cozimento do miolo do Agave, que é triturado em seguida e levado para a fermentação. Depois desse estágio a bebida sofre a destilação para a obtenção do produto final. Ainda assim, ela pode ser armazenada em barris de carvalho e ficar envelhecendo por até 1 ano, para que se adquira sabores e colorações diferenciadas. 

Conclusão

Diante do que foi apresentado, fica claro que o mercado de destilados é um ótimo negócio para se investir. A maioria dos processos não são complexos, e podem ser feito em pequena escala inicialmente, para quem procura entrar no mercado, mas não quer gastar muito dinheiro logo de cara. 

A capacidade de personalização desse tipo de bebidas também é um fator muito forte que ajuda os pequenos produtores. Como não existe uma regra de produção e existe a possibilidade de se produzir diversos tipos e sabores de destilados, dos mais diversificados tipos, fazer um produto único e diferente de tudo que há no mercado é possível e nem tão difícil assim.

Apesar do mercado de destilados estar propício para o investimento, um bom planejamento é necessário e extremamente importante. Saber o que produzir, para quem produzir e como produzir são questões que devem estar definidas antes de começar a fabricar sua própria bebida de fato. 

A Mult Jr auxilia diversas pessoas a colocarem em prática as suas ideias. Temos pacotes de serviços voltados para quem deseja desenvolver um novo produto e investir com segurança e qualidade. Entre em contato com um de nossos consultores e fique um passo mais perto de concretizar o seu negócio!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress