fbpx

Por que preferir uma Empresa Júnior?

Por Catarina Rodrigues e Igor Farinazzo –

Construída, administrada e liderada por alunos de ensino superior, a Empresa Júnior (EJ) é uma opção cada vez mais procurada para projetos de consultoria. Sendo uma instituição sem fins lucrativos, uma EJ não tem como principal objetivo o lucro, como muitas empresas seniores. Pelo contrário, uma EJ te como objetivo o crescimento e o desenvolvimento de seus membros.

Ao mergulhar sobre sua área de atuação, o empresário júnior obtém aprendizado prático em três grandes esferas: realização de projetos,  gestão e cultura empreendedora. Tais pilares são propostos pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ), que organiza a rede dessas iniciativas voluntárias. Então, aqui vêm alguns motivos para decidir, de vez, fechar negócio com uma Empresa Júnior.

Preço abaixo do mercado

Em uma EJ, a principal moeda de troca é o aprendizado. Os membros realizam trabalhos de forma voluntária, o que diminui o custo de um projeto.Todos os rendimentos retornam à própria estância por meio de capacitações, equipamentos para pesquisas e infraestrutura do local de trabalho. Assim, enquanto se equiparam em qualidade, o preço da consultoria em uma empresa júnior chega a ser 10% do valor cobrado por uma empresa sênior.

Você gasta menos para entender e solucionar o seu problema, investe mais no seu negócio e, então, se afirma no mercado, competindo de forma mais eficaz que seu concorrente.

Ambiente de alto aprendizado


Muitas pessoas não se sentem confiantes para deixar seu negócio nas mãos de universitários. Contudo, essa preocupação passa longe da verdade. Além do engajamento social proporcionado pelo MEJ, as universidades e instituições de ensino superior são ambientes de investigação, conhecimento, pesquisa e aperfeiçoamento.

Empresários juniores são inquietos para aprender e aplicar os conhecimentos técnicos de seu curso. Assim, visando à construção de um futuro profissional sólido. Comprometidos com inovação, impacto social e proatividade, os membros de uma empresa júnior são empreendedores com crescente competência para liderar. Nada mais intuitivo que as soluções mais atuais e inovadoras comecem em um polo de alto aprendizado, baseado na visão dinâmica e sistêmica dos processos.

Infraestrutura da universidade

Além do clima altamente produtivo, as universidades também contam com uma infraestrutura física de ponta. As empresas juniores têm à sua disposição laboratórios equipados e disponíveis para testes necessários. Os membros possuem acesso gratuito a periódicos nas plataformas online e a livros em extensas bibliotecas. Eles também são privilegiados no número de salas e auditórios, que facilitam a ocorrência de reuniões e capacitações. Essas são imprescindíveis para o andamento de um projeto de qualidade.

Quanto ao capital humano, contam com orientadores experientes em seu ramo de atuação, engajados na excelência acadêmica. Dessa forma, as pesquisas científicas são muito bem embasadas e aplicadas a questões socioeconômicas. Têm acesso a uma rica rede de contatos. Ela vai desde alunos de diversos cursos de graduação a referências no mercado e na esfera educacional. Sendo o clima adequado e o solo fértil, a colheita é farta: todas essas vantagens serão revertidas a projetos de excelência.

Projetos personalizados

Como você já sabe, as soluções oferecidas pelas empresas juniores são marcadas por seu valor acessível. Além disso, destaca-se a alta qualidade e criatividade resultante da cultura empreendedora. Outro fator decisivo para a satisfação e para a eficácia das soluções de consultoria é o alinhamento de expectativas entre o ofertante e o cliente. Ou seja, o oferecimento de soluções que ataquem diretamente os problemas do cliente e suas particularidades. Nesse quesito, as empresas juniores mostram seu diferencial.

Como cada demanda simboliza aperfeiçoamento, há grande flexibilidade na negociação: consultores se esforçam na confecção de um diagnóstico claro do cliente e adaptam a proposta de serviços conforme as reais necessidades, atingindo em cheio o ponto central. A partir desse momento, a empresa júnior traz para si os problemas e os sonhos do empreendedor. Isso é um fator de grande motivação para mudar a vida do cliente e consolidar estruturalmente seu negócio.

Resultado de imagem para icon dealPara exemplificar essa ideia, podemos recorrer ao Projeto Cera de Carnaúba, feito por nós, da Mult Jr. O cliente tinha o desejo de utilizar a carnaúba, árvore comum em sua região, como matéria prima para cera automotiva. A motivação surgiu do mau uso de um insumo natural brasileiro de amplo potencial. Atrelado a isso, ele queria fomentar a produção nacional da cera automotiva. Por isso, como sonhamos o sonho do nosso cliente, nossa empresa comprou o desafio de sintetizar e testar mais de 100 formulações de cera, até que fossem encontradas aquelas que atendiam perfeitamente as expectativas do cliente.

Projetos como esse que demonstram como nossa empresa é motivada pela história, anseios e dores dos pequenos e médios empreendedores. Se as vantagens de uma empresa júnior tiverem lhe atraído, conheça mais sobre a Mult Jr!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress