fbpx

Como a vida útil de seu produto afeta diretamente nos seus lucros?

vida-útil

Você deseja aumentar o seu lucro, aumentando a duração e mantendo a qualidade do produto? Para aumentar a vida útil do produto é essencial o uso de métodos de conservação e de produção. No entanto, existem diversos fatores que contribuem para a alteração de suas condições, como temperatura, embalagem e riscos de contaminação. Mas como contornar tais problemas e obter sucesso em sua produção?

A resposta está diretamente relacionada com o processo produtivo e suas etapas. Então, para que seus produtos mantenham as características desejadas e a conservação é de suma importância evitar desperdícios. Para isso, um ponto de atenção está associado aos diferentes fatores ambientais que podem atuar durante a produção e armazenamento.

Quais fatores e como estes alteram a vida útil de seu produto?

Temperatura

A “zona de risco” são faixas de temperaturas entre 5 e 60º C. Essa zona é mais favorável para a reprodução de microrganismos, que aumentam a deterioração dos alimentos. Tais bactérias são responsáveis por diversas infecções e doenças nos seres humanos. Sendo que, quanto mais tempo o alimento permanece nessa zona, maior é o desenvolvimento desses microrganismos e pior suas consequências.

Existem produtos que sofrem de maneira mais acentuada com relação a temperatura, os produtos perecíveis. Logo, neste grupo encontramos carnes, verduras, legumes, frutas, derivados de leite, entre outros. Assim, é importante que os processos de conservação sejam aplicados aos alimentos de tais grupos. Isso evita perda ao mesmo tempo que mantém a qualidade dos produtos. Podemos ter a conservação pelo calor e as mais comuns, conservação pelo frio, que incluem refrigeração e congelamento.

Umidade

gotas de água - conservação artesanaisA umidade tem grande influência sobre a conservação dos alimentos. Isso ocorre pois uma baixa umidade favorece a conservação dos alimentos. Ademais, a umidade tem relação direta com a temperatura. Portanto, para uma conservação melhor, é importante que um fator se relacione com outro. Sendo assim, quanto mais baixa a temperatura, menor deve ser a umidade relativa do ar.

Além disso, a alta umidade do ambiente tem influência direta na quantidade de água disponível nos alimentos. Os microrganismos  crescem mais rapidamente quanto mais elevada for a atividade da água. Dessa forma, o ideal é manter o alimento em ambientes relativamente secos.. 

Pelos fatores acima discutidos, para aumentar a vida útil dos produtos existem algumas técnicas. Dentre elas pode-se citar a desidratação dos alimentos, ou seja, retirada da água dos produtos. Com essa eliminação não é necessária a refrigeração durante o armazenamento e transporte. Esse processo pode ser feito de diferentes formas, como pela secagem, pela defumação e salgamento.

Oxidação

A oxidação dos alimentos são reações químicas que podem ocorrer por diversos fatores. Tais reações ocorrem quando o alimento é exposto à atmosfera, onde há maior contato com oxigênio. Portanto, Isso altera o sabor, odor e outras características do produto.  

Alguns alimentos sofrem mais com esse processo, como por exemplo frutas e outros alimentos perecíveis. Um exemplo prático é quando cortamos uma maça e a deixamos exposta. Em pouco tempo observamos um escurecimento da área com maior contato com a atmosfera. Isso ocorre devido à oxidação causada pelo contato com o ar.

Por isso, é importante evitar que esse processo ocorra com o alimento. Dessa forma, existem práticas que aumentam a vida útil do produto evitando sua oxidação. A redução da acidez e o uso de embalagens corretas para o armazenamento destes alimentos são algumas das soluções. Para mais informações sobre o uso de embalagens adequadas, clique aqui.

Contaminação Biológica

A contaminação dos alimentos pode se dar de duas maneiras, sendo elas externas e internas. As mais preocupantes, as externas, são aquelas que ocorrem pelo aumento de bactérias e microorganismos que não pertencem ao meio. Como, por exemplo, a contaminação do alimento pela tosse de um funcionário.A ingestão de alimentos contaminados podem causar riscos à saúde, como doenças e até mesmo complicações maiores. As mais frequentes são as intoxicações alimentares: diarréia, mal-estar, tontura e vômitos. Entretanto, em alguns casos o quadro pode se agravar e causar infecções prejudiciais.

Sendo assim, para evitar tais contaminações, realiza-se diferentes técnicas. Estas técnicas estão muito associadas à higiene, tanto dos alimentos, quanto dos equipamentos e maquinários utilizados. Visando esclarecer sobre os cuidados de higiene, a Mult criou um texto detalhando mais sobre este assunto.

E agora? Como aumentar a vida útil do meu produto?

Como foi visto, a qualidade do produto e sua vida útil são diretamente influenciadas por fatores ambientais. Assim, com o controle sobre estes processos, podemos  aumentar a qualidade do produto. E, com isso, vemos um impacto positivo no lucro da empresa. 

Existem diversos fatores e soluções que devem ser analisados quando se trata de uma produção. Por isso, é recomendado a busca por consultorias que analisem de maneira personalizada cada caso. Deseja saber mais sobre como melhorar a qualidade de seu produto? A Mult possui vários textos relacionados a isso, para saber mais acesse o nosso blog.

Classifique este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *