Por Bruna Nogueira –
Presente no dia a dia dos brasileiros, os molhos são condimentos que vêm se destacando no mercado. Por ser um produto que adiciona sabor e textura aos pratos, um dos ingredientes preferidos para sua elaboração é o alho. Desse modo, devido ao seu sabor e aroma característicos, os molhos de alho são um bom acompanhamento para variadas refeições. Pensando nisso, nosso cliente nos buscou desejando investir na formulação e produção de seu próprio produto. Ele viu, na definição de formulações atrativas, uma grande oportunidade de se inserir no mercado de molhos.
Sobre o cliente
Conhecido no ramo de cigarros de palha de sua região, nosso cliente possuía um grande desejo de empreender e de inserir no mercado um produto que ele gostaria de consumir. Assim sendo, ele viu o alho como um ingrediente de fácil acesso e bastante saboroso. Entretanto, identificou nos molhos de alho disponíveis nas prateleiras a falta de um sabor marcante e de uma textura agradável. Além disso, pensou em molhos saborizados, incluindo o sabor defumado, que não era tão comum para esse tipo de produto.
Desafios
Apesar da ideia clara de produto final, definir uma formulação atrativa e regulamentada pela Anvisa seria um grande desafio. Ademais, saber quais ingredientes utilizar, como deveriam ser processados, suas faixas de proporção e quais suas funções na qualidade do produto final era fundamental para definir quão viável seria sua comercialização. Assim, seria possível investir em uma nova produção de maneira consciente e mais direcionada, de forma a evitar gastos desnecessários com adequações posteriores.
Contato Inicial com a Mult Jr
Tendo como objetivo um molho mais consistente, de aspecto esbranquiçado e com sabor marcante de alho, tivemos nosso primeiro contato com o cliente. Então, procuramos entender qual sua motivação e expectativa com o produto, e se ele possuía alguma referência ou conhecimento prévio do processo de produção. Assim, foi possível realizar um diagnóstico que atendesse suas necessidades. Para isso, o cliente deixou definidas suas prioridades: a preocupação com as características físicas, a predominância do sabor do alho e a produção dos sabores tradicional, apimentado, de ervas e defumado.
Solucionando o problema
Na busca por definir uma formulação de molho de alho nos conformes do cliente, atuamos em quatro etapas principais: um estudo dos molhos presentes no mercado; a definição dos ingredientes mais utilizados e suas funções nas propriedades e características do produto final; a definição de possíveis faixas de proporção para cada componente utilizado; e um levantamento de possíveis fornecedores desses ingredientes.
4.1. Conhecendo os molhos de alho do mercado
Como etapa inicial, realizamos um levantamento das marcas de molho de alho presentes no mercado: quais ingredientes utilizavam, qual o aspecto físico do seu produto, se possuíam molhos saborizados, e qual o preço médio de venda. Dessa forma, esse estudo inicial nos deu o direcionamento necessário para definirmos quais os componentes a serem considerados na nossa formulação.
4.2. Definindo quais ingredientes utilizar
De posse dos ingredientes mais comuns nas formulações disponíveis no mercado, foi realizado um estudo sobre cada um deles. Entendemos qual o objetivo de seu uso e as especificações para seu processamento. Além disso, foi o momento de pesquisarmos sobre suas regulamentações e limites de concentração estipulados pela Anvisa.
4.3. Estipulando as faixas de proporção
Conhecendo-se os ingredientes, foi possível definir aqueles mais indicados para a formulação dos molhos, de acordo com as especificações do cliente. Definimos, também, a faixa de proporção para cada um deles, dada cada formulação proposta. Assim, caso o cliente quisesse estar uma combinação nova, ele teria todo o ponto de partido para isso.
4.4. Encontrando possíveis fornecedores
Como última etapa do projeto, foi realizada uma pesquisa sobre opções de fornecedores para cada um dos ingredientes listados e preços comuns do mercado. Dessa forma, considerando uma produção futura, a implantação do processo seria realizada de forma mais embasada.
Resultado
Com a finalização do projeto, o cliente dispôs de todas as informações necessárias para definir a formulação de seus próprios molhos de alho. Além disso, o embasamento teórico garantiu a ele um melhor entendimento do produto e possibilitou a definição da formulação mais adequada aos seus objetivos. E o melhor, ele não parou por aí. Alguns meses depois realizamos um segundo projeto. Esse tinha objetivos diferentes que o colocava mais perto de obter sua produção industrial de molho de alho.
E você, será que não está na hora de tirar seu sonho do papel e desenvolver seu próprio produto? Entre em contato com a gente para um diagnóstico gratuito!