Você já ouviu falar sobre alfajores peruanos? O alfajor é um doce que possui séculos de história, tendo sua origem na cozinha árabe. Basicamente, o alfajor é composto por algum tipo de biscoito, recheio e, em alguns casos, cobertura. Em cada região onde se consome alfajores, é possível identificar peculiaridades na produção. Isso porque o doce veio da Espanha e foi adaptado em cada local, tomando diferentes características. Por exemplo, na Argentina e no Uruguai os doces são cobertos por chocolate. Já o doce peruano não recebe essa cobertura, sendo polvilhado por açúcar. Pouco conhecidos no Brasil, o alfajor peruano tem um potencial muito grande e inexplorado, sobretudo para festas de casamento e eventos. Tendo conhecimento desta oportunidade, nossa cliente começou a produzir o doce para a venda e complementar sua renda.
Antes de expandir suas vendas, era necessário aumentar a vida útil do produto. Isso deveria ser feito, preferencialmente, sem o uso de conservantes que não fossem naturais, pelo fato deste ser um diferencial do Alfajor artesanal. A intenção da cliente era se inserir em diversos mercados, como restaurantes, supermercados e cantinas. Desde o início, ela demonstrou que um dos focos do projeto deveria ser o estudo de embalagens. Assim, seria possível a aumentar a vida útil do produto sem grandes modificações na receita original. Além disso, as embalagens mostravam-se muito importantes devido à fragilidade dos Alfajores. Estes poderiam se quebrar facilmente em uma embalagem pouco resistente.
Sobre a empresa/cliente
Quando procurou a Mult, a cliente Magali estava desempregada e buscava investir nos alfajores de La Flor. Ela tinha muitas expectativas sobre a realização de um projeto que a permitisse lançar o produto no mercado. A receita do alfajor tinha sido passada de geração em geração na família da cliente, que é de origem peruana. Dessa forma, havia, também, um grande interesse da família no projeto e preocupação com nossos resultados.
O público alvo da cliente, até então, eram principalmente noivas e amigos que faziam pedidos menores ocasionalmente. Muitas vezes, os clientes eram prospectados em feiras em que Magali expunha seus produtos, como feiras de noivas. Pelo fato do produto ser pouco conhecido, era neste tipo de evento em que ela conseguia mais clientes. Segundo ela, após experimentarem o produto, eles sempre queriam comprar. Assim, ela conseguia pedidos maiores de encomendas para casamentos.
Desafios
Buscando complementar sua renda, os maiores desafios da cliente na venda dos Alfajores peruanos consistia na baixa durabilidade e fragilidade do produto. A baixa durabilidade era um empecilho para a expansão das vendas. Isso fazia com que a cliente continuasse refém de tornar seu produto conhecido em feiras e meios de comunicação. Ainda assim, os meios de comunicação não eram muito efetivos pelo fato dos clientes não degustarem o produto. Assim, uma vez que os Alfajores peruanos ainda não eram muito conhecidos, a divulgação trazia resultados insatisfatórios.
Já a fragilidade era uma dor da cliente em relação à quebra dos Alfajor quando consumido. Além disso, ela também impactava na expansão da venda do produto. Na falta de uma embalagem adequada, não era possível manter as características iniciais do produto.
Análise Inicial
Inicialmente, ao entrar em contato com a Magali, visamos entender sua realidade e principais dores. Foram feitas várias perguntas em relação à sua produção. Ademais, discutiu-se sobre o que mais a incomodava em todo o processo. Para identificar esses pontos, conversamos com ela pelo telefone e marcamos uma reunião para um melhor alinhamento. Nesta reunião, identificamos quais seriam os rumos e principais focos do projeto.
Percebemos que a noção de sucesso da cliente estava muito atrelada à indicação de uma embalagem adequada. Com esta, seria possível tratar tanto do problema relacionado à conservação dos alfajores peruanos, quanto da fragilidade deles. Sendo assim, o escopo do projeto incluiu uma etapa com uma pesquisa mais aprofundada de embalagens. Esta visava complementar a etapa de estudo dos demais métodos de conservação. Todo esse alinhamento foi feito levando em consideração a importância de se atingir o sonho da cliente.
“Realmente acreditaram no produto e entenderam o meu sonho.”
Solucionando o problema: pesquisa de mercado relacionada a alfajores peruanos
A primeira etapa para enfrentar os desafios identificados consistiu em uma pesquisa de mercado. Com essa pesquisa, buscava-se encontrar produtos similares. Sobre eles, foram levantados ingredientes, aditivos, embalagens, prazo de vida útil… Dentre outras características que pudessem guiar a proposição das medidas ao longo do projeto.
Com isso, percebeu-se quais embalagens e aditivos eram mais utilizados, bem como quais estavam associados a uma maior vida útil. Foram considerados desde produções artesanais como a da cliente, até marcas mais consolidadas no mercado. Ademais, entendeu-se a função de cada ingrediente no produto da cliente e possíveis influências que os mesmos pudessem apresentar quanto ao prazo de validade. Tais informações serviram como suporte para verificar a viabilidade das intervenções feitas. Logo, foram muito utilizadas ao longo de todo o projeto.
Solucionando o problema: pesquisa de normas de Boas Práticas de Fabricação e de aditivos para alfajores
Essa etapa se baseou em dois dos três pilares fundamentais para a conservação do produto. Eles são: Boas Práticas de Fabricação (BPF), aditivos e embalagens. Na pesquisa de normas de BPF, levantou-se os princípios das boas práticas durante a produção. Além disso, nesta etapa fez-se uma visita à produção da cliente, de modo a entender melhor o processo produtivo do Alfajor peruano e fazer pesquisas mais direcionadas à produção da cliente. Além das normas de BPF, pesquisou-se, portanto, por normas relacionadas à produção. Isso com o intuito de dar todas as instruções necessárias para regularizar a produção da Magali.
Por sua vez, na pesquisa de aditivos, iniciou-se pela busca de normas que se referem às quantidades de aditivos permitidas para cada tipo de produto. Então, buscou-se por por aqueles capazes de aumentar a vida útil do produto. Ademais, teve-se como base os principais aditivos identificados na pesquisa de mercado. Ao longo dessa pesquisa, a cliente demonstrou interesse por outros tipos de aditivos. Os espessantes, por exemplo, também foram pesquisados pela equipe do projeto. Dessa forma, foram pesquisados os aditivos mais indicados para a produção da cliente, como também as quantidades mais apropriadas de cada um.
Solucionando o problema: estudo aprofundado de embalagens para os alfajores
Na pesquisa de embalagens, foram pesquisados várias opções de materiais que pudessem compor a embalagem da cliente. Então, para cada um deles, foram levantados pontos positivos e negativos quanto à conservação do produto. Com esta finalidade, baseou-se a pesquisa em parâmetros semelhantes que permitissem a comparação entre eles. Levou-se em consideração dois tipos de embalagens para os alfajores peruanos. Tanto embalagens unitárias, para envolver cada Alfajor individualmente, quanto embalagens que permitissem guardar uma maior quantidade deles. Estas ofereceriam, ainda, uma maior proteção aos alfajores. Pelo alinhamento com a cliente, definiu-se o número de Alfajores que se pretendia guardar em cada embalagem. Assim, pôde-se definir a dimensão das mesmas. Ademais, foi feita uma pesquisa de normas relacionadas a embalagens, voltadas principalmente para a rotulagem adequada do produto.
Fundamentando-se na pesquisa de embalagens, foram selecionadas aquelas que possivelmente seriam mais adequadas para os Alfajores de La Flor. A partir delas, foram verificadas as principais aplicações de cada uma, de modo a confirmar aquelas mais adequadas. Com isso, buscou-se por fornecedores de cada tipo de embalagem selecionado. Nesta busca, foram compilados todos os locais encontrados, preços de venda das embalagens, opção de personalização das mesmas e telefone de contato.
Implementação
Para a implementação da solução proposta pela Mult, foram elaboradas várias intervenções à produção da cliente. Estas foram compiladas em um relatório final,. Essa proposta continha tudo o que deveria ser feito. Ela apresentava orientações em relação à aplicação de aditivos, das normas de BPF e embalagens. Foram especificados os aditivos mais adequados, bem como a faixa de quantidade indicada. Quanto às normas, foram levantados os principais pontos de atenção em relação à produção da cliente, observados na visita técnica. Já em relação a embalagens, foi especificado o material e tipo de embalagem. Este foram selecionados de acordo com o estágio da produção da cliente e com a linha de produtos – comum ou especial.
Inicialmente, a embalagem selecionada para a linha comum consistiu em embalagens com bopp transparente. Esta indicação foi feita levando em consideração, principalmente, dois aspectos. Tanto a capacidade de conservação do produto oferecida por esta embalagem, quanto a vantagem de permitir que o produto seja visto pelo consumidor. Com isto, ele se torna mais atrativo e contribui para o sucesso das vendas. Depois, seriam usadas embalagens com aba adesiva, fazendo um maior investimento no produto, porém permitindo maior durabilidade. Com a consolidação do produto, poderiam ser usadas embalagens metalizadas. Estas oferecem uma barreira ainda maior a fatores prejudiciais à conservação do produto. As caixas apresentariam visores, ainda com o intuito de explorar a aparência dos alfajores.
Conclusão
Com este projeto, a cliente teve todos os insumos necessários para aumentar a vida útil dos alfajores peruanos e, com isso, lançá-los no mercado. Segundo a Magali, após o término do projeto, “tivemos a certeza do que podemos e não podemos fazer e confirmações de coisas que já imaginávamos”.
A Magali conseguiu encontrar a melhor opção de embalagens para seus alfajores para que possa expandir sua produção. Será que não está na hora de alavancar seu negócio? Entre em contato com a gente para um diagnóstico gratuito! Basta acessar nossa página de contato clicando aqui!