fbpx

Como acabar com a corrosão em sua empresa

Por Luís Guilherme Fernandes

Não é novidade que a corrosão é um dos maiores males quando se trata do uso de metais no geral. Bilhões de dólares são gastos todos os anos para cobrir os prejuízos da corrosão, e, de acordo com os meios de comunicação, 20% da produção mundial de ferro é utilizada para substituição de peças acometidas pela ferrugem. Portanto, acabar com a corrosão é uma preocupação importante para qualquer empresa que deseja minimizar seus prejuízos, e, consequentemente, aumentar o seu lucro.

Saiba abaixo soluções para os tipos de corrosão pelas quais sua empresa pode estar sendo afetada!

O que é corrosão?


A corrosão é um efeito colateral de uma reação química que envolve o metal ou a liga metálica (como o aço) e outros elementos. Esses outros elementos podem estar presentes na água, no ar ou até mesmo em outras substâncias que entrem em contato com o metal.

Naturalmente, a maioria dos metais doa elétrons para esses outros elementos, o que acaba fazendo com que as ligações entre os átomos do próprio metal sejam enfraquecidas.

A partir disso, os íons do metal que doou elétrons podem formar outras substâncias, como a ferrugem, o que é prejudicial, já que essas novas substâncias não possuem as mesmas propriedades do metal, como resistência, brilho, aspecto, etc.


Métodos para acabar com a corrosão


A corrosão pode se manifestar de diversas maneiras, variando de acordo com as condições e com as substâncias envolvidas. Trataremos aqui sobre formas de evitar alguns dos tipos mais comuns de corrosão.

Revestimentos

Ao revestir as superfícies metálicas, o contato do material com a atmosfera ou outras substâncias é prevenido, evitando a temida corrosão.

A camada de tinta sobre o metal funciona como uma barreira, impedindo a troca de elétrons de que leva à corrosão. Esse tipo de proteção é interessante contra a corrosão galvânica, por exemplo, já que evita o contato direto de diferentes metais.

Existem diversas formas de recobrir os metais, como por exemplo, utilizando zarcão, uma espécie de tinta a base de chumbo (por conta disso, deve ser usada com cautela). Além disso, há também outras tintas a base de polímeros que realizam essa tarefa muito bem.

Vale ressaltar que antes de realizar a aplicação de qualquer revestimento, é muito importante garantir que a superfície esteja bem limpa, para garantir a fixação adequada da tinta ou revestimento.

Limpeza e polimento

Garantir que substâncias indesejadas não estejam em contato com o metal é essencial. Para isso, ao se realizar a limpeza da peça, é necessário evitar que o metal do equipamento doe elétrons para essas substâncias, o que ocasionaria a corrosão.

Contudo, é importante verificar se os produtos utilizados para limpeza não são prejudiciais para o metal. Água sanitária, por exemplo, por possuir íons de cloro, pode acabar agravando a corrosão.

É importante também manter uma superfície livre de sulcos ou ranhuras, onde o depósito de agentes corrosivos pode acontecer. Para isso, polir a peça pode ser bastante útil, já que contribui para uma superfície mais lisa.

Esse método é bastante útil contra uma corrosão por pites, uma vez que esse tipo de corrosão precisa de uma ranhura para se iniciar, e é agravada por algumas substâncias que podem estar presentes no ambiente (como os já citados íons de cloro).

Mudança de ambiente

Algumas condições do ambiente podem facilitar a corrosão, como a umidade elevada ou a presença de certas substâncias químicas. Por conta disso, ao se realizar a mudança do equipamento para um ambiente mais adequado, a vida útil do metal pode ser aumentada.

Realizar manutenções no ambiente problemático também pode ajudar. Alguns exemplos de mudança são: acabar com vazamentos, acabar com infiltrações, etc.

Galvanização

No processo de galvanização, uma camada de zinco é depositada sobre o ferro. Assim, se por algum motivo o ferro acabar exposto ao meio ambiente, o zinco, que é mais reativo, é corroído em seu lugar.

Nesse método, a reatividade dos metais envolvidos é fundamental, e cada metal possui seu próprio nível de reatividade. Esse é um dos motivos pelos quais o ouro e a platina são tão valorizados, já que seus níveis de reatividade são muito baixos, não sofrendo corrosão por conta disso.

Uso de ligas metálicas especiais

Algumas ligas metálicas são mais resistentes à corrosão que outras, como por exemplo, o aço inoxidável. Embora sua aplicação seja um pouco restrita, ele é utilizado em diversos setores da economia, graças à sua resistência à corrosão.

O aço inoxidável é composto por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Esses dois últimos elementos, quando em contato com a atmosfera, reagem formando substâncias que funcionam como um esmalte, protegendo o interior do metal.

No caso de uma corrosão intergranular, a melhor forma de prevenção é tomada durante a fabricação da liga. No aço inoxidável, a adição de titânio ou nióbio contribui para que essa corrosão não ocorra.


Tratando o seu problema: acabar com a corrosão


As soluções mostradas neste artigo visam evitar os prejuízos causados pela corrosão. Essas dicas são interessantes para se manter um bom estado de conservação das peças metálicas, aumentando a vida útil do material, Contudo, acabar com a corrosão pode exigir estudos detalhados (clique aqui para obter mais informações), dependendo da forma como ela se manifesta.

Quer saber mais sobre corrosão, ou obter ajuda profissional para o seu problema? Entre em contato conosco!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress