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Como aumentar a competitividade do seu negócio

A maior parte dos donos de negócios enfrenta problemas com a dinâmica do mercado. Esse ambiente econômico é caracterizado pela elevada concorrência e pela dificuldade do empreendedor em escolher o valor do seu produto e/ou serviço, uma vez que esse preço depende da sua oferta e procura. Dessa forma, para se manter ativo no mercado e garantir o sucesso da sua empresa, é muito importante que o empresário procure aumentar a competitividade do seu negócio.

Apesar de não haver nenhuma fórmula específica, existem alguns passos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo. Sendo assim, listamos seis dicas para aumentar a competitividade de sua empresa:

1. Otimize seu processo produtivo 

Processos improdutivos são caracterizados por gerarem desperdício de recursos como tempo, matéria prima, mão de obra, entre outros. Diante disso, é fundamental que você conheça todas as etapas do seu processo produtivo e otimize ao máximo todas elas. O resultado imediato desse tipo de ação é a diminuição do custo, e, consequentemente, o aumento da produtividade do negócio.

2. Aumente a sustentabilidade do seu negócio

O termo sustentabilidade está relacionado com a estabilidade e a autossuficiência da empresa. Apesar de muitas vezes ser associada unicamente à esfera ambiental, a sustentabilidade se faz presente em outros âmbitos, tais como o econômico e o social.

Grande parte das empresas tem buscado a obtenção de um alto nível de sustentabilidade nos seus processos. Dessa forma, é recomendado que você busque ao máximo tornar a sua empresa sustentável.  Dessa forma, você irá aumentar a competitividade de sua empresa concomitantemente.

3. Conheça os seu clientes

Saber quem são seus clientes e o que eles querem e precisam é muito importante para aumentar a fidelização deles. Uma ótima maneira de conhecer o seu público é a partir da definição de uma persona. Esta é um personagem fictício – definida a partir de dados – que representa o seu consumidor ideal.

A definição de uma persona, na medida em que permite um melhor conhecimento dos seus consumidores, contribui para uma otimização do tempo e dos recursos que você investe em marketing. Nesse sentido, torna-se mais fácil oferecer um atendimento específico para o perfil dos seus clientes, já que você poderá direcionar as estratégias de negócio e de marketing da sua empresa para o público certo.

4. Cuide dos seus funcionários

Ícone - círculo de mãos apertando o braço do outro - mostrando união de pessoas e trabalho conjunto.A forma como os funcionários enxergam a sua empresa e como eles se sentem motivados no trabalho está diretamente relacionada com os resultados entregues.

Dessa forma, é importante que os funcionários, assim como os líderes, sejam inquietos, de maneira a não se acomodarem. Além disso, investir na motivação dos funcionários é muito relevante. Isso porque trabalhadores motivados tendem a se dedicar mais à empresa.

5. Conheça os seus concorrentes

Diante da elevada concorrência do mercado, lançar o seu produto ou serviço sem ter um conhecimento prévio dos possíveis concorrentes pode ser fatal. Além disso, é importante monitorar constantemente empresas que atuam no mesmo ramo que você, para entender melhor as ações e a fatia de mercado delas.

Aspectos importantes a serem considerados incluem o número de concorrentes, a localização, o preço cobrado, a quantidade de clientes fidelizados e as principais estratégias de marketing. Ao conhecer a forma de operação dos seus concorrentes, você poderá aprender com os acertos e evitar os erros cometidos. Além disso, você terá uma melhor noção do seu público alvo, tendo um maior insumo para inovar no seu produto ou serviço.

6. Seja inovador

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Para que a sua empresa consiga se manter, é essencial que ela acompanhe constantemente as inovações da área, dada a elevada dinamicidade do mercado. No entanto, para estar à frente da concorrência, uma boa estratégia é o lançamento de novos produtos ou serviços.

Diante da inflexibilidade na escolha dos preços de venda e da elevada concorrência enfrentada pelas empresas é essencial que você dedique esforços para aumentar a competitividade do seu negócio. Para se alcançar esse objetivo, é importante buscar sempre otimizar seu processo produtivo; aumentar a sustentabilidade da sua empresa; conhecer o perfil dos seus clientes; cuidar dos seus funcionários; conhecer a sua concorrência e incentivar a inovação do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Por Isadora Gazire e Edenilson Filho

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