fbpx

Produzir geleias: aprenda como começar!

produzir geleias

Atualmente, a produção de doces vem crescendo e se consolidando no cenário brasileiro. Em especial, atividades como, por exemplo, produzir geleias vem sendo ainda mais procuradas no mercado. Grande parte da demanda dos consumidores vem destacando produtos derivados de insumos naturais, visando alternativas mais saudáveis para o consumo.

Com a predisposição do mercado por esses produtos, saber como começar a produzir geleias, especialmente a partir de frutas, é uma ótima forma de empreender.

O que acha de conhecer os segredos para começar a produzir geleias? Continue lendo e descubra os principais métodos para iniciar sua produção. 

Plano de negócios

Fluxograma de um processoO primeiro passo, independente do tamanho de seu empreendimento/produção, é o planejamento do plano de negócios. Ele é uma espécie de guia, que orienta nos principais aspectos necessários para iniciar um empreendimento.

O plano de negócios é o plano geral de sua empresa, que inclui o investimento inicial, os produtos que você vai fabricar, insumos, embalagens, equipamentos, locais de instalação, públicos-alvo, concorrentes, formação de preço de venda, divulgação, legislação entre outros tópicos. É uma ferramenta indispensável para qualquer negócio, e ajudará a minimizar falhas no processo.

Conhecer o setor

análise de mercado - producao de temperosÉ imprescindível estudar o mercado e métodos antes de iniciar o empreendimento, a fim de se familiarizar com o produto e os processos necessários, pois não conhecendo o ramo, se torna difícil obter sucesso. Por isso, vale muito a pena aprimorar-se  e focar nos produtos que pretende produzir. 

Procurar Fornecedores  

Este é outro ponto chave. Procure fornecedores que possam lhe fornecer insumos de alta qualidade em um bom prazo, a preços justos, e que estejam sempre disponíveis. Dessa forma, não deixando faltar insumos para sua produção.

Legislação

Além disso, outro aspecto extremamente importante, é a conferência das normas legislativas vinculadas à produção de geleias. Por exemplo, atentar-se ao que a vigilância sanitária detém como essencial e segui-las à risca, torna-se fundamental para a qualidade final do produto.

Custos

tempo e dinheiroNo geral, o início das produções de geleia começam artesanalmente, dentro de casa, assim reduz custos, como aluguel de um espaço específico e certos maquinários, pois a demanda de produção ainda é pequena. Mas mesmo sendo uma pequena produção, a atenção aos custos é vital para o planejamento e controle do processo atual, e de processos futuros. O planejamento de todo o processo só se dá a partir do cálculo dos custos necessários para iniciar o negócio.

Sabores de geleia

Existe uma gama de combinações e sabores de geleias passíveis de serem produzidas, mas deve atentar-se  a quais sabores se encaixam melhor a sua produção e quais serão mais atrativos para o mercado. Dentre os sabores mais comuns atualmente, estão os das frutas mais populares no nosso dia a dia, como morango, uva, maçã, laranja, maracujá, abacaxi entre outras.

maçãExistem também geleias de insumos não tão típicos como pimenta, cebola e vinho. Além disso, há também geleias de frutas típicas brasileiras de temporada, como jabuticaba, carambola, acerola, goiaba, manga etc.… Todavia, esses sabores de geleia tornam-se passíveis de produção apenas em certos períodos do ano, tendo em vista sua disponibilidade somente nos períodos típicos.  

Embalagens 

As embalagens são imprescindíveis tanto para a um bom  armazenamento do produto quanto para identidade visual. O ideal é que as geleias sejam armazenadas em potes de vidros, esses por sua vez devem ser esterilizados.

Outro ponto importante é o tamanho dos potes para armazenar as geleias. É interessante ter dois tamanhos de potes. Oferecer diferentes quantidades para o consumo pode ser um diferencial para a marca. Ademais, deve-se atentar a escolha de um modelo para os potes, a fim de estabelecer um padrão para seu produto.

A esterilização dos potes e tampas pode ser feita de forma simples, eles podem ser fervidos (separadamente) em água quente, em um período de 2 á 5 minutos, e devem ser retirados com o auxílio de uma espátula.

Armazenamento e conservação 

icone_anti_atividade_microbiológicaOs métodos de armazenamento e conservação são uma etapa essencial para o sucesso da produção de geleias. Eles podem auxiliar no controle tanto da produção quanto do estoque para venda. Com uso de métodos de conservação, a geleia pode durar mais. Por exemplo, até dois meses em temperatura ambiente, se fechada a vácuo, seis meses no congelador, e após aberta, pode durar até um mês na geladeira.   

Como vender geleias 

 Atualmente o meio mais eficaz e acessível de atingir um público, principalmente para pequenos empreendedores que estão iniciando, são as mídias sociais, como Instagram e Facebook, afinal, quem nunca viu um produtinho caseiro sendo anunciado por lá?

Essas plataformas, indispensáveis para divulgação do produto, pois auxiliam no fechamento de vendas e parcerias. Você pode criar um perfil para sua marca nessas plataformas e já começar a engajar seu produto. A internet é uma ferramenta fantástica, que pode expandir rapidamente as informações, proporcionando ao seu empreendimento uma forma mais rápida de engajamento com o público e por consequência alavancar as vendas. 

Conclusão 

Dessa forma, podemos concluir que, para começar a produzir geleias, é necessário um estudo profundo de diversas etapas e um bom planejamento, tanto produtivo quanto de custos.

Portanto, buscar consultoria especializada para auxiliar no processo de iniciação de um negócio é uma excelente forma de se inserir no mercado. Tendo isso em vista, que tal entrar em contato com nossos consultores? Para que possamos auxiliá-lo a elaborar um ótimo plano para iniciar seu empreendimento.

Júlia Ramos

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.