fbpx

Água Destilada: Explore o potencial de mercado deste produto

Imagem ilustrativa de água destilada

   Você conhece as aplicações da água destilada nos ramos da saúde e da biossegurança industrial? Esse insumo tão essencial é utilizado em diversos procedimentos de esterilização de equipamentos, limpeza de superfícies, preparo de curativos, diluição de medicamentos e limpeza de feridas. Nossos clientes identificaram, no desenvolvimento desse produto, uma oportunidade – e procuraram a Mult para viabilizar a estruturação de seu empreendimento.

Sobre os clientes e seus desafios

    Com muita experiência no mercado de consultoria em negócios industriais e no comércio de insumos odontomédicos, nossos clientes enxergaram como promissora a possibilidade de iniciar sua própria produção de água destilada. O objetivo principal era o uso na indústria alimentícia e nos setores odontológico e hospitalar.

   Os sócios acumulam grande conhecimento a respeito dos processos administrativos, financeiros e comerciais no gerenciamento de uma empresa. No entanto, precisavam conseguir orientação profissional, sobretudo, a respeito das normas técnicas relacionadas à produção.

   Nesse sentido, chegaram até a Mult à procura de um serviço completo capaz de orientar a estruturação, do zero, de uma fábrica de água destilada. Para isso, desejavam receber informações relativas à normatização dos processos e espaços produtivos e à escolha adequada de embalagens para seu produto final. Todas essas etapas, associadas a uma análise cuidadosa dos fluxos de matérias-primas, pessoas e produtos, construindo o layout ideal para os maquinários necessários no processo.

Avaliação das demandas do mercado

    No decorrer de nossos estudos, avaliamos também as diferenças existentes entre os processos produtivos da água destilada e da água deionizada. Concluímos, graças a um trabalho junto aos nossos clientes, com grande expertise nesse ramo, que a primeira opção seria melhor absorvida pelo mercado ao qual eles desejavam dar foco. En sequência, analisamos os principais aspectos desejados por eles para seu produto final e compilamos, em nossa pesquisa bibliográfica, referências semelhantes. Desse modo, é possível determinar as tendências do mercado sobre preço médio, características das embalagens, prazo de validade e especificações de uso do público-alvo.

   A partir disso, a equipe Mult executou um detalhado estudo de normas, observando as especificações impostas pela Farmacopeia Brasileira e pela ISO (International Organization for Standardization), e elencou as principais legislações e regulamentações relativas ao controle de qualidade e à garantia de pureza do produto final. Os contratantes valorizavam essa característica e queriam destacar seu alto grau de pureza nas prateleiras, tendo-a por diferencial. Eles acreditavam que essa estratégia atrairia muitos consumidores. 

Estruturando uma produção de água destilada

    Com o conhecimento das normatizações a serem obedecidas na fábrica, a equipe se dedicou ao desenvolvimento das demais etapas. O segundo passo, estudo do processo produtivo, teve como foco o entendimento aprofundado da metodologia envolvida na obtenção do produto final. Contando, então, com os maquinários necessários, desde a recepção das matérias-primas até o controle de qualidade, envase e embalagem.

   Em seguida, partimos para a avaliação das embalagens mais apropriadas para o produto estudado. Buscamos entender as vantagens e desvantagens associadas a cada material, tendo em vista características, como: resistência mecânica, permeabilidade à radiação luminosa, a gases, a gorduras e a líquidos, dentre outros fatores relevantes para a extensão da vida útil do produto. 

 Finalmente, a Mult executou uma das etapas mais importantes para garantir a maximização da produtividade de uma fábrica: balanceou as linhas de produção. Esse tópico faz parte dos serviços de Planejamento Industrial e Layout Industrial disponíveis em nossa carta de serviços, e consiste em uma detalhada avaliação dos fluxos de matérias-primas, pessoas e produtos presentes no espaço. 

  Os cálculos envolvem a contabilização da capacidade de cada um dos maquinários da linha produtiva, assim, definindo o melhor sequenciamento dos equipamentos na fábrica. Essa abordagem, visa evitar a subutilização ou sobrecarga de algum deles, ou seja, o surgimento de gargalos produtivos. Por fim, realizamos a plotagem do layout dos maquinários em Autocad.

Entrega de resultados

    Feita a entrega final do serviço, foi visível a satisfação dos clientes ao ver seu projeto ganhando forma. Agora, eles contam com o auxílio próximo do Suporte Pós-Projeto da Mult. Ficamos à disposição de solucionar eventuais dúvidas que surjam durante a implementação das proposições apresentadas para sua fábrica de água destilada.

   E você? Gostou do que encontrou aqui e acha que é hora de dar início ao seu sonho? Entre em contato, agora, com um de nossos consultores especializados para um diagnóstico gratuito!

 

Por Letícia Araújo

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress