fbpx

Vale a pena investir em óleos essenciais?

votive candle

Óleos essenciais são líquidos 100% naturais extraídos de plantas aromáticas e utilizados nas indústrias medicinal, cosmética, farmacêutica e alimentícia. Além disso, chamam a atenção suas propriedades terapêuticas, como o alívio dos sintomas de ansiedade. No mercado, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais desses óleos. Merece destaque o significativo crescimento percentual do faturamento nesse setor.

Com a ascensão de estilos de vida mais saudáveis, estima-se relevante crescimento neste mercado nos próximos anos. Vale ressaltar que o preço desses óleos estão num patamar econômico mundial elevado. Isso reforça que os óleos essenciais são uma excelente alternativa para quem deseja um negócio rentável e promissor. Então, o que você está esperando para começar a investir nesses produtos? Saiba por que é um bom negócio a seguir. 

Benefícios dos óleos essenciaismão fazendo um joia

Este tipo de óleo possui benefícios nas mais diversas áreas. No campo medicinal, apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes, por exemplo. Além disso, um aspecto interessante é a utilização dos óleos essenciais no tratamento da hipertensão. Nesse sentido, estudos indicam que alguns tipos apresentam resultados na diminuição da pressão arterial e têm efeito relaxante.

Outra aplicação bastante interessante dos óleos essenciais é a aromaterapia. Essa técnica  é natural e utiliza o aroma e as partículas liberadas por eles para estimular diferentes partes do cérebro. Os benefícios são: alívio dos sintomas de ansiedade, insônia, depressão e a consequente promoção do bem-estar

Já como cosmético, pode ser usado para o clareamento da pele e como fragrância de cremes. Por serem bastante concentrados, apenas algumas gotas deste tipo de óleo já são suficientes para se obter o efeito desejado. Ademais, a multiplicidade de benefícios do produto evidencia sua grande utilidade no mercado.

Como aproveitar esses benefícios?

Existem várias formas de utilizar os óleos essenciais, como a inalação, o aromatizador e os sprays. Dessa forma, o método é adequado ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa.

A inalação é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios deste produto. Essa facilidade se deve à rapidez com que as moléculas de óleo chegam ao cérebro. Lá as informações são processadas e o corpo é capaz de se curar. Dessa forma, para fazer as inalações corretamente, deve-se respirar o óleo diretamente do frasco.

O aromatizador é um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça, liberando o aroma por todo o cômodo. Já o spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja. Assim, basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. O mesmo procedimento deve ser feito no aromatizador.

Quais os melhores óleos essenciais?escolha das essências

A produção de óleos essenciais consiste basicamente em extrair o óleo da planta desejada. O método de extração com melhor rendimento varia de acordo com o vegetal em questão. Sendo assim, esses óleos apresentam indicações e características distintas. Isso faz com que a avaliação sobre qual o melhor tipo dependa da finalidade que se deseja. 

Alguns dos tipos de óleos mais comercializados no Brasil são: lavanda, eucalipto, alecrim e laranja. Confira os principais usos e características logo abaixo:

Lavanda

Um dos óleos mais conhecidos na aromaterapia. Proporciona relaxamento, tranquilidade e clareza. Por esse motivo, é muito útil no tratamento de insônia, estresse e ansiedade.

Eucalipto

Utilizado principalmente na indústria medicinal, sendo bastante indicado para o tratamento de problemas respiratórios, como alergias crônicas. Além disso, é potente contra dores de cabeça, febre, dores no geral e tensões musculares.

Alecrim

Sua ação estimulante auxilia no processo de emagrecimento e ajuda a desintoxicar o organismo. No campo da aromaterapia, reduz os sintomas de ansiedade e depressão, bem como aumenta o foco. Como cosmético, controla a oleosidade da pele.

Laranja

Na indústria farmacêutica, é eficaz contra inflamações, ajuda no alívio rápido da dor. Além disso, na área alimentícia, é usado diretamente para incrementar o aroma de bebidas em geral, como também de sorvetes e outros.

Por que investir no mercado de óleos essenciais?mercado

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, a produção mundial de óleos essenciais é de aproximadamente 45 mil toneladas. Avalia-se essa quantidade em um valor próximo de 700 milhões de dólares. Estima-se que a produção nacional destes óleos seja equivalente a 13,5% da produção total. Assim, o Brasil figura como o quarto maior exportador em comparação aos outros países.

A Euromonitor projeta que haverá um crescimento global de quase 12% no uso de óleos essenciais até 2023. De acordo com dados do portal PEBMED, o total de sessões com psicólogos aumentou 93,8% em uma década. Além disso, as consultas com terapeutas ocupacionais mais que dobraram. Isso revela o crescimento da preocupação e da atenção dada à saúde mental. Por possuírem inúmeras propriedades terapêuticas, os óleos essenciais são um ótimo investimento nesse cenário.

Conclusão

Portanto, analisando a diversidade de tipos de óleos essenciais e sua vasta aplicação, esse produto é bastante promissor. Outra vantagem dos óleos é a quantidade de formas de aproveitamento dos benefícios. Além disso, pelas configurações sociais atuais, o mercado destes artigos se encontra em relevante ascensão.

Desse modo, os benefícios dos óleos essenciais e sua rentável comercialização, esse segmento é uma excelente alternativa para se investir. Quer saber mais sobre como produzir estes óleos? Comece conhecendo os métodos de extração.

Nathália Balsamão

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress