fbpx

Prazo de validade: quais fatores influenciam?

prazo de validadePor Bruno Sayago e Leonardo Amorim –

Não é surpresa e nem novidade para ninguém a importância que o prazo de validade possui para um produto. Além de ser obrigatório por lei, uma vez que garante o consumo saudável do produto pelos consumidores, ele é de suma importância para garantir, também, a manutenção da qualidade de um produto. Sendo assim, a vida útil de um produto pode ser o diferencial entre os semelhantes do mercado. 

Entretanto, uma das dúvidas mais comuns entre os fabricantes é: “Quais fatores influenciam no prazo de validade do meu produto?”. E se essa é uma dúvida sua também, esse texto foi feito especialmente para você! 

Prazo de Validade e a competitividade na indústria alimentícia

Todo empresário do ramo alimentício sabe o quão importante é fabricar um produto com um prazo de validade competitivo. Nesse contexto, aumentando-se a vida útil de um produto, facilita-se seu transporte, armazenamento, sua aceitação e venda no mercado.

Além disso, muito mais do que garantir que o produto não esteja estragado, a data estampada na embalagem do produto é a maneira que o fabricante tem de informar aos consumidores que o seu produto está apto a ser consumido dentro das características recomendadas de textura, cor e sabor. Nesse texto, serão abordados os 5 principais fatores que influenciam no prazo de validade do seu produto

procurar

A importância da embalagem

A embalagem na qual o produto é inserido e comercializado interfere no prazo de validade uma vez que é ela quem determina como será a interação do produto com o ambiente externo.

Isso é importante pois o contato do produto com a água, com o oxigênio, com a luz e até mesmo a pressão a qual é submetido são fatores que influenciam o prazo de validade e variam de acordo com cada produto. Estes fatores podem ser regulados e controlados por meio da escolha certa da embalagem para cada produto.

A influência da umidade

A quantidade de água que o produto contém e a umidade a qual ele é exposto são fatores que influenciam em sua vida útil. Isso ocorre pois a adição, ou a perda, de umidade em um produto pode comprometer sua qualidade física, como crocância ou frescor.

Outra consequência da presença de líquidos no produto é o possível aumento  da proliferação de fungos e bactérias. Além disso, isso pode induzir a migração de substâncias pelo produto, alterando suas características. Essas migrações podem prejudicar a qualidade e, consequentemente, a validade do produto por diversas razões, que dependem de cada produto.

umidade

A função dos aditivos 

Os aditivos são insumos acrescentados aos produtos justamente com o intuito de aumentar sua vida útil. Dentre estes, os popularmente conhecidos conservantes ajudam os alimentos a manterem suas características e evitam as suas deteriorações.

Para saber melhor sobre os aditivos e suas atuações, saiba mais aqui sobre conservantes de alimentos. 

A interferência da temperatura

A temperatura, tanto na produção, quanto na conservação, é um fator que influencia de forma direta no prazo de validade.

A degradação do produto pode ocorrer tanto em temperaturas elevadas, quanto em baixas. Por isso é extremamente importante o controle eficaz da temperatura, principalmente, para a prevenção da contaminação por organismos de deterioração.

Geralmente esse controle é feito em temperaturas mais baixas, de forma que os microorganismo tendem a se proliferar mais lentamente.

Ainda, elevar a temperatura aumenta a velocidade das reações químicas, o que pode resultar em deterioração mais rápida do produto. É importante analisar as características e o processo produtivo para se definir a temperatura ideal em cada situação.termometro

A Higiene como prevenção de contaminações

A higiene é, provavelmente, o ponto mais relevante quando se trata de determinação de um prazo de validade. Isto se dá pelo fato de que o maior risco que um produto possui é a contaminação por microorganismos. 

Além disso, os organismos contaminadores nem sempre provocam alterações na aparência, odor, sabor ou textura, detectáveis por sentidos humanos. Portanto, é necessário ter um cuidado maior com o manuseio, a produção, e a utilização do produto, no que se refere às indicações higiênicas. Para saber mais sobre as práticas higiênicas em um processo produtivo, você pode ler nosso texto que aborda algumas medidas relacionadas ao tema.

limpar-limpo

Estudar os principais fatores que influenciam no prazo de validade é muito importante para que o produto tenha uma boa aceitação no mercado e aumente as vendas de uma empresa. Portanto, é bastante aconselhável que a indústria invista em pesquisas relacionadas aos métodos de conservação. 

Logo, contratar uma consultoria especializada é uma ótima escolha para que os empecilhos técnicos não prejudiquem a sua produção.

Caso você tenha mais dúvidas, você pode entrar em contato com a gente pelo nosso site. Nós da Mult Jr podemos te ajudar!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress