Por Bruna Nogueira –
Seja pela vontade de inovar, pela tentativa de suprir uma necessidade, pela chance de enriquecer ou, simplesmente, para ter um perfil empreendedor, muitas pessoas sonham em criar algo novo. Mas, como fazer essa ideia sair do papel e lançar um novo produto no mercado?
O mercado atual está cada vez mais dinâmico e acirrado, o que torna a inovação muito importante para os negócios. Criar um novo produto traz, acima de tudo, uma vantagem competitiva para a empresa. Um produto que é único ou que oferece algo a mais e melhor aos seus clientes apresenta um diferencial da concorrência e te torna a provável escolha do consumidor. No entanto, por mais interessante que seja sua ideia, antes de lançar o produto, fique atento a alguns pontos importantes.
Passo 1: Planejar
A fase de planejamento engloba conhecer o mercado e conhecer seu produto. É necessário identificar o perfil do consumidor e transformar sua ideia naquilo que o cliente busca. A maneira mais indicada de fazer isso é por meio de pesquisas, buscando entender se o produto tem lugar no mercado. Além disso, é importante conhecer seus concorrentes. Use as informações dos produtos similares para direcionar a atenção nas diferenças e oportunidades que você oferece.
Algumas ferramentas de planejamento estratégico também podem ser úteis. O Modelo de Negócios Canvas, por exemplo, permite uma análise simples e visual da sua atuação no mercado, definindo seus principais fluxos e processos.
Passo 2: Executar
Esse é o momento de definir suas estratégias e acertar os pontos mais práticos do produto. O que é o produto, como fabricá-lo, como e a que preço vendê-lo são questionamentos importantes para esse estágio. Faça um planejamento financeiro definindo quanto você está disposto a gastar e em quanto tempo você espera ter o retorno desse valor, as pesquisas realizadas na fase anterior irão te ajudar com isso. Além disso, faça testes e confirme a aceitabilidade do seu produto no mercado, os resultados serão essenciais para definir o valor de venda e estimar o lucro esperado.
Não se esqueça da imagem do seu produto. Defina um design e slogan originais e atraentes, que façam com que ele se destaque entre os demais e conquiste seu público alvo.
Após viabilizar financeira e estrategicamente sua produção, garanta que você tenha uma boa estrutura física para atender a demanda do mercado. Todo o planejamento será em vão se o produto não corresponder com os testes e expectativas.
Passo 3: Lançar um novo produto
Com todo o planejamento realizado e o produto pronto, é preciso acompanhar de perto sua evolução no mercado. Defina uma estratégia de venda e crie um plano de marketing sólido e eficiente a fim de determinar as melhores formas de publicidade. Delimite metas e prazos que te ajudarão a mensurar o sucesso do seu produto.
Resultados positivos serão essenciais para sua consolidação no mercado. Estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, por exemplo, é muito importante para o desenvolvimento do seu negócio. Portanto, escute o que ele tem a dizer e procure sempre melhorar.
Por fim, tenha paciência. Pois o processo para lançar um novo produto nem sempre é fácil. Pular etapas pode acarretar alguns erros, fazendo todo seu esforço ser em vão. Novos produtos se tornaram um grande diferencial para a vantagem competitiva das empresas, por isso é muito importante aproveitar as oportunidades de inovar. Superar as próprias expectativas e a dos consumidores assegura, além da satisfação pessoal, boas posições em mercados competitivos. Não desanime, o retorno alcançado com um produto de qualidade e a satisfação do consumidor vale a pena!
Lembrou-se daquela ideia antiga ou pensou em algo inovador? Entendeu o recado, mas ainda há dúvidas sobre o que fazer ou como fazer para tirar a ideia do papel? Entre em contato com a gente!