Segundo a Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), historicamente o mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e dos vários tipos de cosméticos (HPPC) é muito forte no Brasil, tendo crescido assustadoramente e se mostrado bastante resistente a crises, com aumento de 5 vezes no faturamento de 2002 para 2016. Este resultado garante ao Brasil a posição de quarto maior mercado consumidor nesta área, com 6,6 % do consumo mundial. O país perde apenas para os Estados Unidos, China e Japão, países com PIB bem maior que o brasileiro.
Como resposta a esta grande demanda da população, há forte investimento em inovação, sendo este o segundo setor da indústria que mais investe em pesquisa para desenvolvimento de novos produtos. Por isso, quem deseja atuar neste mercado precisa conhecer muito sobre os tipos de cosméticos e suas características para então saber exatamente como se destacar neste setor cheio de oportunidades. Quer saber como?
O que é um cosmético?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas de cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los e/ ou mantê-los em bom estado.
Notamos, a partir da definição acima, que os cosméticos são exclusivamente de uso externo. Assim, nem todos os tratamentos de beleza são baseados no uso de cosméticos, a exemplo o BOTOX. Percebe-se também pela definição que a área de abrangência dos cosméticos é enorme, indo desde ceras depilatórias a cremes dentais. Há, dessa forma, um enorme mercado para se investir. Contudo, para alcançar sucesso, é importante entender a legislação a respeito de cada tipo de cosmético.
A ANVISA dividiu os produtos HPCC em dois grupos: os de grau 1 e os de grau 2. Esta classificação é baseada no risco que aqueles produtos trazem aos seus usuários. Ela é usada para determinar, por exemplo, as informações contidas no rótulo dos produtos e os procedimentos necessários para se lançar um produto cosmético no mercado.
Os dois tipos de cosméticos
Os produtos de grau 1 são aqueles que apresentam características elementares e, por isso, geram menor probabilidade de ocorrência de efeitos indesejados para o consumidor. Assim, não é necessário a comprovação da eficácia deste nem grande nível de detalhamento das informações na embalagem. Produtos de maquiagem que não apresentam ação fotoprotetora e produtos de banho, em geral, são enquadrados no grupo 1. Outros exemplos são: removedor de esmalte; xampu e condicionador que não atestem ação antiqueda, anticaspa ou algum outro resultado específico; aromatizante bucal e produtos para barbear, exceto os com ação antisséptica.
Produtos, por sua vez, que atestam certo nível de eficácia, ou que interferem no funcionamento normal do organismo ou que são destinados a grupos com organismo mais sensível, como crianças e idosos, são classificados como grau 2. Protetores solares, por exemplo, atestam certo nível de proteção contra os raios solares, o que implica a necessidade de comprovação deste fator de proteção antes de o produto ser lançado no mercado. Os antitranspirantes atuam reagindo com o suor e proteínas da pele, formando uma película que impede a liberação do suor. Ou seja, ele atua no funcionamento normal do corpo humano e, dessa forma, enquadra-se no grupo 2. Alguns outros produtos de grau 2 são xampu e condicionador com ação antiqueda ou anticaspa; maquiagens com ação fotoprotetora; bronzeador; clareador de pele e repelente de insetos.
Por que é necessário entender a diferença?
Conhecer o produto com o qual se trabalha e a legislação que envolve a comercialização deste é extremamente importante. Assim, você consegue se manter regular no mercado e evitar qualquer problema com a vigilância sanitária. Além disso, as substâncias presentes nos cosméticos podem acarretar inúmeros efeitos indesejados nos consumidores se a formulação destes não for feita de maneira profissional, com o uso de testes laboratoriais e equipamentos adequados. Por isso, ao se preparar um produto cosmético, é importante entender quais são seus componentes e efeitos causados por eles.
Assim, conhecer bem os tipos de cosméticos e suas formulações é extremamente vantajoso para quem deseja inovar e lançar produtos diferenciados no mercado. Inovar é o segredo para se alcançar novos efeitos que possam atender às demandas dos clientes!
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