fbpx

Entenda a função dos 5 princípios ativos nos produtos de limpeza

produtos de limpeza

O mercado de produtos de limpeza é uma área que apresenta diversos tipos de produtos. Alinhado a esse fato, o interesse por esse setor aumentou, principalmente em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Dados da Euromonitor mostram que as vendas de saneantes cresceram cerca de 8,5% em comparação entre 2020 e 2019. Além disso, os produtos que apresentaram um maior crescimento foram os desinfetantes, a água sanitária e os produtos de multiuso, respectivamente.

O detergente, o desinfetante, a água sanitária e o amaciante são alguns saneantes presentes em nosso cotidiano. Esses produtos apresentam uma certa proximidade entre si, já que alguns deles apresentam em sua composição alguns ativos em comum. Dessa forma, podemos citar os tensoativos aniônicos, os espessantes, os estabilizantes, os conservantes e o hipoclorito de sódio. Nesse texto abordaremos mais informações sobre eles para que você tenha mais conhecimento sobre essa área.

Tensoativos aniônicos

Esse ativo tem por finalidade conceder ao saneante uma capacidade de limpar superfícies com óleos ou gorduras. Dessa forma, a substância que forma o ativo apresenta afinidade tanto com gorduras quanto com a água. Por isso, ele é encontrado, normalmente, em produtos que promovam a remoção de gordura, como os detergentes e os desinfetantes. Um representante desse grupo de ativo é o ácido alquil benzeno sulfônico (LAS).

O LAS é comumente chamado de ácido sulfônico e vem ganhando um espaço cada vez maior no mercado de tensoativos. As razões por esse fato são o seu custo-benefício atrativo para as produtoras de saneantes e por ser altamente biodegradável. Contudo, ainda deve-se ter um cuidado com relação ao descarte dessa substância, já que ele pode prejudicar a vida aquática. Como, reduzindo a quantidade de oxigênio na água.

Espessantes em produtos de limpeza

Os espessantes tem por finalidade mudar a viscosidade do produto, sem alterar outras propriedades do mesmo. Apesar dessa mudança, isso não interfere no seu poder de limpeza, além disso saneantes viscosos são mais aceitos pelos consumidores. Os produtos de limpeza que possuem esse ativo em sua composição são os detergentes, os amaciantes e o lava roupas. Dois representantes desse grupo de ativo são a hidroxietilcelulose e o álcool polivinílico (PVA).

A hidroxietilcelulose é um pó branco que aumenta a viscosidade do produto e é muito utilizado em conjunto com tensoativos. Entretanto, um ponto negativo é que ela apresenta baixa solubilidade, o que pode demandar um tempo maior no processo de dispersão. Já o PVA apresenta compatibilidade com a maioria dos tensoativos aniônicos, e é muito utilizado em detergentes e sabões. Ademais, um ponto que vale ser ressaltado é que para utilizá-lo, é necessário preparar uma solução dissolvendo-o em água.

Estabilizantes

Os estabilizantes tornam alguns compostos que são, naturalmente, instáveis em compostos mais estáveis sem riscos. Alguns saneantes, como a água sanitária e o lava roupas, possuem em sua composição substâncias que são instáveis quimicamente. Com isso, a utilização desse grupo de ativo visa estabilizar essas substâncias, por meio da interrupção de reações químicas. Um representante desse grupo de ativos é o cloreto de sódio.

O cloreto de sódio pode contribuir para impedir reações de degradação de algumas substâncias, como o hipoclorito de sódio. Esse ativo quando submetida a luz solar, degrada-se e transforma-se, dentre as substâncias produzidas está o cloreto de sódio. Contudo, como o sistema já apresenta uma certa quantidade de cloreto de sódio, essa reação acaba sendo impedida de ocorrer. Por isso, é comum encontrar cloreto de sódio em algumas composições de água sanitária

Conservantes em produtos de limpeza

Os conservantes têm a finalidade de proteger os saneantes, fazendo com que a sua durabilidade seja expressiva, e consequentemente competitiva. Dessa forma, eles os protegem contra processos de descoloração, de ataques de microorganismos, da degradação e da oxidação. A maioria das marcas presentes no mercado utiliza algum conservante, o que faz com que seus produtos apresentem elevada durabilidade. Dois representantes desse grupo de ativos são  os “isotiazóis” e o bronopol.

Os “isotiazóis” são compostos que apresentam ação antibacteriana e antifúngica, contudo a isotiazolinona é a sua principal representante. Essa substância apresenta importância, já que os seus derivados constituem frequentemente produtos de limpeza. Sua ação antifúngica e antibacteriana está relacionada no bloqueio de atividades enzimáticas de microorganismo, que resultam em sua morte. Já o bronopol, também, apresenta essa ação antibacteriana, e, junto com a isotiazolinona, é encontrado em lava roupas.

Hipoclorito de sódio

Esse ativo é um representante dos grupos dos hipocloritos, e está presente na água sanitária. Apresenta uma excelente ação antifúngica e antibacteriana, além de ser considerado um forte alvejante, devido ao seu caráter oxidativo. Apesar da sua excelente ação de limpeza, deve-se tomar bastante cuidado com essa substância quando estiver a utilizando. Já que pode trazer sérios problemas, como irritação e queimaduras, para tecidos, caso entre em contato com eles.

Como vimos, o mercado de produtos de limpeza apresenta diversos tipos de ativos, devido a sua diversidade de produtos. Por esse motivo, esse ramo acaba gerando uma lucratividade elevada, que varia de 15% a 80%. Além disso, mesmo em um ano atípico como 2020, esse setor apresentou um relativo crescimento, que atraiu diversos investidores. E, como se pôde observar, os ativos apresentam diversas funções que vão desde ações antibacterianas até um aprimoramento de características. 

E você? Ficou interessado em produzir produtos de limpeza? Dê uma olhada nesse texto que a gente te ensina a como abrir uma fábrica de produtos de limpeza! Ou entre em contato conosco e agende uma consultoria especializada para iniciar a sua produção de produtos de limpeza!

Guilherme Pelliciari

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress