fbpx

8 passos para tornar sua empresa sustentável

Por Bruna Nogueira e Giovanni Roque –

Engana-se quem pensa que ter uma empresa sustentável significa proteger apenas o meio ambiente. Essa atitude envolve três pilares: econômico, ambiental e social. Uma empresa que gera empregos, gera retornos sobre investimentos e paga impostos está se envolvendo no pilar econômico da sustentabilidade. O pilar ambiental envolve medidas relacionadas à qualidade da água, do ar e ao uso de energia. Socialmente, a sustentabilidade significa ter um impacto na comunidade em que está inserido, ter responsabilidade na produção e nas práticas de emprego.

Muitos empresários têm consciência da necessidade de se adaptar à realidade atual e implantar a sustentabilidade aos seus negócios. Porém, ainda não sabem muito bem como fazer isso. De pequenas a grandes mudanças, a sustentabilidade pode ser atingida por todos. Por isso, listamos aqui 8 dicas sobre como tornar o seu negócio sustentável:

1 – Revise as operações

Maquinário com defeito ou processos ineficazes geram gastos desnecessários de tempo, dinheiro e material. Dessa forma, uma manutenção constante dos processos garante maior eficiência, menor custo com retrabalho e menor desperdício.

2 – Priorize equipamentos de alta eficiência energética

Gastar menos energia significa, além de uma ajuda ao meio ambiente, menos custos para a empresa. Por isso, recomendamos a compra de lâmpadas de LED ou fluorescentes e de equipamentos com o selo do Inmetro de eficiência A (indicando menor consumo). Por exemplo, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores e aquecedores de água.

3 – Ofereça coleta seletiva

Uma atitude simples e de baixo investimento, o uso de lixeiras para coleta seletiva. Contudo, requer uma mudança na atitude dos funcionários. Todos devem se envolver nessa mudança!

4 – Evite o desperdício de papel

Imprima somente aquilo que é estritamente necessário! Muitos documentos podem ser registrados eletronicamente, com a ajuda de assinaturas digitais. Uma política de baixo uso de papel levará os funcionários a repensarem o uso da impressora, um grande passo para a sustentabilidade e para a saúde financeira da empresa.

5 – Reutilize a água

Construir uma cisterna para água de chuva e um aquecedor solar para a água são práticas de baixo investimento e que geram economia.  Invista também em torneiras e sanitários automáticos.Também é possível reciclar a água: a água residual de alguns processos pode ser reutilizada na lavagem de maquinário após breve tratamento.

6  – Procure soluções criativas para os resíduos

Nem todo resíduo é lixo. Busque entender melhor aquilo que você descarta a fim de aproveitá-lo da melhor forma.  É possível agregar valor a alguns de seus resíduos e propor uma utilização mais eficaz e criativa do que um simples descarte no aterro sanitário!

7 – Valorize transportes alternativos

Andar a pé, de bicicleta, de ônibus ou pegar carona melhora tanto a relação com o meio ambiente quanto com seu bolso. A construção de um bicicletário, difusão de aplicativos de caronas e contribuição com vale transporte incentiva seus funcionários a utilizar outros meios, diminuindo o tempo perdido no trânsito, os gastos e a poluição.

8 – Valorize os funcionários e envolva a equipe

Para que todas as dicas citadas funcionem, é necessário que toda a equipe acredite em um futuro sustentável para a empresa. Premiações para funcionários que se destacarem nesses esforços são uma forma de incentivar a todos! Além disso, oferecer capacitações e treinamentos sobre o tema, além de informar, causam grande impacto na comunidade em que a empresa está envolvida. Compartilhe essa ideia com eles e tenha uma empresa sustentável!

Quem implementar marketing verde na sua empresa? Saiba como aqui.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress