fbpx

Polímeros Biodegradáveis: Por que investir neste mercado?

Desde o início do século XX, houve um grande crescimento da utilização de polímeros no mercado mundial. Dentre os principais motivos para essa expansão estão a possibilidade de aplicação em diversas áreas. Variam desde a indústria automobilística à medicina, e o advento de novas tecnologias que possibilitaram melhorar o processamento e o controle das propriedades finais do material.

Contudo, esse aumento na produção e no consumo gerou também uma elevada quantidade de resíduos. Uma alternativa que vêm se destacando, por conciliar o uso de polímeros e a preservação ambiental, é o uso de polímeros biodegradáveis, que sofrem degradação mais facilmente.

Sendo assim, mostraremos 4 razões que justificam o investimento nesse mercado inovador.

1. Preservação ambiental

sustentabilidade terra com um brotoOs polímeros biodegradáveis apresentam a grande vantagem de serem degenerados por microrganismos naturais, como bactérias e fungos. Dessa forma, eles conseguem ser degradados em um tempo muito inferior aos polímeros convencionais, que demoram anos para sofrerem o mesmo processo. A utilização de polímeros biodegradáveis é, portanto, uma forma de minimizar a geração e a eliminação de resíduos no meio ambiente.

2. Valorização de produtos ecológicos

plantaOutra vantagem dessa classe de biodegradáveis é a possibilidade de conquistar um novo tipo de consumidor, que é ecologicamente responsável e que se preocupa com o impacto gerado por seu estilo de vida. Essa aquisição de hábitos de consumo mais sustentáveis está atingindo uma parcela cada vez maior da população, já que tópicos como a eliminação inadequada de resíduos, a poluição ambiental e  a sustentabilidade estão sendo mais abordados pelas mídias e nas redes sociais. Portanto, produtos ecologicamente corretos são uma boa opção para alcançar novas fatias de mercado.

3. Grande versatilidade de polímeros biodegradáveis

Assim como os demais polímeros, esses materiais biodegradáveis apresentam grande versatilidade nas suas propriedades e, consequentemente, nas suas aplicações. Com materiais de partida, processamento e aditivos corretos é possível obter polímeros com diferentes características. Com isso, têm-se diversos produtos, desde implantes médicos a tintas e a adesivos. Dessa forma, é possível conciliar a conhecida versatilidade dos polímeros em geral e a preservação do meio ambiente.

4. Visão econômica para uso de polímeros biodegradáveis

Esta grande diversidade de aplicações normalmente é ditada por motivos econômicos, de desempenho do material e de hábitos de consumo (dos possíveis clientes). A indústria vai permanentemente pesquisando essas variáveis e, com isso, determinando as suas escolhas. Dentre elas, a opção pelos polímeros biodegradáveis ganha força devido a sua valorização frente ao aumento do público consumidor. Esse público se preocupa com o impacto ambiental, uma vez que esses polímeros geram resíduos de curta duração.

Dessa forma, a demanda das indústrias por polímeros é bastante alta, já que estes possuem diversas funções e aplicações. Além disso, vale ressaltar que é extremamente importante fazer uso dos polímeros biodegradáveis como um investimento de longo prazo, adequando-se, pois, ao novo mercado e alinhando sua empresa a uma cultura sustentável, de modo a aumentar o número de clientes e, consequentemente, o lucro da empresa.

Teve alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe!

Por Gabriela Vieira, Samantha Faria e Tairine Bolina

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress