A maior parte dos donos de negócios enfrenta problemas com a dinâmica do mercado. Esse ambiente econômico é caracterizado pela elevada concorrência e pela dificuldade do empreendedor em escolher o valor do seu produto e/ou serviço, uma vez que esse preço depende da sua oferta e procura. Dessa forma, para se manter ativo no mercado e garantir o sucesso da sua empresa, é muito importante que o empresário procure aumentar a competitividade do seu negócio.
Apesar de não haver nenhuma fórmula específica, existem alguns passos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo. Sendo assim, listamos seis dicas para aumentar a competitividade de sua empresa:
1. Otimize seu processo produtivo
Processos improdutivos são caracterizados por gerarem desperdício de recursos como tempo, matéria prima, mão de obra, entre outros. Diante disso, é fundamental que você conheça todas as etapas do seu processo produtivo e otimize ao máximo todas elas. O resultado imediato desse tipo de ação é a diminuição do custo, e, consequentemente, o aumento da produtividade do negócio.
2. Aumente a sustentabilidade do seu negócio
O termo sustentabilidade está relacionado com a estabilidade e a autossuficiência da empresa. Apesar de muitas vezes ser associada unicamente à esfera ambiental, a sustentabilidade se faz presente em outros âmbitos, tais como o econômico e o social.
Grande parte das empresas tem buscado a obtenção de um alto nível de sustentabilidade nos seus processos. Dessa forma, é recomendado que você busque ao máximo tornar a sua empresa sustentável. Dessa forma, você irá aumentar a competitividade de sua empresa concomitantemente.
3. Conheça os seu clientes
Saber quem são seus clientes e o que eles querem e precisam é muito importante para aumentar a fidelização deles. Uma ótima maneira de conhecer o seu público é a partir da definição de uma persona. Esta é um personagem fictício – definida a partir de dados – que representa o seu consumidor ideal.
A definição de uma persona, na medida em que permite um melhor conhecimento dos seus consumidores, contribui para uma otimização do tempo e dos recursos que você investe em marketing. Nesse sentido, torna-se mais fácil oferecer um atendimento específico para o perfil dos seus clientes, já que você poderá direcionar as estratégias de negócio e de marketing da sua empresa para o público certo.
4. Cuide dos seus funcionários
A forma como os funcionários enxergam a sua empresa e como eles se sentem motivados no trabalho está diretamente relacionada com os resultados entregues.
Dessa forma, é importante que os funcionários, assim como os líderes, sejam inquietos, de maneira a não se acomodarem. Além disso, investir na motivação dos funcionários é muito relevante. Isso porque trabalhadores motivados tendem a se dedicar mais à empresa.
5. Conheça os seus concorrentes
Diante da elevada concorrência do mercado, lançar o seu produto ou serviço sem ter um conhecimento prévio dos possíveis concorrentes pode ser fatal. Além disso, é importante monitorar constantemente empresas que atuam no mesmo ramo que você, para entender melhor as ações e a fatia de mercado delas.
Aspectos importantes a serem considerados incluem o número de concorrentes, a localização, o preço cobrado, a quantidade de clientes fidelizados e as principais estratégias de marketing. Ao conhecer a forma de operação dos seus concorrentes, você poderá aprender com os acertos e evitar os erros cometidos. Além disso, você terá uma melhor noção do seu público alvo, tendo um maior insumo para inovar no seu produto ou serviço.
6. Seja inovador
Para que a sua empresa consiga se manter, é essencial que ela acompanhe constantemente as inovações da área, dada a elevada dinamicidade do mercado. No entanto, para estar à frente da concorrência, uma boa estratégia é o lançamento de novos produtos ou serviços.
Diante da inflexibilidade na escolha dos preços de venda e da elevada concorrência enfrentada pelas empresas é essencial que você dedique esforços para aumentar a competitividade do seu negócio. Para se alcançar esse objetivo, é importante buscar sempre otimizar seu processo produtivo; aumentar a sustentabilidade da sua empresa; conhecer o perfil dos seus clientes; cuidar dos seus funcionários; conhecer a sua concorrência e incentivar a inovação do seu negócio.
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Por Isadora Gazire e Edenilson Filho