fbpx

Solventes ecológicos: o que são e por que usá-los?

solventesPor Bianca Campos e Clarissa Braga –

De modo geral, solventes são substâncias usadas para dissolver outro material, a fim de formar uma mistura homogênea. Atualmente, os solventes consolidados no mercado são, em sua maioria, tóxicos e/ou voláteis (com altas taxas de evaporação). Assim, eles podem causar grandes impactos negativos no meio ambiente e na saúde dos seres vivos. Com a larga utilização dessas substâncias na indústria, a substituição dos solvente tradicionais por solventes ecológicos está sendo muito estudada. 

verde (1)Assim, cada vez mais as indústrias têm se preocupado em tornar sua produção o mais sustentável possível, ou seja, mais ecologicamente correta. Logo, muitas têm colocado em prática o conceito de química verde. Esse conceito envolve o planejamento de processos químicos para minimizar a geração e uso de substâncias nocivas ao meio ambiente. Desse modo, uma das mudanças que podem diminuir o impacto ambiental de processos industriais é o uso de solventes ecológicos.

O que é?

Solventes ecológicos são substâncias compostas por hidrocarbonetos (compostos de carbono e hidrogênio) que exercem as mesmas funções dos solventes tradicionais. Entretanto, eles possuem um melhor custo benefício em relação aos tradicionais, uma vez que possuem uma série de vantagens que serão abordadas adiante.

Vantagens: por que usá-los?

Uma característica que confere grande valor aos solventes ecológicos é a sua não volatilidade, ou seja, eles não liberam muito vapor. Por exemplo, os chamados sais líquidos são solventes verdes que praticamente não evaporam. Isso solucionaria problemas de eventuais incêndios devido à evaporação dos solventes tradicionais inflamáveis e evitaria que os funcionários respirassem um vapor danoso à saúde. Além disso, a baixa volatilidade desses solventes evita a poluição atmosférica.

Os solventes ecológicos também são mais fáceis de transportar, armazenar e descartar se comparados aos solventes tradicionais. Isso ocorre porque não são constituídos de produtos corrosivos e danosos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, eles demandam um tratamento menor se comparado aos solventes tradicionais. Além disso, muitos deles são biodegradáveis 

pesquisa

Ainda que alguns solventes ecológicos possam ter um custo um pouco mais elevado que os tradicionais, é importante ressaltar que isso não significa que eles sejam mais caros.Isso ocorre devido ao fato de que por demandarem esforços menores na fase de tratamento dos resíduos, eles podem ser financeiramente mais atraentes. Entretanto, nesse aspecto, é necessário fazer uma análise detalhada de cada situação em particular. Além disso, outros fatores influenciam no custo benefício do solvente. Dentre eles o rendimento, as concentrações necessárias e as implicações comerciais de se usar um produto ecologicamente correto, o que pode aumentar as vendas do produto final.

Portanto, o uso de solventes ecológicos deve ser visto como um investimento que pode trazer resultados positivos em diversas esferas para a indústria.

Impactos

Os solventes ecológicos são ótimos substitutos dos derivados de petróleo, como o querosene e o aguarrás. Desse modo, eles impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas, por gerarem menos resíduos tóxicos e, consequentemente, menos poluição ambiental.

 Além disso, eles impactam também diretamente na imagem da empresa . Assim, indústrias que os utilizam passam uma imagem sustentável ao consumidor, o que agrega valor à marca. Logo, pode ser uma alternativa para as empresas que desejam implementar o marketing verde. Essa estratégia de marketing baseada nos benefícios ao meio ambiente como forma de promover um produto ou serviço tem se mostrado bastante eficiente.

Principais aplicações 

Atualmente, os solventes ecológicos estão sendo usados em diversos setores industriais. Dentre os vários usos, está o mercado de tintas e a metalurgia, em que são empregados na produção de peças de cobre, aço e alumínio principalmente. Além disso, a indústria farmacêutica vem fazendo grande uso dos solventes verdes para evitar o uso de combustíveis fósseis, tendo em vista a alta demanda de solvente nesse ramo.

Em outros casos, como na indústria eletroeletrônica, eles são usados sobretudo na limpeza, lubrificação e proteção das peças produzidas. Já na indústria alimentícia, eles são aplicados em processos diversos que requerem cuidados específicos em cada caso. Portanto, fica evidente a vasta aplicabilidade dessas substâncias em inúmeros ramos industriais diferentes.

Como aplicar os solventes ecológicos  na sua indústria?

Um dos desafios do uso de solventes verdes é como aplicá-los em sua produção. Primeiramente, deve ser feito um estudo minucioso dos processos químicos da produção. Com isso, é possível analisar a possibilidade da substituição dos solventes tradicionais pelos ecológicos. Além disso, deve-se verificar se a substituição de solventes acarretará na mudança de alguma parte do processo produtivo. Por fim, devem ser estudadas as novas proporções de solvente que serão utilizados, fazendo um orçamento para sua implementação.

ideiaA utilização de solventes ecológicos, apesar de ser sustentável e inovadora, exige conhecimento e cuidados específicos. Isso ocorre pois é necessário analisar a adequação deles a cada tipo de  produção e se é um método viável. Para isso, é necessário estudar a legislação e o processo de fabricação do produto, visto que em alguns casos é necessário uma mudança no planejamento industrial.

Está em dúvida se o uso de solventes verdes é viável para sua produção? Entre em contato com a gente! 

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress