fbpx

Conheça mais sobre ingredientes de cosméticos

Por Carla Lopes e Lara Olegário –

No Brasil, um dos setores que mais cresce economicamente é o de beleza. Prova disso, é a resistência desse mercado consumidor durante as crises econômicas que afetam o país, uma vez que, nesses momentos de fragilidade, o brasileiro prefere, ao invés de cortar, reduzir gastos com cosméticos, por meio da substituição de marcas tradicionais por produtos de pequenas empresas. Sendo assim, é muito importante, para os microempreendedores ,ter conhecimento sobre os ingredientes de cosméticos.

O fortalecimento desse setor é provocado, também, pela diversidade de produtos no mercado, que buscam suprir as necessidades de um grande público. Dessa forma, apesar dos cosméticos possuírem características e propriedades específicas, eles apresentam uma base de desenvolvimento semelhante. A seguir você conhecerá 4 componentes que estão presentes na maioria dos produtos de beleza e quais são suas formas de atuação.

1. O agente de limpeza Lauril Sulfato de Sódio (SLS):

produto higieneEssa substância é encontrada em diversos tipos de produto de beleza e higiene pessoal, como shampoos, removedores de maquiagem, sais de banho, entre outros. Além disso, é responsável por remover a gordura da área de aplicação para facilitar a absorção de outros compostos. É importante destacar, que o SLS é alergênico e irritante, logo, deve-se procurar alternativas e utilizá-lo em baixas concentrações ou substituí-lo por agentes mais suaves. O lauriléter sulfato de sódio e o cocoanfoacetato de sódio, por exemplo, são boas opções.

2.  A ação de conservação dos Parabenos

Os parabenos são uma classe de compostos químicos utilizados na indústria cosmética para prolongar a validade de produtos agindo no combate a microrganismos que possam se proliferar nestes. Entretanto, uma polêmica  acerca dos parabenos serem ou não carcinogênicos leva consumidores a optarem por produtos livres de tais compostos. Assim, como opção, marcas de produtos naturais optam por adicionar a suas formulações ingredientes como argila e talco que absorvem água e tornam o ambiente inóspito para bactérias.

3. Os óleos essenciais

embalagemEstes compostos se originam de minúsculas estruturas secretoras das plantas que podem estar presentes em várias partes de sua estrutura. Hoje 98% da produção é utilizada na indústria de cosméticos por acrescentarem aos produtos suas propriedades aromáticas e terapêuticas. Alem disso, estas substâncias naturais são altamente concentradas. Dessa forma, fica evidenciada a necessidade de serem utilizados em dosagens corretas. O óleo de lavanda possui aroma agradável, e age como antibacteriano em cosméticos anti acne.

4. Quelantes

A importância dos quelantes como um dos principais compostos de um cosmético é inegável. Esta classe de produtos químicos é responsável pela estabilização das mais variadas formulações. Componentes como o EDTA dissódico e tetrassódico são responsáveis por complexar e inativar íons metálicos que podem vir a ocasionar uma série de problemas devido às interações com algumas matérias primas. Entre os riscos presentes pode ocorrer oxidação de corantes, formação de precipitados e diminuição da vida útil da fórmula.

mulher maquiandoBuscar superar as expectativas do público consumidor por meio de produtos inovadores e com preço competitivo no mercado é uma ótima maneira de enfrentar momentos de crise. Introduzir produtos com essas características em um mercado ainda atrativo para a população pode fazer com que se atinja uma fatia do mercado preciosa de maneira a garantir a saúde financeira de seu negócio.

Se interessou pelo assunto ? Entenda mais sobre cosméticos!

Como começar sua própria fábrica de cosméticos?

4 tendências no mercado consumidor de cosméticos

Cosméticos naturais: como se destacar no mercado

Quer fazer o seu próprio cosmético? Entre em contato conosco para te ajudar nessa jornada.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress