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A importância de estudar antes de adicionar aditivos no seu produto

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Utiliza-se aditivos na maioria dos produtos consumidos. Eles estão entre os responsáveis por proporcionar uma melhor qualidade aos produtos, aumentar a vida útil e solucionar problemas na produção. Nesse contexto,  o ato de adicionar aditivos contribui para aumentar a disputa do produto no mercado. 

De modo geral, representa-se os aditivos por uma variedade de substâncias químicas, adicionando-os ao produto de forma a influenciar suas características. Dessa forma, utiliza-se tais elementos em alimentos,  com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades. É fundamental que não prejudiquem o seu valor nutritivo, o seu processamento, alguma propriedade ou até mesmo a sua aparência. 

Entretanto, caso queira adicionar aditivos no seu produto é necessário  estudar mais sobre o assunto. Isso se deve pois a falta de direcionamento e a utilização inadequada dessas substâncias impedem os benefícios dos aditivos. Com isso, podem configurar graves problemas para os consumidores do produto. 

Quer saber quais os riscos de não pesquisar antes de adicionar aditivos nos produtos? Descubra mais sobre os pontos de atenção a seguir.

Escolha do aditivo

Um dos principais pontos necessários para realizar a escolha do aditivo certo é saber qual o mais ideal para seu problema. Sabe-se que, no mercado, são inúmeros os tipos diferentes de aditivos. Para realizar a escolha certa, é necessário muito estudo e adequação às normas sanitárias. Sendo assim, muitos produtores não utilizam esses recursos por não saberem muito bem como escolhê-los. Assim, acaba por gerar problemas muito grandes na produção, principalmente aos tópicos relativos à validade do produto.

Por isso, é importante a escolha de uma consultoria especializada para entender melhor como o aditivo vai interferir na produção. Isso ocorre pois, realiza-se etapas através de pessoas que já têm conhecimento profissional, para que, de forma assertiva, escolham o aditivo para cada caso. Além disso, a adição de aditivos é muito positiva do ponto de vista comercial. Isso porque interfere, muitas vezes, no aumento de vida útil necessário para o produto do cliente.

Regulamentaçãotexto ok

É necessário estudar as diretrizes para adicionar aditivos, sobretudo, em alimentos, uma vez que muitos aditivos alimentares são prejudiciais, especialmente os artificiais. Nesse sentido, considera-se aquela premissa que diz que ” a diferença entre o remédio e o veneno está na dose “. A ausência de uma pesquisa antes de adicionar o aditivo representa um risco à saúde dos clientes. Sendo assim, existem limites muito bem delimitados pela regulamentação dos países acerca dos aditivos potencialmente tóxicos. No Brasil, essa dosagem máxima é disposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Cada aditivo possui um código e um limite para certa massa de alimento em concentrações que não superem os valores de Ingestão Diária Aceitável (IDA) recomendados. 

Apesar de todos os benefícios gerados pela aplicação de aditivos, há uma necessidade muito grande de atenção quanto ao seu uso. Por isso, a ANVISA se mostra como instituição reguladora do uso dessa categoria de produtos. Em relação a isso, a legislação brasileira se mostra positiva. Utiliza-se um aditivo ou coadjuvante somente quando constar da legislação específica para a categoria de alimento, em suas respectivas funções e limites máximos. Sendo assim, permite-se sua utilização após o resultado de pesquisas científicas. Realizam-se pesquisas para ver as interferências desses produtos na saúde das pessoas em concordância ao IDA, citado anteriormente.

Efeitos indesejados no produto ao adicionar aditivosprocedimentos

Apesar da utilização de aditivos ser algo indispensável nos dias de hoje, necessita-se de bastante cuidado em seu emprego. Isso decorre do fato de que o uso irrestrito dessa categoria de produtos está ligada a efeitos na saúde das pessoas. Os efeitos da utilização errada de aditivos são diversos, alguns deles são: alergia, hiperatividade e câncer. Além disso, tal como ocorre na utilização errada de embalagens, o emprego do aditivo errado pode estar associado a inúmeras consequências negativas no produto. Temos como exemplo: aspecto, cor, sabor, odor e validade do alimento, além de muitos outros problemas que podem acabar descaracterizando o produto.

Modo de aplicaçãoformulação

Mesmo que se tenha conhecimento de qual substância utilizar, é necessário conhecer a proporção a ser utilizada e o modo ideal de aplicar essa substância no produto. Nesse contexto, um estudo sobre o aditivo possibilita entender se é melhor borrifar o aditivo, qual a dosagem adequada e  em que momento da produção eles são adicionados. Caso contrário, não obtêm-se os resultados desejados no produto.

Conhecimento de mercado gráfico de barras crescente com moeda

Antes de adicionar um aditivo é importante, também, realizar uma pesquisa de mercado, uma vez que esse estudo possibilita fazer escolhas mais assertivas. Nesse sentido, garante-se os melhores resultados para o seu produto analisando as tendências do mercado. Esse é o caso da preferência por conservantes naturais em relação aos conservantes sintéticos, o que pode fazer uma enorme diferença no desempenho do seu produto. Além disso, realizar um estudo eficiente sobre qual aditivo utilizar no seu produto e o sobre os fornecedores, é fundamental para uma escolha eficiente e com o melhor custo benefício. 

Conclusão 

A fim de evitar eventuais problemas e aproveitar o que os aditivos podem oferecer, é muito importante fazer um estudo sobre a aplicação dessas substâncias. De um modo geral, é por meio de uma boa pesquisa que se tem as respostas para perguntas como: Qual aditivo utilizar? Como utilizar? Em que momento se deve adicionar no produto? Em qual proporção utilizar? Dessa forma, incorporando conhecimento e direcionamento no ato de adicionar aditivos  é que se consegue, de fato, os benefícios que eles fornecem.

Ficou interessado nos efeitos proporcionados pelos aditivos? Entenda como essa substância foi utilizada para aumentar a vida útil do pão de mel da nossa cliente!

Gabriel Janson e Nicholas Bernhard

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