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Saiba como é possível aumentar seu lucro com a neutralização de carbono

Por Luca Mazzieiro e Pedro Henrique
Nos dias atuais, a temática ambiental está cada vez mais em pauta. Pessoas, empresas e governos passaram a se preocupar com temas como sustentabilidade, preservação ambiental e neutralização de carbono.  Isso porque o ambiente em que vivemos é parte fundamental da nossa existência. Dada essa crescente preocupação, há também mudanças nas características de produção e do consumo que devem ser consideradas por empresas que desejam alcançar mais clientes.

As pessoas, agora mais preocupadas com o meio ambiente, se tornaram criteriosas com o tipo de produto ou serviço que consomem.  Assim, buscam por fornecedores e empresas que também se atentam à temática ambiental.

Surge, assim, por parte das empresas, uma possibilidade de se conectar com o público e alcançar mais clientes, aumentando suas receitas, por meio da associação de sua marca à sustentabilidade. Esse vínculo pode ser feito, por exemplo, por intermédio de ações de neutralização de emissões de carbono, que trazem ótimas vantagens para as empresas que as utilizam.

A neutralização de carbono possibilita o marketing verde

Ao realizar um estudo detalhado das emissões de carbono relacionadas direta ou indiretamente com uma empresa ou evento, pode-se avaliar a possibilidade de anulá-las. A neutralização pode ser feita por meio do plantio de árvores ou da compra de créditos de carbono. Em ambos os casos, pode-se obter o Selo de Carbono Zero emitido pelo MDL.

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Com esse selo, ou com um relatório detalhado da neutralização de carbono, a empresa ou evento possui respaldo técnico para elaborar estratégias de marketing ambiental.   Pode assim, mostrar ao público que se preocupa com o meio ambiente e que contribui diretamente para o controle da poluição e do efeito estufa. Como resultado, os clientes que se identificam com o desenvolvimento sustentável se conectam com a empresa ou evento em questão.

A consciência ambiental diferencia sua empresa da concorrência

Um estudo divulgado pelo jornal O Globo em 2016 mostrou claramente que os consumidores preferem empresas reconhecidas por preservarem o meio ambiente. Mais da metade dos entrevistados no estudo respondeu que costuma dar preferência a empresas ou a marcas que sejam reconhecidas por cuidarem do meio ambiente (54%) e que procura formas e embalagens menos prejudiciais de transportar produtos (56%).

Além disso, é notável a quantidade de empresas dominantes no mercado, entre elas as multinacionais Unilever e Walmart, que buscam constantemente associar sua imagem à consciência ambiental. Elas o fazem, porque sabem que esse vínculo faz diferença no momento em que o público escolhe entre elas e a concorrência.

Dessa forma, a realização de ações ambientais pode ser fundamental para a conquista do público por sua empresa. Isso irá diferenciá-la da concorrência e abrir espaço para crescimento no mercado.

A preocupação ambiental ajuda a conquistar novos clientes

A relação entre preocupação ambiental e atração de novos clientes se dá pela introdução de novas estratégias de marketing, como o marketing verde, em conjunto com as iniciativas de preservação ambiental. Isso, porque abre-se um novo nicho de possíveis clientes para a empresa, aumentando, pois, o seu alcance no mercado e, por conseguinte, as vendas e a receita são alavancadas.

Em suma, a preocupação com o meio ambiente, e as práticas de preservação ambiental como a neutralização das emissões de carbono implicam em efeitos diretos, como a melhora da imagem da empresa e a possibilidade de fazer uso do marketing verde. Também tem desdobramentos indiretos, como a abertura para novos nichos de clientes, e o aumento das vendas e da receita da empresa.

Gostou da ideia e quer associar a marca da sua empresa ou evento à sustentabilidade? Conheça aqui uma excelente alternativa para isso, o projeto ECO%.

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