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Como escolher a embalagem ideal para o seu produto alimentício

A satisfação do consumidor é diretamente influenciada pela qualidade e adequação da embalagem ao produto. Definições inapropriadas do material e formato, por exemplo, podem causar prejuízos desde a fase logística até danos ou perda do conteúdo. Além disso, a embalagem ideal deve ser utilizada como ferramenta para atração do cliente, uma vez que será o primeiro contato que ele terá. Cada alimento possui exigências e características diferentes para seu revestimento. Sendo assim, podemos perceber a importância da escolha de uma embalagem ideal para o produto.

Se a sua intenção é escolher a embalagem ideal, é indispensável entender e saber determinar os seguintes aspectos:

1.    Finalidade do produto

embalagemEncontrar o material ideal é provavelmente a mais importante das otimizações, dado que as necessidades específicas de uma mercadoria são definidas especialmente por sua finalidade. Como produtos alimentícios tem uma validade, as escolhas são voltadas para melhor conservação e exposição.

A variedade de materiais para embalagens têm correspondência com a diversidade de tipos de alimentos. Como exemplo: bebidas podem ser envasadas em latas de alumínio, em papel cartonado asséptico e em plásticos do tipo PET; latas de aço podem ser usadas para produtos lácteos, óleos, azeites, pescados e até mesmo derivados do tomate. Mas, para qualquer um destes produtos, existem outras opções de materiais para envase. Há uma grande disponibilidade de materiais e o conhecimento sobre as particularidades do produto guiará as escolhas a serem feitas.

2.    Dimensões e peso do produto

novo_produtoComo a função primária de uma embalagem é proteger seu conteúdo, é necessário que o produto permaneça acomodado sem que exista qualquer tipo de tensão aplicada sobre ele. Consequentemente, o estudo do dimensionamento é vital para que a embalagem primária (que está em contato direto e individual) garanta a integridade do produto. Sobretudo se a capacidade envolvida for grande ou sejam necessários formatos especiais. Deve-se ter em mente que praticidade é uma característica essencial para o cliente, portanto a influência da forma e tamanho na manipulação e armazenamento é uma consideração essencial.

3.    Embalagem ideal para melhor logística e transporte

mercadoriaEste fator é muito importante para a produção e sua distribuição. Devem ser considerados os meios de transporte utilizados para que o produto chegue até o consumidor final e como ocorrerá a acomodação durante este processo. O uso de embalagens secundárias ou terciárias (que agrupam e envolvem as embalagens primárias, respectivamente) costuma ser necessário nesta fase e por isso é conveniente que seja pensado em como o arranjo será feito: podendo assim poupar espaço, tempo (para carga e descarga) e dinheiro.

No caso de embalagens frágeis, uma alternativa usada é o revestimento extra, como espumas e o plástico bolha. Já para alimentos que necessitam de refrigeração, o sistema de transporte deve incluir uma câmara fria. Uma boa notícia é que cargas secas, refrigeradas e congeladas podem ser transportadas dentro de um mesmo caminhão, caso tomado devido cuidado com a distribuição e embalagem individual.

4.    Personalização e informações expostas

Embalagens que trazem informações demais deixam pouca atenção restante para a marca ser exposta e memorizada pelo consumidor. Uma embalagem ideal comunica a função do produto com honestidade (sem ilusões quanto a tamanho, por exemplo).
Para produtos alimentícios, existem normas da ANVISA que regulamentam informações mínimas que devem constar na embalagem (como ingredientes, informação nutricional, quantidade de produto, data de fabricação e validade, lote, etc), ou seja, onde e como expor tais informações também deve ser considerado a fim de que o espaço disponível seja bem utilizado.

5.    Imagem da empresa

megafona, lupa, etiqueta carta e pessoasA embalagem é uma oportunidade de diferenciar o que se vende. O uso de materiais alternativos pode fazer com que não apenas os custos sejam reduzidos, mas também que você produza sustentavelmente e ainda utilize isso como estratégia de venda. Embora algumas opções de materiais menos danosas  ao meio ambiente do que as convencionais já existam no mercado, o campo de inovação em materiais alternativos tem ainda muito a ser explorado.

Ainda tem dúvidas de como embalar seu produto? Entre em contato conosco!

Por Yara Tavares

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