fbpx

Produção Têxtil: principais tendências

Produção Têxtil

A primeira revolução industrial se deu início a partir da inovação na indústria têxtil entre os séculos 18 e 19. Esse mercado, que na época representou grandes riquezas, principalmente para a Inglaterra, continua tendo grande influência atualmente. Por outro lado, a produção têxtil tem passado por grandes mudanças, o desenvolvimento tecnológico e científico impactou diretamente essa indústria. Por exemplo, o desenvolvimento de um maquinário mais automatizado fez com que a produção se tornasse mais ágil e produzisse em maior volume.

Outro fator relevante é a situação favorável do setor têxtil em relação a atual regressão econômica. Segundo relatórios do Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), com um aumento de faturamento esperado de até 7%, os cenários são positivos em meio a muitas pressões sofridas pela indústria. Representando um bom ramo para investimentos.

Além disso, a criação de novos materiais, como os tecidos sintéticos, expandiu a gama de produtos no mercado, assim como a personalização e exclusividades destes. Dessa forma, estar atento às tendências para a produção têxtil é essencial para se obter sucesso nesse ramo. Você, empresário, quer ficar por dentro do que está em alta no mercado têxtil? Fizemos esse artigo para te manter atualizado sobre as novas tendências.

Sustentabilidade

As práticas sustentáveis estão surgindo como tendência nos mais diversos setores e mercados. Nesta indústria, não seria diferente. A sustentabilidade se apresenta como forma de valor de um produto e inovação de uma produção. Assim, adotar práticas que assegurem o meio ambiente, se tornou tendência do pequeno ao grande produtor.

Um dos maiores impactos causados pela indústria têxtil está relacionado à má utilização de recursos hídricos. Por exemplo, uma camiseta de algodão precisa de 2.700 litros de água para ser feita. Nesse sentido, a utilização de estratégias, principalmente para reutilização de água, é imprescindível para se produzir um tecido sustentável.

selo de natural

Adotar essas medidas não se resumem apenas nas mudanças da forma de fabricação, mas também, no uso e escolha correta das matérias primas. Um dos exemplos dessa mudança, são as confecções da designer Flávia Aranha, que utiliza apenas tingimentos de origem natural em suas criações. A razão disso é que os sintéticos causam danos muito grandes a ecossistemas aquáticos. Assim, a importância em usar dessas práticas no mercado têxtil se convertem também em uma maior visibilidade da sua marca e valor agregado aos seus produtos.

Tecnologia na produção têxtil 

O surgimento da Indústria 4.0 (maior integração tecnológica, aliada com a “internet das coisas”)  é outra tendência do mercado têxtil. Apesar de aparentar algo distante do pequeno/médio empreendedor,  é algo necessário a todos os empreendedores. Esse investimento pode ser desde em maquinário mais complexo, até em uma integração e informatização do processo industrial. Em suma, além de permitir melhor adequação ao mercado, permite maiores vantagens competitivas, permitindo um processo mais automatizado, controlado e interligado às várias etapas do processo. Existem tecnologias disponíveis de baixo investimento, como o uso de softwares para criação de confecções.  

Não apenas a Indústria 4.0, mas também o uso de novos tecidos tecnológicos, ou tecidos inteligentes têm se mostrado inovadores. Desses, se destacam o dry fit, o anti bacteriológicos e o antiestresse, que permitem um maior conforto, segurança e qualidade aos usuários. É válido ressaltar que alguns tecidos são criados a partir de fontes sustentáveis como a reutilização plásticos. Isso evidencia a relação próxima entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento sustentável.

Personalização 

mão fazendo um joia

Atualmente, a produção de produtos personalizados e exclusivos está se tornando uma tendência cada vez maior. Além desse tipo de produto ter um maior valor agregado, o consumidor está em busca de produtos que sejam únicos e diferenciados. Dessa forma, a produção massiva de tecidos pouco personalizados não é mais o modelo de produção têxtil mais relevante.

Entretanto, para atingir a chamada “personalização em massa”, é necessário utilizar um pouco das outras tendência. Desse modo, é possível criar uma base eficiente de personalização, entendendo o perfil do cliente. Um bom exemplo de personalização são as T-shirts da Reserva, que permite que o cliente personalize a fonte, texto, cor e imagem estampada.

Fique sempre atento às novidades na produção têxtil

Com o advento da internet, se tornou muito mais fácil saber o que acontece ao redor do globo. Assim, ela é a ferramenta mais prática para se manter atualizado sobre as novas tendências na produção têxtil. Em apenas um click é possível encontrar informações em diversos jornais, revistas online e blogs especializados.

Entretanto, existem outras maneiras de se atualizar fora da internet. Eventos como feiras, workshops e seminários são excelente oportunidades para se trocar informações e experiências com outras pessoas que estão no mercado. Além disso, esses eventos são excelentes para se fazer networking e projetar a sua marca no mercado.  

Invista em planejamento industrial

Para que uma fábrica de tecidos tenha o melhor desempenho possível é imprescindível realizar um estudo sobre os processos envolvidos na produção, os maquinários e o dimensionamento da produção. Esse estudo garantirá que a fábrica tenha maior retorno, possibilitando maior valor agregado no produto e facilitando a consolidação das tendências. 

Em conclusão, o mercado têxtil tem acompanhado as tendência dos outros mercado. Nos quais o networking, produção sustentável e tecnológica com tecidos inovadores estão inclusos no processo produtivo. As tendências passam por constantes mudanças, e estar a par delas é essencial para se manter competitivo e integrado nesse antigo, porém atual, mercado da produção têxtil. Gostaria de saber mais sobre como um bom planejamento industrial pode ser feito? Saiba mais clicando aqui.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress