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Como vender seu produto em supermercados: melhoria de produto e estratégias

corredor de supermercado

Por Leonardo Amorim –

Se você já produz e comercializa algum produto, é sempre bom pensar na possibilidade de aumentar o alcance de sua marca. Com isso, é possível expandir as vendas e garantir o aumento do lucro gerado. Uma das formas de fazer isso é firmar boas parcerias com os supermercados da sua região. Portanto, pensando nisso, elaboramos 5 passos que você deve seguir para ter sucesso durante o processo de venda do seu produto para supermercados.

Passo 1: Tenha tanto sua empresa, quanto seu produto, regularizados

registroAntes de começar a pensar em vender para grandes supermercados, é de suma importância que o seu negócio esteja em dia com a legislação. O seu estabelecimento deve ter, por exemplo, alvará de localização e de funcionamento sempre regularizados. Isso deixará tudo mais fácil durante a organização dos trâmites legais, permitindo que você emita as notas fiscais conforme previsto na lei.

O seu produto, também, precisa estar devidamente legalizado conforme as exigências da ANVISA. Deve possuir as especificações necessárias que variam de acordo com o tipo de produto, por exemplo: tabela nutricional e prazo de validade no caso de alimentos. Para saber mais sobre as normas da ANVISA e sobre o que eles observam durante a inspeção, leia o nosso texto “O que acontece na inspeção da ANVISA?”

 

Passo 2: Ofereça produtos de qualidade e possua experiência no mercado

É muito difícil firmar boas parcerias e vender um produto em supermercados sem ter algo de qualidade para oferecer. Normalmente, já existem várias empresas que disputam o mercado dos mais diversos bens de consumo. Sendo assim, é importante que você tenha um produto que seja competitivo. Caso contrário, mesmo que você consiga vendê-lo para o varejo, eles ficarão presos nas prateleiras.

Muitos especialistas recomendam para os iniciantes que, antes de vender para grandes supermercados, é mais interessante vender para pequenos comerciantes, como mercadinhos de bairro e padarias. Essa é uma boa forma de adquirir experiência no mercado e desenvolver o nome da marca. Caso você produza alimento e quer saber um pouco sobre como melhorar a qualidade dele, leia o nosso texto “Controle de qualidade de alimentos: o que é, qual a importância e os benefícios.” 

 

Passo 3: Tenha uma boa embalagem para venda em supermercado

novo_produtoComo muitos já sabem, a embalagem é o principal elemento de conexão entre o consumidor, o produto e a marca. Sem dúvida, uma boa embalagem é um fator que pode impulsionar a venda de um produto, podendo ser um grande diferencial dentro do mercado. Da mesma forma, caso a embalagem não esteja alinhada com o produto, ela não chamará a atenção de quem o compra. Consequentemente, a chance de que o consumidor não perceba o produto na prateleira é muito maior.

Além disso, o design agrega valor aos produtos ao relacioná-los de maneira eficiente com as necessidades e expectativas criadas pelo consumidor. Quando isso é feito de forma efetiva, são gerados reflexos positivos na experiência do consumidor, como percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e, principalmente, fidelidade à marca.

É importante lembrar que cada centímetro de espaço dentro de uma loja física é importante. Logo, saber mostrar a um empresário, como a sua embalagem é bem adaptada para se encaixar nas prateleiras pode ser interessante. Então, saiba utilizar as vantagens da sua embalagem como argumentos para convencer o dono do estabelecimento a comprar o seu produto. Você pode conferir mais informações sobre embalagens por meio do nosso texto “Como escolher a embalagem ideal para o seu produto alimentício.”

Passo 4: Conheça bem para quem e para onde você quer vender

Faça uma pesquisa para entender qual é o tipo de público que tem a maior probabilidade de consumir o seu produto. É possível que você esteja começando e não tenha condições de contratar uma empresa especializada em pesquisas de mercado. Nesse caso, você mesmo pode criar um formulário com perguntas sobre o seu produto e divulgar por meio das redes sociais ou até mesmo pessoalmente.

A partir do momento em que você possuir os dados de pesquisa em mãos, analise-os bem e os leve em consideração durante o processo de escolha dos estabelecimentos para os quais você oferecerá o seu produto. Após escolher os lugares, estude-os bem, pois é importante que você conheça os ciclos de compras, os padrões sazonais de compra e as preferências do cliente da loja. Esse conhecimento aumentará as chances de consolidação das vendas do seu produto no mercado.

Passo 5: Apresente seu produto pessoalmente

consultoriaVocê pode até usar diversas ferramentas de comunicação como e-mail e telefone para fazer uma introdução e se apresentar. Mas, tenha sempre como objetivo principal encontrar-se pessoalmente com o proprietário da empresa em uma reunião programada. Fazendo isso, você tem a oportunidade de mostrar o quão bom é o seu produto. Isso deve ser feito por meio de uma apresentação bem planejada, de modo que você possa levar, por exemplo, amostras para que o cliente experimente, de forma sensorial, o seu produto. Esses pequenos detalhes influenciam muito na decisão do dono do estabelecimento, o que aumenta as chances de você se dar bem dentro do varejo.

É muito comum que os varejistas peçam um tempo para considerar a proposta. Se isso ocorrer, tenha sempre um folheto de vendas com as informações das quais o seu cliente precisa e que mostre o valor do seu produto na prateleira. Com isso em mãos, o empresário pode tomar sua decisão de forma mais rápida, o que agiliza o processo e, ainda, aumenta a probabilidade de sucesso.

Com essas instruções, você pode entender melhor a importância de regularizar sua empresa, de possuir um produto de qualidade, de ter uma boa embalagem, de conhecer bem seu cliente e de apresentar o seu produto pessoalmente. Todos esses passos são essenciais quando o assunto é conquistar espaço dentro das prateleiras de supermercados e expandir o seu mercado.

Além disso, tenha em mente que você pode ter alguma dificuldade em seguir algumas das nossas orientações. Nesse caso, nós estamos à disposição para ajudar, basta que você entre em contato.

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26 comentários em “Como vender seu produto em supermercados: melhoria de produto e estratégias

  • Por favor, se puder me ajudar te mando um pix de 20 reais.
    Gostaria de vender um produto sem rótulos sem nada além do produto m, para supermercados. Tenho cnpj, o que devo fazer ?

    • Olá Ramon! Não precisa do pix haha! Para vendar para supermercados você deve estar regulamentado, confira se a regulamentação do seu tipo de produto exige rótulos! Uma ideia inicial caso você ainda não esteja 100% regulamentado é começar vendendo para mercearias e comércios menores, aos poucos ir se regularizando, melhorando a qualidade e validade de seu produto (caso seja um produto alimentício) e ai sim entrar em contato com o responsável do supermercado. Caso tenha mais dúvidas nos conte mais detalhes para que possamos te orientar melhor ok?

  • Eu faço sorvete em minha casa, quero revender em mercadinhos da vizinhança. Já sei que preciso da tabela nutricional e rótulo de validade. Preciso fazer mais algo? Meu sorvete precisa de mais algum rótulo? Não tenho CNPJ, é sorvete caseiro mesmo, nada regularizado.

    • Olá Nayane! Existem algumas pontos que devem ser planejados no momento de vender seu produto em mercados. Penso que uma conversa com de nossos consultores pode te ajudar! Você teria algum número de telefone? De qualquer forma, tentaremos realizar contato pelo e-mail!

  • Bom dia. Microempreendedor e fabrico roscas caseiras . Ja tenho a pratica de colocar em feiras e comercios pequenos os quais tem uma boa saida. Quero expandir meu negocio e levar meu produto para grandes redes de supermercados. Gostaria de saber o que devo ter na embalagem alem do codigo de barra nacional , validade e a parte nutricional. Obrigada e aguardo seu retorno.

    • Olá Rosa! Um de nossos consultores entrará em contato com você por e-mail! Caso prefira conversar por telefone, basta nos enviar seu número. Obrigado!

  • BOA NOITE. FABRICO E VENDO PRODUTOS DERIVADOS DE CHOCOLATE TENDO COMO CARRO CHEFE BOMBONS E PAO DE MEL,GOSTARIA DE SABER OQ PRECISO TER NO ROTULO PARA VENDER PARA OS SUPERMERCADOS, JA VENDO NOS PEQUENOS COMERCIOS,MAS VIREI MEI PARA ATINGIR ESSE OUTRO PUBLICO.GRATA!

    • Bom dia, Patricia! Nós trabalhamos com o melhoramento da vida útil do seu produto, o que garante que ele possa permanecer nas prateleiras dos supermercados por mais tempo, e não estragar. Infelizmente, nós não trabalhamos com a rotulagem de produtos, mas caso queria um melhor direcionamento, um de nossos consultores entrará em contato por e-mail. Caso prefira conversar por telefone, basta enviar seu número. Obrigado!

  • Boa tarde.
    Eu e meu irmão estamos querendo trabalhar com frutas congeladas.
    O produto já esta com rotulo e valores nutricionais e tudo.
    Queremos colocar nosso produto em alguns estabelecimento.

    • Olá, Kleber! Nós infelizmente não trabalhamos com a rede de contatos para colocar produtos em supermercados, mas um fator muito importante é possuir um tempo de validade longo. Assim, os supermercados podem interessar mais pelo seu produto. Caso queira conversar melhor sobre o assunto, preencha nosso formulário por esse link, e um de nossos consultores entrará em contato!

  • Olá,eu quero trabalhar com representado de produtos de consumo não duráveiscomo alimentos, bebidas etc.
    Qual estratégia devo usar nos supermercados para vender marcas que não são conhecidas?

    • Olá, Weverton! Nós trabalhamos com o aumento de vida útil para permitir que os produtos durem mais tempo em prateleiras, dessa forma, é possível vender em supermercados. Entretanto, nós não trabalhamos com essa parte burocrática e estratégica sobre inserir produtos nos supermercados de fato.

    • Olá, Thaynã! Caso seu problema seja na parte produtiva e aumento da durabilidade de seu produto podemos ajudar, mas a parte burocrática e estratégica não trabalhamos.

  • Faço pamonhas, curau e bolo de milho e gostaria de colocar em mercearias da região. Mas não faço ideia de como apresentar meus produtos.

    • Olá, Francine! Realizamos o estudo de embalagem dos produtos pensando questões associadas a durabilidade de seu produto. Entretanto, nós não trabalhamos com a parte do design artístico da sua marca. Caso seu problema esteja relacionado a definir o tipo de material mais adequado, ou aumento da vida útil de seus produtos com a embalagem, podemos te ajudar! Para isso, basta entrar em contato por esse link!

  • Olá! Tenho uma dúvida que não fica claro no site da Anvisa.
    Para elaborar a data de validade, posso eu mesma usar meus métodos e validar, ou precisa ser através de laboratório com certificado?

    • Boa tarde Agnes! Para vender em grande escala é preciso que um laboratório comprove a validade do seu produto através de um estudo que chamados de teste de prateleira ou estudo de “shelf life”. Possuímos alguns parceiros que fazem esse tipo de serviço, se for do seu interesse entra em contato com um de nossos consultores que ele vai te ajudar!

  • Olá eu estou querendo começar a trabalhar com perfumes aromatizantes veicular e cheirinho (aqueles tipo árvore de natal que coloca no carro)! Minha dúvida é como regularizar esse tipo de produto? Nesse caso será que precisa de validade?

    • Olá Fabiano! Para regularizar o produto deve estar dentro das normas definidas pela ANVISA para a categoria de “higiene pessoal, cosméticos e perfume grau 1”. A própria agência define a validade desses produtos como 5 anos. Temos um time de projetos pronto para te ajudar a estudar essas normas e adequar sua produção à elas, o que acha?

  • Meu pai tem uma pequena fábrica de carvão e já possui licença para operar. Atualmente, ele vende o produto para supermercados de pequeno porte e mercearias, mas não possui registro para a venda. Agora, ele está interessado em expandir as vendas para grandes mercados de forma regular, com emissão de nota fiscal e tudo. Vocês podem nos orientar sobre como proceder nesse processo?

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