Você já desejou criar algum produto novo? A nossa cliente tinha como objetivo a criação de produtos de limpeza que sanassem as suas necessidades e superassem algumas lacunas presentes no mercado. Pensando nisso, ela procurou a Mult para auxiliá-la nesse processo de desenvolvimento de produtos.
Sobre a empresa/cliente
A nossa cliente, Maya Energy, é uma empresa voltada à geração de energia solar. Essa empresa consolidou-se no mercado há mais de 5 anos, contendo filiais em seis cidades de três estados do Brasil. Nesse sentido, com foco em sustentabilidade e inovação, nossa cliente renovou-se ao passar do tempo e, atualmente, oferece serviços como software para administração de usinas solares, instalação de placas solares e planos de manutenção para essas fontes de energia.
Desafios
Com base na descrição acima, você pode ter se perguntado “Que problemas uma empresa tão promissora poderia encontrar?” e a resposta para esse problema se relaciona exatamente com os serviços oferecidos pela Mult.
Acontece que, especialmente no serviço de manutenção, nossa cliente sentiu falta de produtos que trouxessem uma limpeza realmente efetiva para as placas solares, sem danificar o material delicado que as constituem. Assim, por meio do desafio enfrentado, a companhia Maya viu a oportunidade de implantar mais um ramo em sua empresa: o do desenvolvimento de produtos para limpeza de placas fotovoltaicas, e contou com o auxílio da Mult para a elaboração deste projeto!
Análise Inicial
Diante do problema apresentado pela Maya, a Mult buscou entender mais sobre a cliente e verificar qual dos nossos serviços poderia melhor auxiliá-la.
Dessa maneira seguimos com um processo de avaliação gratuito onde conhecemos a história, as preferências e as necessidades da Maya Energy. Com isso, chegamos a uma proposta personalizada do nosso serviço de Estudo de Viabilidade e Inovação, que auxilia os clientes no desenvolvimento de produtos novos.
Além disso, de modo a sanar, em parceria, as demais necessidades indicadas pela nossa cliente durante o processo de análise inicial, a nossa empresa contatou outros negócios destinados às áreas de testagem e registro de mercadorias.
Solucionando o problema
Com base em todas as informações indicadas pela cliente, nós realizamos uma série de pesquisas, de modo a propor produtos que se adequassem aos ideais de inovação e sustentabilidade trazidos pela Maya.
As pesquisas desenvolvidas tiveram como foco o mercado, as normas, os componentes e as embalagens que envolvem o universo dos saneantes para limpeza fotovoltaica. Ademais, houve também a elaboração de composições específicas para os diferentes tipos de produto solicitados, sendo eles: limpezas leve e pesada das placas solares, bem como a impermeabilização dessas.
Para que você possa entender um pouco mais sobre como orientamos os nossos clientes, detalhamos as etapas de execução abaixo!
I. Pesquisa Bibliográfica
Em um primeiro momento, antes de elaborar os produtos desejados pela cliente, a Mult realizou uma Pesquisa Bibliográfica.
Essa pesquisa consistiu em buscar os produtos existentes no mercado semelhantes aos que a Maya desejava desenvolver. Isso pois, analisar o mercado é muito útil quando se deseja iniciar o desenvolvimento de um novo produto, uma vez que, com base nessa pesquisa, é possível identificar o que já existe, bem como embalagens e componentes mais aplicados.
Assim, pudemos tanto identificar padrões de custo e viabilidade de materiais para os produtos de limpeza, quanto perceber o que não existia nas prateleiras, para propor produtos com diferencial à nossa cliente!
II. Pesquisa de Normas
Ademais, como um estudo inicial, a Mult verificou as normas relacionadas à produção de saneantes fotovoltaicos no Brasil, investigando principalmente os documentos existentes da Anvisa e do Mercosul relacionados ao assunto.
Essa etapa foi crucial, pois permitiu que as proposições trazidas ao longo das nossas pesquisas estivessem de acordo com a Lei, prevenindo possíveis prejuízos à Maya no futuro. Além disso, cabe dizer que o estudo das normas também foi prudente e necessário ao trazer cuidados de garantia à segurança dos trabalhadores e dos consumidores dos saneantes a serem produzidos.
III. Pesquisa de Componentes
Com base na pesquisa bibliográfica, identificamos as principais classes de matérias primas empregadas na desenvolvimento de produtos de limpeza para as placas solares. Outro ponto observado foi que muitos dos componentes não poderiam ser agressivos, dado que as placas são constituídas de um material bastante frágil. Nesse sentido, contamos com o orientador Rodrigo Quintino, o qual nos auxiliou na proposição de elementos específicos para cada formulação, de modo a observar o grau de limpeza e impermeabilização desejado em cada fórmula e a empregar ideias inovadoras relacionadas à nanotecnologia.
Por fim, após a realização desses passos, a Mult trouxe uma descrição detalhada dos componentes envolvidos nas formulações da Maya Energy. Além de realizar uma pesquisa de fornecedores dessas substâncias, detalhando características como preços e modelos.
A partir disso, atingimos o objetivo de informar a nossa cliente sobre as funções, os cuidados de armazenamento e manuseio das matérias primas, facilitando o seu acesso a elas.
IV. Definição de faixas de proporção
Assim como foi dito anteriormente, a Mult, em parceria com o orientador, trouxe proposições de formulações para a Maya Energy.
Seguindo essa análise, para a formulação de cada produto em específico, além dos componentes, foram especificadas as faixas de quantidades percentuais em que esses poderiam ser empregados. Isso tornou possível a realização dos testes posteriores pelos nossos parceiros, de forma que nossa cliente pudesse verificar e adotar para os seus produtos as proporções que mais a agradassem.
V. Estudo de Embalagens
Após as etapas listadas acima, poderíamos pensar que o produto já estaria totalmente idealizado para que a Maya pudesse registrá-lo e vendê-lo, certo? Mas ainda faltava um detalhe, sem o qual os produtos praticamente não são comercializados hoje em dia: a embalagem!
A escolha de uma boa embalagem é crucial para a qualidade do produto, pois não basta que os componentes sejam bons ou as proporções sejam ideais, o produto de interesse (saneante) precisa estar bem acondicionado e protegido.
Nessa perspectiva, investigamos as embalagens existentes, analisando-as em relação às características como grau de permeabilidade, resistência e custo-benefício. Dessa forma, conseguimos indicar a melhor escolha para a nossa cliente e buscamos os fornecedores aos quais ela poderia recorrer na implementação!
Conclusão
Por fim, pudemos entregar mais um projeto de qualidade, com todas as orientações e informações compiladas, prontas para serem colocadas em prática.
Vale ainda dizer que, nesse processo, pudemos aprender muito sobre o mercado de saneantes e as placas fotovoltaicas. Entretanto, nada disso supera o nosso maior e melhor resultado: ver a satisfação nos olhos dos nossos clientes! Como se os saneantes propostos tivessem limpado toda a nebulosidade e confusão sobre como eles poderiam iniciar o desenvolvimento de seus produtos.
E aí, será que não está na hora de você também conseguir as ferramentas para tirar seu sonho do papel? Entre em contato conosco e tenha um diagnóstico gratuito!
Por Livia Castro