fbpx

Kefir de Leite: a Promessa Para o Mercado de Laticínios

kefir

Por Bárbara Martins –

ícone de garrafa de leite com um copo ao lado

Kefir pode soar como uma palavra estranha, mas se origina do turco keif que significa “sentir-se bem/bem estar”. É uma bebida fermentada e rica em nutrientes, uma vez que contêm muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, como cálcio, fósforo, magnésio, entre outros. O kefir de leite é essa bebida fermentada derivada do leite, que pode ser de vaca, cabra, ovelha e até de soja. Além disso, é considerada um alimento vivo, por ser um resultado de leveduras associadas a bactérias, misturando probióticos e prebióticos. 

ícone de pote de iogurte com uma colher dentro

Seus grãos são massas gelatinosas que possuem uma aparência semelhante à da couve-flor e variam de 3 a 35 mm de diâmetro. Ainda, têm formatos irregulares, uma coloração branco-amarelada e uma textura viscosa e firme. Uma boa comparação para melhor visualização é que o kefir de leite é similar ao iogurte natural com relação à textura, sabor e aroma.

Apesar de ser um derivado do leite, esse produto é bem diferente dos laticínios mais comuns no mercado. Enquanto o kefir oferta uma rede complexa de bactérias e leveduras, apenas um ou poucos tipos residem nos lácteos presentes nas prateleiras atualmente. Segundo o médico Dan Waitzberg, a composição e a quantidade de microrganismos vivos presentes nesses grãos é incomparável. “Nesse quesito, ele supera qualquer outro produto do mercado, como iogurtes e leites fermentados”, afirma.

Por que investir nessa promessa? 

ícone de prancheta com uma maçã ao lado

Os laticínios sempre foram muito presentes na alimentação dos brasileiros, não é a toa que seu mercado é bem amplo e está em crescimento. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2019 a produção de leite no Brasil foi próxima de 24,4 milhões de toneladas, sendo 3% maior que em 2018. Outro mercado em expansão é o de alimentos fitness que cresceu 98% de 2009 a 2014.

Você pode estar se perguntando qual a relação entre esses dois mercados e a resposta é exatamente o kefir de leite. Essa bebida representa a interseção de dois mercados em crescimento, portanto, é definitivamente uma promessa que merece atenção. O crescimento do kefir no mercado é iminente, tanto por ser uma inovação no mercado brasileiro quanto pelos benefícios que gera à saúde.

Benefícios para a saúde

Propriedades antibacterianas

ícone de ser humano com alta imunidade com um escudo ao lado

Um dos probióticos encontrados no kefir é o Lactobacillus kefiri, como este é um dos mais potentes existentes, o kefir de leite é considerado um dos probióticos mais potentes da atualidade. Além disso, o Lactobacillus kefiri possui uma excelente ação antibacteriana, tendo a capacidade de matar bactérias poderosas, como a Salmonela. Assim, o consumo do kefir torna nosso organismo mais protegido devido a essa propriedade.

Proteção do sistema digestivo

ícone de intestino

Dentre os benefícios, o mais conhecido é a manutenção do equilíbrio da microbiota intestinal, que ocorre pela ação de bactérias ácido-láticas. Desse modo, ao garantir essa harmonia, reduz a ocorrência de diarreia, de prisão de ventre e ajuda a desinflamar o intestino. Além disso, como tem sua ação antibacteriana na região, protege de agentes externos que causam gastrites e úlceras, de modo a diminuir a ocorrência de doenças no intestino.

Outra característica importante do kefir é que algumas das suas bactérias se alimentam da lactose do leite. Diante desse consumo, o kefir permite um aproveitamento de benefícios pelo organismo, sem gerar efeitos colaterais desagradáveis. Assim, é um alimento do mercado de laticínios ideal para aqueles que possuem algum tipo de intolerância a lactose.

Prevenção de doenças

O consumo dessa bebida previne diversas doenças, como infarto e AVC, por reduzir a pressão, doenças respiratórias e câncer. Além de prevenir este último, também atua como coadjuvante contra esta doença, já que evita o crescimento desenfreado das células cancerígenas, e assim, aumenta as chances de cura. Já para a diabetes, ele não previne, mas ajuda a manter a glicemia controlada. Por fim, também modula a imunidade, melhora a densidade óssea, combate alergias, desintoxica o organismo, entre outros. 

Auxílio no emagrecimento

ícone de balança com uma seta para baixo indicando a perda de peso

O kefir de leite ajuda na dieta, porque suas bactérias melhoram a flora intestinal, o que auxilia sua atividade e melhora o metabolismo. Além disso, como tem poucas calorias, pode ser consumido à vontade. Este consumo é incentivado tanto por controlar a fome, ao dar uma sensação de saciedade, quanto por ser rico em cálcio, fortalecendo os ossos e músculos para a prática de atividades físicas.

Como produzir o kefir de leite?

ícone de grãos de kefir

Primeiramente, será necessário que você obtenha os grãos, o que normalmente acontece por meio de doação. Todavia existem grupos na internet, como no Facebook, caso você não conheça alguém que cultive esses grãos de kefir. Uma vez tendo esses grãos em mãos, pode iniciar o preparo e também cultivá-los, permitindo que posteriormente você também possa fazer doações. 

Desse modo, diante dos dados de crescimento dos mercados fitness e de laticínios, o kefir de leite é visto como uma promessa de investimento. Além disso, seus variados benefícios para a saúde e sua produção simples só confirmam essa inovação. Ficou interessado nessa ótima oportunidade? Entre em contato com um dos nossos consultores especializados.

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress