fbpx

Saiba a diferença entre geleia, compota e conserva

Produtos derivados de frutas são muito populares nas mesas dos brasileiros. Além de terem várias utilidades, têm alta  durabilidade, o que os torna, também, um ótimo investimento. Porém, para se inserir nesse mercado, é importante entender as características principais e as diferenças entre geleias, compotas e conservas. Você tem interesse em investir nesse negócio? Então continue lendo para entender melhor sobre ele!

clear glass mason jars
Geleias diversas. Foto por Pixabay. Disponível em: Pexels.com

Quais as diferenças da geleia, compota e conserva?

As principais diferenças entre esses produtos estão na forma de preparação, na quantidade de fruta e açúcar contido neles e na textura e consistência final do produto.

Geleiageleia

Na produção da geleia, as frutas são trituradas ou espremidas antes do cozimento, de forma que o produto final seja mais homogêneo, sem pedaços das frutas. Ela é cozida em bastante líquido e açúcar, e tem a textura final mais translúcida e próxima de um gel ou gelatina.

Os tipos mais comuns de geleias incluem frutas como morango, framboesa, laranja, damasco e uva. Normalmente, são acompanhadas por pães, torradas e tapiocas, por exemplo, tendo uma infinidade de formas de consumo.

close up shot of a delicious bread with strawberry jam
Pão com geleia de morango. Foto por Felicity Tai. Disponível em: Pexels.com

Compota

As compotas são feitas com pedaços pequenos de frutas, cozidos bem lentamente. Nesse cozimento, as frutas tendem a se desfazer, resultando em uma espécie de purê, mas as compotas podem, também, conter pedaços dos frutos utilizados.

A consistência das compotas varia conforme a fruta utilizada, compotas de maçã ou abóbora, por exemplo, tendem a ter mais textura de purê. Já compotas de laranja ou mamão, costumam ser mais líquidas. Independentemente da textura, são ótimas opções de sobremesa, podendo ser consumidas com torradas ou acompanhando fatias de queijo.

a close up shot of a jar of apple jam
Compota de Maçã. Foto por Mara Cotta. Disponível em: Pexels.com

Conserva

A conserva se diferencia bastante da geleia e da compota, já que consiste no fruto inteiro ou cortado em pedaços grandes, preservados em uma calda açucarada. Esse processo, que pode, ou não, envolver o cozimento aumenta bastante a durabilidade do produto, sendo recomendado para alimentos sazonais ou com baixa vida útil. Além disso, as conservas não precisam ser apenas doces e com frutas: é comum também encontrar conservas de legumes tais como pepino, chuchu e abóbora preservados em vinagre com sal com o nome de picles no mercado.

Por fim, as conservas doces, como pera, figo, pêssego e abacaxi, podem ser consumidas diretamente da embalagem, com a fruta e a calda em sua forma natural. Já as conservas salgadas são utilizadas em hambúrgueres, sopas, sanduíches, entre outros.

pickles on a glass jar
Picles de pepino. Foto por Polina Tankilevitch. Disponível em: Pexels.com

E aí? Qual é o ideal para iniciar a minha produção?

Para decidir se vai investir nas geleias, compotas ou conservas, é importante conhecer não apenas as diferenças entre elas, mas também o mercado, as características de cada uma e as principais formas de consumo. Para escolher entre esses variados produtos, é preciso considerar a durabilidade, o tipo de produção e os locais mais promissores para a comercialização.
Você planeja apostar nesse mercado super promissor? Acesse o nosso guia para entender melhor como iniciar seu investimento!

Classifique este post!

2 comentários em “Saiba a diferença entre geleia, compota e conserva

  • Recebemos muitos clientes que, ao iniciar seus empreendimentos, enfrentam dificuldades para começar, especialmente no que diz respeito à obtenção de códigos de barras para seus produtos. Embora nossa especialização seja restrita a códigos de barras, e não possamos oferecer suporte adicional além desse serviço, é ótimo saber que há empresas como a sua que não apenas ajudam a realizar o sonho dos clientes, mas também fortalecem o espírito empreendedor. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • Agradecemos pelo reconhecimento! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está ajudando a fortalecer o espírito empreendedor. Desejamos sucesso em sua jornada e no crescimento do seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress