Não é novidade para ninguém que o mercado de higiene pessoal é bastante popular no Brasil. Quem nunca usou ou comprou para alguém um sabonete, creme, shampoo ou condicionador? Um estudo da Euromonitor International aponta que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de consumo de cosméticos tornando-o o principal mercado de beleza da América Latina.
Porém, é importante destacar que o início de uma produção desses produtos requer, além de recursos financeiros, conhecimentos sobre a legislação vigente. Além disso, é necessário entender a química dos processos industriais envolvidos. Caso você tenha interesse neste tópico, veio ao lugar certo. Mas como investir na produção de cosméticos para higiene pessoal? Veja a seguir.
Definição dos produtos de higiene pessoal e público-alvo da marca
Como o mercado de cosméticos de higiene pessoal é extremamente popular no Brasil, é concebível que grande parte dele seja dominado por enormes multinacionais e conglomerados, como O Boticário e Natura. Por outro lado, isto não pode desanimar pequenos produtores neste mercado, pois ele é extremamente vasto. A indústria de cosméticos existe para todo público-alvo concebível, sem qualquer restrição relacionada à faixa etária, tipo de cabelo ou cor de pele, além de novas tendências surgirem a todo momento, que podem também ser conferidas neste texto.
Além disso, o mercado de higiene pessoal oferece uma grande segurança aos produtores, pois a demanda por estes serviços é praticamente permanente, ainda que em épocas de crise. Um exemplo disso ocorreu nos últimos anos, em que a popularidade desses produtos cresceu apesar da pandemia enfrentada por todo o mundo.
Dessa forma, marcas menores podem triunfar no mercado de higiene pessoal ao ocuparem nichos e tendências específicos de mercado, mesmo competindo contra grandes empresas.
Conhecimento das Boas Práticas de Fabricação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define as Boas Práticas de Fabricação (BPFs) para padronizar os processos produtivos. Essas normas garantem a conformidade com a legislação vigente em diversos setores, incluindo os cosméticos de higiene pessoal. Se você deseja saber mais sobre as BPFs em si, confira este outro texto da Mult.
Mas como estas normas podem ajudar o produtor? Veja bem, ao seguir integralmente as Boas Práticas de Fabricação, uma produção de cosméticos garante a segurança dos seus funcionários, bem como a qualidade dos seus produtos, possibilitando um bom desempenho neste mercado tão competitivo. As Boas Práticas de
Montagem de um Planejamento de Produção
Por último, mas não menos importante, é necessário montar um planejamento para a produção dos cosméticos de higiene pessoal. Vale ressaltar que, quanto maior o número de produtos a serem produzidos, mais extenso e duradouro será o processo. Por isso, é mais recomendável que novos produtores comecem de forma mais reduzida e específica nesse negócio, como mencionado anteriormente.
O planejamento produtivo envolve estudar todas as etapas do processo, incluindo o tempo de execução de cada uma delas. Além disso, exige a escolha dos maquinários para a produção e a observância das normas aplicáveis.
Se você se desmotivou com toda esta operação, não se preocupe! Nós, da Mult, contamos com o Planejamento Industrial em nossa carta, fornecendo um serviço de alta qualidade a preços competitivos, e está melhor descrito aqui.
Conclusão
Portanto, o mercado de cosméticos de higiene pessoal é, apesar de competitivo, extremamente vantajoso para quem deseja adentrá-lo. Isto ocorre em função da alta demanda por esses produtos no Brasil e inúmeros subsetores nos quais um empreendedor pode focar seus esforços. Além de cosméticos de higiene pessoal, gostaria de saber se vale a pena investir em óleos essenciais? Clique aqui!
Pedro Jatobá e Lemuel Natã escreveram esse texto.