fbpx

Como ajudamos nossa cliente a melhorar a durabilidade de seus biscoitos amanteigados e sequilhos.

amanteigados-poéticos

Você sabe qual é a durabilidade de biscoitos amanteigados e de sequilhos? Nossa cliente desejava entender quais os passos para aumentar a vida útil de seus biscoitos para vender mais e expandir o seu negócio. É válido ressaltar que esse tipo de produto é extremamente delicado. Por conta disso, ter cuidado é importante para que eles não percam as suas características essenciais.

Sobre a Empresa/Cliente

A nossa cliente, Débora, é professora de filosofia e proprietária da “Isto não é um biscoito”, uma biscoiteria artesanal. Os principais produtos vendidos por ela são os biscoitos amanteigados e sequilhos caseiros, cujos maiores diferenciais são a delicadeza e o gosto “da roça”.

Entretanto, seus biscoitos possuíam baixa durabilidade. Após aproximadamente 20 dias eles começam a ficar murchos e azedos, o que dificultava a sua comercialização. Dessa forma, o intuito da cliente era conseguir aumentar a vida útil de seus produtos e expandir o seu mercado. Por isso, Débora fechou uma parceria conosco.

Desafios

A cliente encontrou desafios relacionados à baixa vida útil dos seus produtos. Por esse motivo, a Débora possuía dificuldades em expandir o seu negócio em sua cidade e nas cidades vizinhas. Essa situação era ainda mais dificultada pela delicadeza dos biscoitos. Isso dificultava o uso de métodos de conservação, como a adição de conservantes.

Devido a isso, era difícil manter a qualidade artesanal, a individualidade e sabores únicos das receitas de sua madrinha. Com isso, a parceria com a Mult foi essencial para o aumento da durabilidade do produto sem alterar as características do produto original.

Análise Inicial

biscoitosDurante a negociação, Débora deixou clara sua preocupação em não mudar as características do seu produto. Além disso, disse que tinha preferência pelo uso de aditivos naturais. 

Com isso, o projeto teve como objetivo a melhoria da vida útil dos amanteigados e sequilhos produzidos. Dessa forma, os produtos ficam com  sabor e textura de novo por mais tempo. Além disso, as melhorias propostas buscavam não alterar o aroma, sabor e textura do produto, mantendo sua característica artesanal.

Solucionando o Problema

Assim, o projeto teria como noção de sucesso o aumento de vida útil dos biscoitos amanteigados e sequilhos. Uma série de etapas, detalhadas a seguir, aconteceram para a realização do projeto.

Pesquisa Bibliográfica do Produto

O primeiro passo foi realizar uma breve pesquisa de mercado. Nessa etapa, listamos outras marcas de biscoitos e suas respectivas características: ingredientes, aditivos, embalagens e prazo de validade. Assim, foi possível comparar as características desses produtos e como elas influenciam na validade deles. 

Estudo de Normas e Boas Práticas de Fabricação

registroEssa etapa teve como objetivo identificar e estudar todo o material legislativo que tenha relação com o produto e produção da cliente. Para o desenvolvimento do projeto, tal etapa é de extrema importância. Isso, pois, conhecer as normas dos documentos fiscais é essencial para que todas as informações e sugestões propostas sejam seguras e aplicáveis.

Primeiramente, as categorias dos produtos foram definidas para que fosse possível saber quais normas são aplicáveis a eles. A partir disto, as definiu-se as normas que dizem respeito à produção dos biscoitos da cliente. Essas normas foram levadas em consideração durante o projeto para que todas mudanças propostas estivessem adequadas à legislação.

Ademais, a partir de vídeos enviados pela Débora, foi possível analisar todo o seu processo produtivo. A partir disso, definiram-se os possíveis problemas na produção em relação às boas práticas de fabricação. Assim, identificamos quais deles poderiam estar afetando a durabilidade dos biscoitos amanteigados e sequilhos.

Estudo de Ingredientes e Aditivos

Após a análise das informações coletadas nas etapas anteriores, foi possível levantar os principais ingredientes da receita que poderiam estar contribuindo para a baixa vida útil dos produtos. Com base nisso, levantamos possibilidades de substituição desses ingredientes ou métodos de conservação especificamente eficientes para aumentar a durabilidade desses ingredientes.

Nessa etapa, os principais aditivos, que poderiam ser utilizados na produção dos amanteigados e sequilhos, foram estudados. É importante ressaltar que a escolha do aditivo mais indicado para a produção da cliente foi baseada na sua preferência. Os aditivos estudados eram naturais e não alteravam o sabor do produto. 

Com base nisso, indicou-se os aditivos mais adequados aos produtos da cliente. Além disso, a quantidade que esses aditivos definimos faixas das quantidades em que esses aditivos devem ser utilizados.

Estudo de Embalagens

É importante levar em consideração que a escolha de uma embalagem correta é um dos fatores com maior impacto na vida útil de um produto. Isso, pois, através dela é possível minimizar a ação de microrganismos e contato com o meio externo.

Assim, essa etapa teve como objetivo definir as embalagens mais recomendadas para o armazenamento dos produtos da Débora. Isso foi feito com base nas individualidades dos produtos, como a crocância e a fragilidade e as embalagens mais observadas na pesquisa de mercado. Além disso, foi feita uma pesquisa de fornecedores e orçamentos, levando em consideração o custo-benefício para a cliente.

Aplicação à Produção do Cliente

Essa etapa do projeto teve como objetivo analisar as informações coletadas nas pesquisas e adaptá-las para as receitas da Débora. Para isso, indicamos soluções e aplicações de alternativas buscando aumentar a vida útil dos amanteigados e sequilhos. Assim, é possível evitar a necessidade de refrigeração para armazená-los, sendo ainda mantidas as características originais desejadas pela cliente. 

Primeiramente, foram feitas as proposições acerca dos ingredientes.. Assim, foi detalhado quais deveriam ser alterados e quais cuidados em relação à manipulação e armazenamento seriam necessários. Posteriormente, foram feitas proposições a respeito dos aditivos, considerando a sua forma de aplicação, quantidade e cuidados necessários para o seu uso. Finalmente, realizou-se uma pesquisa de fornecedores e orçamentos.

Por fim, ao longo do projeto, a cliente nos disse que ela já havia tentado implementar uma opção dos seus amanteigados com recheio de chocolate. Entretanto, esses biscoitos recheados murchavam e perdiam a crocância muito rapidamente. Assim, foi feito um estudo a respeito desses biscoitos para aumentar sua durabilidade.

Conclusão

Após todas as etapas serem realizadas, foi possível concluir como incorporar as medidas sugeridas à produção da Débora. Dessa forma, um relatório com todas essas informações foi entregue, permitindo a implementação das proposições. 

Se você também tem interesse em aumentar a durabilidade dos seus produtos, não deixe de entrar em contato com um de nossos consultores!

Classifique este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *