fbpx

Como começar sua fábrica de temperos?

Por Nicolas Mourão Lataro Hoehne –

O setor de alimentos é um dos que mais cresce no Brasil, alcançando resultados impressionantes nos últimos anos mesmo com a crise econômica. Diante a essa crescente, as indústrias alimentícias vêm buscando soluções para fornecer produtos que se destacam no mercado.

Os temperos se apresentam como um dos principais diferenciais em um alimento. Eles são responsáveis por dar sabor, aroma e alterar completamente a experiência de alimentação.

Historicamente os temperos sempre foram oportunidades de negócios e isso se mantém como realidade até hoje. Uma vez que abrange um mercado de US$ 15 bilhões ao ano.

Apesar da grande demanda de temperos no país, o Brasil possui poucos produtores explorando esse mercadoMontar sua fábrica de temperos pode ser uma grande oportunidade de investimento. Confira abaixo os principais fatores que devem ser considerados para você abrir a sua fábrica de temperos.

 

Localização da fábrica de temperos

supermercado

A localização de uma fábrica de temperos deve levar em consideração principalmente os seus clientes como supermercados, quitandas, mercados regionais, indústrias alimentícias, entre outros comércios, e seus fornecedores de insumos.

Estar mais próximos de clientes e fornecedores facilita etapas de negociação e distribuição, o que contribui para diminuição de gastos.

Além disso, outros aspectos que devem ser observados são disponibilidade e custo de energia. Assim como água e saneamento, existência de mão de obra e se há incentivos fiscais na região.

 

Equipamentos para a fábrica de temperos

Para montar uma fábrica de temperos secos geralmente são necessários alguns equipamentos específicos. Por exemplo, moedoras, pilões, utensílios básicos de cozinha, balanças de precisão, estufas secadoras, rotuladoras e seladoras. Há diversas opções acessíveis para esses equipamentos e para maiores produções é possível encontrar soluções automatizadas.

Além desses equipamentos, é necessário também um mobiliário para a parte administrativa e equipamentos para escritório como computadores e impressora.

Organização do Processo Produtivo

organização layout

O processo de fabricação de temperos é bastante simples. Para temperos secos, primeiramente há a etapa de seleção e limpeza da matéria prima. Em seguida, ele passa pela estufa secadora, que deve ser regulada de acordo com o tempero a ser processado.

Após a secagem, os produtos são moídos ou secados até atingir o tamanho desejado para a venda, quando isso ocorre os temperos são envasados em embalagens que serão seladas e rotuladas.

Sendo assim, ter essa etapa muito bem definida otimiza a produção, fazendo reduzir custos e aumentar rendimentos.

 

Embalagem dos temperos

Segundo a ANVISA, órgão responsável pela legislação desse produto, o rótulo do condimento vegetal em espécie deve trazer a denominação da especiaria, seguida da forma de apresentação (pó, grãos, pasta etc.). Ou seja, o rótulo do condimento preparado deve trazer a denominação “Condimento preparado”. Além disso, pode-se acrescentar nome de fantasia, seguido das especiarias empregadas.

É obrigatória a declaração do teor de amido adicionado, data de fabricação, data de validade, número do lote de fabricação, ingredientes, peso bruto e peso líquido. Não se esqueça ainda do fato de que certos alimentos necessitam de embalagens diferenciadas.

A produção de temperos é uma área que se mostra interessante para o investimento devido ao crescimento do mercado de alimentos e a grande demanda.

Além disso, não há grandes barreiras para a entrada no mercado e o empreendedor pode optar por pequenas, médias ou grandes produções devido a versatilidade de clientes. Entretanto, é necessário se adequar a muitos aspectos para evitar erros que prejudiquem sua produção.

Ficou interessado em ter sua própria fábrica ou possui algumas dúvidas? Fale conosco!

Classifique este post!

4 comentários em “Como começar sua fábrica de temperos?

  • Gostaria de saber mais sobre montar uma linha de envase de temperos desidratados . Possuo uma loja de temperos e especiarias e tenho a ideia de envasar e buscar o mercado varejista .
    De início não dá pra pensar uma grande fábrica , e sim uma pequena para início .
    Fico no aguardo de uma resposta

    • Olá Sérgio! Que legal sua ideia de empreendimento! Podemos te ajudar sim a montar uma produção pequena para seus temperos. Já passei seu contato para um de nossos consultores! Se desejar você pode conversar com o Guilherme no número 31 3058‑2080 (pode inclusive mandar por WhatsApp). Fique de olho ao seu e-mail e telefone que já entraremos em contato!

  • Olá, estou querendo iniciar uma fábrica de temperos e condimentos, especialmente alho triturado, alho picado, alho e sal, enfim… Queria saber como consigo as receitas para elaborar cada.uk dos produtos, como saber a quantidade de conservantes colocar, como saber a proporção de sal no alho, de pimentas, enfim onde eu conseguiria encontrar estas informações? Seria de um engenheiro químico, ou engenheiro de alimentos? Aguardo retorno, muito obrigado pela atenção!

    • Olá Ricardo! Somos uma empresa de consultoria em Engenharia Química, portanto, temos todo conhecimento necessário para te ajuda também na área de alimentos! Infelizmente nenhum engenheiro vai ter o conhecimento para te passar as receitas, pois isso é algo pessoal de cada produtor, o que podemos fazer é te ajudar a estar dentro das legislações, auxiliar a escolher as embalagens, os maquinário, propor métodos de conservação para que seus temperos durem mais e por ai vai! Mas como disse com a receita tim tim por tim tim não conseguimos te ajudar! Caso você tenha mais dúvidas chame a gente no botão de whatsapp aqui no site ok? Estaremos dispostos em te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress