fbpx

Ingredientes que podem afetar a validade do seu produto

Uma composição de latas de conserva cilíndricas, algumas em pilhas e outras soltas, exibindo tons de dourado e prata, representando alimentos com boa validade. À esquerda, sacos plásticos transparentes revelam o conteúdo de alimentos secos, como grãos ou massas. O fundo é parcialmente visível, mostrando outros itens armazenados em embalagens plásticas.

A vida útil de um alimento é o tempo durante o qual as características sensoriais permanecem adequadas. Além disso, o desempenho do produto deve estar de acordo com o desejado pelo fabricante. Isso significa que o produto mantém sua segurança, valor nutricional, sabor e aroma se mantendo ótimo ao consumo. Diversos fatores determinam esse período de validade, como a composição, a presença de conservantes, os diferentes tipos de embalagem, os métodos de armazenamento e outros.

Assim, é crucial entender como moldar a durabilidade do produto para impulsionar o sucesso do seu negócio. Por isso, discutiremos a seguir alternativas que podem auxiliar no aumento da vida útil dos produtos.

Impacto da atividade de água na validade 

Um dos fatores que contribuem para a deterioração dos produtos, é a quantidade de água livre presente no alimento. Os microrganismos utilizam essa água livre em seu metabolismo. O que facilita o crescimento de fungos e bactérias que comprometem a qualidade dos alimentos e podem causar doenças. Ingredientes que retêm água, como os açúcares, intensificam esse problema. Nesses casos, os fabricantes empregam aditivos. O propionato de cálcio e o ácido sórbico, por exemplo, reduzem a atividade microbiana e, consequentemente, evitam a degradação dos alimentos.

O fenômeno da oxidação lipídica

Outro fator que afeta a vida útil dos produtos é a oxidação lipídica. O oxigênio degrada óleos e gorduras, gerando odores desagradáveis, perda de valor nutricional, além de alterações na cor e na textura. Para impedir esse efeito indesejado, os fabricantes utilizam antioxidantes como a vitamina C, a fim de prolongar a validade do produto e preservar suas características.

Nesse texto, foram analizadas duas formas pelas quais os produtos podem ser degradados, mas existem inúmeras outras. Assim, para garantir um produto com qualidades duradouras, é crucial um estudo mais aprofundado, levando em conta as especificidades de cada alimento.
Para uma análise mais aprofundada, recomendamos ler o nosso e-book de Aumento de Vida Útil. Ele trata esse tema de modo mais aprofundado e pode auxiliar, ainda mais, a aprimorar a validade dos produtos, impulsionando o seu sucesso.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress