fbpx

Embutidos de porco: Como ajudamos nossos clientes

 

   Você sabe como fabricar embutidos artesanais? Além disso, você sabe qual o processo produtivo é o mais adequado? E quais os maquinários mais adequados? O nosso cliente tinha o sonho de iniciar uma produção de embutidos suínos de forma artesanal. Assim, ele procurou a Mult para auxiliá-lo na realização deste objetivo. 

Sobre a empresa/cliente

   Nossos clientes, Pedro e Rene, possuem espíritos empreendedores, e por isso, foram atrás de oportunidades para inovar em sua região. Perceberam que o mercado de embutidos de porco era o que os conduziria ao caminho do sucesso. Dessa forma, objetivavam abrir sua fábrica artesanal, com um processo produtivo bem definido e estruturado. 

Desafios

    Após perceber que o processo produtivo era delicado e criterioso – por se tratar de um alimento cárneo – Rene resolveu procurar ajuda profissional. Movidos pela vontade de inovar, fecharam uma parceria com a Mult – Consultoria e Projetos, com o objetivo de receber auxílio para iniciar sua produção com competitividade no mercado. 

Análise Inicial 

   Após uma análise aprofundada dos objetivos de Pedro e Rene, o projeto teve início com o propósito de identificar os maquinários mais adequados para o processamento dos alimentos. Além de conceber uma linha produtiva otimizada para atender às suas necessidades específicas.

Solucionando o problema

  Os clientes obtiveram um projeto adequado à realidade deles, personalizado e feito com muito cuidado! Para isso, a equipe trabalhou passo a passo em diversas etapas, que estão detalhadas a seguir:

 1. Pesquisa bibliográfica dos embutidos

    Os clientes tinham o desejo de iniciar a produção com três tipos de embutidos de porco: linguiça calabresa, bacon e salaminho. Para entender melhor o mercado e nortear o projeto, inicialmente efetuamos uma pesquisa com as principais marcas de cada um dos produtos. As informações mapeadas incluem ingredientes, embalagens e prazo de validade

 2. Estudos de normas e Boas Práticas de Fabricação

    Sendo uma das etapas mais importantes de todo o projeto, é aqui que a equipe mapeia as normas vigentes relacionadas aos aditivos, embalagens, ao controle de qualidade e ao processo produtivo.

   Foi nesse momento que os consultores conseguiram identificar uma categorização diferente para os produtos: o bacon se encontra em um tipo de categorização diferente que os demais gêneros que eles desejavam produzir. Isso poderia mudar todas as outras legislações vigentes em relação ao produto, algo que foi prontamente informado aos clientes! 

  Além dessas etapas, realizou-se o estudo das Boas Práticas de Fabricação, pilar fundamental em qualquer produção alimentícia, principalmente em produtos cárneos

 3. Estudo de ingredientes e aditivos

    Seguindo a linha de pesquisas, elaboramos o estudo relativo aos ingredientes e aditivos utilizados na produção dos embutidos suínos. À vista disso, analisamos os insumos individualmente, com a finalidade de entender qual é a função de cada um no resultado final.

   Ademais, investigamos possíveis malefícios que tais ingredientes poderiam causar à receita. Portanto, ao fim da etapa, estruturamos a faixa de proporção dos aditivos, assim como, instruções para a execução dos testes de uso. 

 4. Estudo de métodos de conservação

  Levando em consideração o desejo dos clientes de se tornarem competitivos no mercado, estudamos afinco formas de aumentar a vida útil do seu produto. Com isso, estudamos métodos como a defumação, fermentação láctica, cura com sais, congelamento e selagem à vácuo. Após de toda a análise, definimos, junto aos clientes, o método mais adequado para a produção de cada produto. 

 5. Estudo de embalagem

   Seguindo nosso trabalho, foi possível determinar quais embalagens seriam as mais vantajosas e que cativassem a atenção do público para os embutidos de porco. Levamos em consideração qual o público alvo que eles desejavam alcançar e estudamos como as mercadorias reagiriam a cada tipo de embalagem. Após o processo, instruímos aos clientes qual seria a mais adequada. Realizamos, também, uma pesquisa de fornecedores, analisando a parceria mais favorável para nossos clientes. 

 6. Estudo do Processo Produtivo, Definição e Dimensionamento dos Maquinários

  Em seguida, traçou-se o processo produtivo. Dessa maneira, estudamos todas as etapas necessárias para realização do produto e destacamos os pontos de atenção e possíveis gargalos na produção. 

   Logo após, realizou-se a definição e dimensionamento dos maquinários. Estes foram orçados e dispostos no projeto, para que Pedro e Rene conseguissem escolher qual fazia mais sentido à eles. Por fim, apuramos a dimensão dos maquinários necessários para a produção. 

Conclusão

   Em conclusão, a parceria entre Pedro, Rene e a Mult, não apenas tornou possível a realização do sonho de iniciar uma produção de embutidos de porco artesanais, mas também proporcionou uma abordagem meticulosa e completa para cada aspecto do processo produtivo. Desde a pesquisa bibliográfica dos embutidos até o estudo de embalagens e métodos de conservação, cada etapa foi conduzida com cuidado e atenção aos detalhes, garantindo não apenas a competitividade no mercado, mas também a qualidade e segurança dos produtos finais.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress