O termo “conservante” é muitas vezes mal visto. Entretanto, essa imagem é equivocada uma vez que eles atuam amenizando a ação de micro-organismos. Sendo assim, conseguem preservar os alimentos por maiores períodos de tempo. Dessa forma, quando selecionado o conservante ideal, a proteção prolongada é muito proveitosa, pois o aumento da vida útil e diminuição do desperdício invariavelmente gera aumento do lucro de empreendimentos alimentícios.
A seleção do conservante ideal é um processo minucioso. Isso porque depende de diversos fatores intrínsecos ao alimento que se deseja preservar. Tais fatores são, principalmente, os tipos de micro-organismos que o afetam e o seu pH – escala que representa a acidez ou basicidade de um produto. Tendo isso em vista, trataremos aqui dos conservantes mais utilizados e para quais tipos de alimentos eles são indicados.
1. O ácido sórbico e seus derivados
Tecnicamente, o ácido sórbico encontra nas células dos microrganismos diversos pontos de ataque. Como por exemplo, as enzimas do metabolismo dos carboidratos. A eficiência desse ácido orgânico e de seus sais é mais elevada em meios ácidos. O destaque vai para os sorbatos, potentes inibidores da ação de fungos. Possuem porém, pouca influência na inibição de bactérias.
Este é um tipo de conservante ideal para alimentos com grande valor nutricional, como laticínios, carnes, produtos à base de peixe, pão e produtos de confeitaria. É importante destacar que esse ácido e seus sais não apresentam nenhum sinal de toxicidade aguda. Em contrapartida, podem ser levemente alergizantes.
2. O ácido benzoico e seus sais
Em função do seu baixo custo, o ácido benzoico e seus sais são os conservantes alimentícios mais usados. Encontram-se no estado natural em diversos frutos comestíveis. Embora o ácido benzóico não dissociado seja o agente antimicrobiano mais efetivo, usa-se preferencialmente o benzoato de sódio, por ser 200 vezes mais solúvel. Como todo composto orgânico, seu uso é recomendado para produtos com uma faixa específica de pH. Sendo assim, é geralmente utilizado em alimentos relativamente ácidos.
Estes conservantes inibem a ação de fungos e bactérias, sendo usado muitas vezes combinado a outros conservantes. E por conferir um gosto forte e apimentado, o que causa um impacto sensorial indesejado, seu uso é reduzido a uma certa quantidade de alimentos. O seu maior uso no mercado ocorre na produção de refrigerantes. Ademais, também é utilizado em salada de frutas, geleias, doces, margarinas, balas, tortas de fruta e molhos.
3. O dióxido de enxofre e seus derivados
O dióxido de enxofre e seus ácidos, são um dos conservantes usados há mais tempo para aumentar a vida útil de alimentos. São empregados como agentes inibidores de mofo, leveduras e bactérias, além de evitarem o escurecimento dos produtos.
Este tipo de conservação é especialmente indicado para preservar vinhos. Uma outra indicação do uso dos sulfitos é para a conservação de frutas e vegetais. Em contrapartida, por inativar a ação da vitamina B1, não podem ser utilizados em alimentos como carnes, grão de cereais e peixes. Ademais, o dióxido de enxofre preserva a coloração natural da carne, o que mascara os estágios de deterioração, representando riscos à saúde humana.
4. A nisina e a natamicina
Esses compostos são conservantes naturais, porém com aplicações alimentícias restritas: sem ação sobre bactérias gram negativas, perda de atividade em meio ácido e abaixo de 20°C e imobilização pelas gorduras. Possui atividade contra a maioria dos organismos gram positivos, incluindo bactérias que não necessitam de oxigênio para sobreviver. O uso deste tipo de conservante, quando utilizado junto do ácido sórbico e seus sais, abrange uma grande variedade de inibição microbiana, quase sem falhas.
A nisina e natamicina são utilizadas em alimentos em geral, mas especialmente em queijos processados. Além disso, dependendo da legislação do local, também é utilizado em queijos frescos com a finalidade de bloquear a fermentação lática.
Tendo em vista essa variedade de conservantes apresentada, bem como as especificidades de atuação de cada um deles, nota-se a elevada necessidade de conhecer bem as características físico-químicas do alimento que se deseja preservar. Só assim é possível selecionar o conservante ideal para ele, de modo a garantir maior tempo de prateleira para o produto, bem como diminuição do desperdício. Esses dois resultados, além de contribuírem com o meio ambiente, são sinônimo de aumento da receita proveniente da produção de alimentos.
Se você ainda possui algumas dúvidas sobre como fazer uso dos conservantes, entre em contato com a nossa equipe de projetos!
Qual melhor conservante e se possivel natural, para molhos de pimentas.
produzo molhos de pimentas com vinagre e geleias de pimenta e preciso de um conservante para poder vender meu produto com prazo de validade maior e sem perder perder á cor
Olá, Andreia! Existem várias opções de conservantes, mas precisamos estudar o seu produto para definir a melhor opção! Dessa forma, entre em contato conosco por esse link! Nossos consultores entrarão em contato o mais rápido possível.
Olá! Gostaria de orientação sobre qual conservantes utilizar nos seguintes produtos:
1- doce de Leite
2 – Brigadeiro
3 – Chocolate para cobertura
Obg
Olá, Wagner! Escolher os conservantes ideias, demandam estudar precisamente cada produto. Nós realizamos esse tipo de serviço! Entre em contato com um de nossos consultores para poder termos uma conversa!
Necessito que me informe qual o conservante para farofa embaladas
Olá, Sergio! A escolha de um conservante deve ser feita se atentando ao processo produtivo, legislação e principalmente ao produto. Podemos te ajudar com essa escolha! Basta entrar em contato por esse formulário, e um de nossos consultores entrará em contato o mais breve!
Como usar conservante na cocoda
Olá Elso! Podemos auxiliar na conservação dos seus produtos com nossa consultoria em Aumento de Vida Útil. Preencha o formulário desse link https://consultoriamult.com.br/contato/ que entraremos em contato com você para te auxiliar. Aguardamos sua resposta!
Qual conservante e qual a contidade devo usar para 1L de molho (molho de pimenta, molho de tomate)?
Olá, Marcelo! A escolha de um conservante deve ser feita se atentando ao processo produtivo, legislação e principalmente ao produto. Podemos te ajudar com essa escolha! Basta entrar em contato por esse formulário, e um de nossos consultores entrará em contato o mais breve!
Gostaria de saber qual o conservante usar em geleias e molhos de pimenta, faço de maneira artesanal, também a qualidade por kg devo usar
Boa tarde, Vanderlei. Nós podemos te ajudar a estudar os melhores conservantes para cada ingrediente. Gostaria de saber mais? Marque uma reunião conosco por este formulário.
Gostaria de saber qual melhor conservante para tempero somente com alho e cebola
Olá Gustavo! Podemos auxiliar na conservação dos seus temperos com nosso serviço Aumento de Vida Útil. Preencha o formulário desse link https://consultoriamult.com.br/contato/ que entraremos em contato com você para te auxiliar. Aguardamos sua resposta!