fbpx

Layout Industrial: 6 Vantagens em Repensar o Seu!

layout

Por Isabela Ramos –

Um layout industrial consiste no ordenamento da distribuição física de máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos e recursos humanos. Seus objetivos são reduzir os custos e garantir segurança e conforto para os funcionários. Além disso, o layout possibilita o uso racional do espaço disponível e facilita a supervisão da qualidade.

É importante destacar que essa técnica não está presente apenas em grandes indústrias e instalações. Empresas de pequeno e médio porte e instalações comerciais também devem ter um layout para adequar seus produtos à exigência competitiva do mercado e garantir um bom rendimento.

A disposição dos equipamentos e o fluxo de pessoas e produtos nas fábricas geram impacto direto na eficiência da produção. A estruturação dos processos pode evitar gastos indesejados, tornando a empresa mais competitiva no mercado. Pode-se reduzir, por exemplo, o gasto com energia, que pode ser responsável por até 40% dos gastos produtivos, segundo a Confederação Nacional das Indústrias. Conheça agora 6 vantagens que o planejamento dos processos industriais pode oferecer:

1-  Pode Reduzir o Deslocamento de Pessoas e Produtos

De forma geral, as mercadorias precisam ser transportadas por meio de calhas, mangueiras de borracha ou empilhadeiras. Além disso, as pessoas precisam se deslocar para executar suas tarefas. No entanto, essas etapas, além de aumentarem o tempo de produção, elevam a probabilidade de danos no produto e amplia os custos do fabricante.

Assim, ressalta-se a importância da operacionalização dos fluxos industriais durante a fabricação, de forma a aumentar a eficiência produtiva. Isso pode ser feito por meio da implementação de um layout industrial.

2- Otimiza a Utilização do Espaço Físico

O mapeamento do processo produtivo garante uma racionalização do espaço físico disponível, evitando o desperdício de áreas produtivas. Somado a isso, há uma distribuição mais adequada dos equipamentos, maquinário e mão de obra, de acordo com a necessidade de cada etapa produtiva. Dessa forma, é possível facilitar o fluxo de pessoas e de produtos e ordenar fisicamente a fabricação.

local no mapa

3- Reduz a Possibilidade de Contaminação do Seu Produto

Como já citado anteriormente, o layout industrial tem como um dos resultados a otimização do transporte interno durante a produção. Dessa forma, os riscos de contaminação por cruzamento de fluxo e contatos externos são menores, propiciando um aumento da qualidade.

O layout promove uma redução do deslocamento, por meio do mapeamento da produção. Esta é organizada de forma a impossibilitar o cruzamento de fluxos indesejados. Isso é feito por meio da delimitação do local adequado para cada componente da escala produtiva, como maquinário e funcionários.

4- Garante que Sua Produção Vai Estar de Acordo com a Legislação

Para que a fabricação esteja de acordo com as normas regulativas, diversos aspectos devem ser observados. Exemplos desses quesitos são disposição dos recursos, controle do risco de contaminação e garantia de conforto e segurança para os funcionários.

Para a estrutura física de cozinha industrial, por exemplo, alguns fatores a serem observados são os materiais e o acabamento do piso, das paredes e do teto e a iluminação e a proteção contra insetos e roedores nas entradas principais e câmaras. Para outros tipos de produção, diferentes variáveis devem ser analisadas para adequá-la às exigências da legislação.

pesquisa de leis

5- O Layout Industrial Facilita o Controle de Qualidade

Por meio do mapeamento dos processos, é possível padronizar a produção, evitando possíveis falhas e contaminação. Além disso, as diversas etapas que a estruturação de um layout envolvem permitem identificar possíveis melhorias e adequações da fabricação; realizar manutenções; propor implementações e controlar a qualidade do produto final.

6- Favorece o Aumento do Lucro e da Competitividade

A implementação do layout industrial permite a otimização da cadeia produtiva. Assim, é possível garantir a redução dos gastos com energia, transporte e deslocamento interno dos recursos. Ainda, por meio da estruturação das etapas produtivas, há a melhoria da qualidade da fabricação e facilitação do monitoramento do que é produzido, permitindo identificar as eventuais falhas e processos nos quais deve haver redução dos gastos. Dessa forma, uma das vantagens mais importantes da organização industrial é o aumento do lucro sobre a produção.

Desse modo, é possível analisar que a elaboração de um layout industrial confere diversas vantagens produtivas. Além da otimização, com a redução do tempo de produção, estruturação física adequada e controle dos fluxos, um layout garante uma maior qualidade dos produtos. Assim, há aumento da competitividade no mercado e elevação dos lucros gerados por sua fabricação.

otimização

A elaboração de um layout industrial envolve diversas áreas e processos que devem ser elaboradas de forma a garantir a maior eficiência produtiva possível. Para garantir que sua empresa adquira os benefícios de um layout, é importante que a empresa contratada para realizá-lo seja especializada e conheça os vários aspectos que englobam sua cadeia produtiva.

Está interessado em um layout industrial? Conheça os principais passos para sua elaboração e entre em contato com a gente!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress