fbpx

Tendências no Setor dos Cosméticos: Produtos em Barra

heather-ford-FbrDS0jY_Hw-unsplash

Por Guilherme Pelliciari e Jéssika Kelly de Oliveira –

ícone de mão segurando um produto em barra

Você sabe o que é “ecofriendly”? São consumidores que buscam consumir apenas marcas ecologicamente corretas. Segundo A Gazeta, essa consciência vem crescendo no mercado consumidor, com 20% dos brasileiros, em 2019, declarando pertencer ao grupo. Com esse progresso, os produtos em barra são uma das inovações que vem ganhando destaque no novo cenário.

A indústria cosmética também está tendo que se adaptar às novas exigências do mercado consumidor. Para isso, uma opção são os produtos em barra, definidos como uma versão sólida, sustentável e mais consistente dos tradicionais. Com isso, algumas empresas já têm investido nessa nova produção, principalmente no ramo de shampoos e condicionadores. Portanto, reunimos aqui algumas vantagens desses produtos que vêm conquistando cada vez mais espaço.

Principais diferenças entre produtos em barra e tradicionais

ícone da árvore de palmeira

Os shampoos buscam promover a limpeza dos fios, mas nem sempre esse processo é feito da melhor maneira possível. Nos produtos tradicionais, os conservantes e produtos químicos utilizados acabam por ressecar um pouco os cabelos. À exemplo, o óleo de palma, ingrediente comum nesses produtos, contribui para o desmatamento, além de prejudicar as madeixas. Já o shampoo sólido, com ingredientes naturais, limpa e trata os cabelos, além de não agredir o meio ambiente.

Na sequência, os condicionadores têm a função de tornar os fios maleáveis, diminuindo a quebra ao pentear. Contudo, nos produtos líquidos, os compostos quaternários de amônio, responsáveis pelo aspecto macio, ainda geram uma grande polêmica. Esse ingrediente, além de agredir o meio ambiente, também pode causar reações alérgicas nem um pouco agradáveis, como a toxicidade ocular. Logo, nos produtos em barra, esse composto foi substituído por outro natural, com mesmo efeito e menos agressividade.

A partir dessas informações, percebe-se que os shampoos e condicionadores sólidos são uma boa área de investimento. Esses produtos, além de virem ganhando espaço no mercado, apresentam vantagens tanto econômicas quanto ecológicas. Nos próximos tópicos serão apresentadas mais um pouco dessas benefícios e porque eles são tão atrativos.

Vantagens ecológicas dos produtos em barra

ícone de pote de mel

As vantagens ecológicas para o uso de cosméticos em barra são diversas. Inicialmente, destaca-se que pelo fato desses produtos serem constituídos por substâncias naturais, eles auxiliam na conservação ambiental. Além de contribuírem para a agricultura familiar, já que essas substâncias são óleos naturais, mel, ervas e frutas. Um outro fator é que seu uso promove a redução de plásticos descartados na natureza e de gases ecologicamente maléficos.

De acordo com dados coletados pela Euromonitor, em 2016 foram compradas cerca de 480 bilhões de garrafas de plástico. Contudo, apenas 7% delas foram recicladas devidamente, evidenciando, então, um descuido com o planeta. Assim sendo, realizando a troca de shampoos líquidos pelos em barras, estaríamos contribuindo para a redução dessa poluição. Já que estes são embalados utilizando plásticos ou papelão biodegradáveis que são menos agressivos ao meio ambiente.

Um outro ponto em questão é que os cosméticos em barra apresentam uma pegada de carbono, que é o cálculo da quantidade de carbono emitida a partir de uma atividade ou produção feita pelo ser humano, menor que os líquidos. Isso se deve pelo fato de os primeiros serem mais leves e compactos que os segundos. Logo, é necessária uma quantidade menor de caminhões para transportar os em barra, considerando a mesma quantidade de produto. E, portanto, a emissão de gases poluentes se tornaria menor.

Vantagens para o consumidor

A aquisição desses produtos em barra traz diversos benefícios, como as substâncias compostas, o multiuso e a sua maior durabilidade. Além da grande praticidade, pelo fato de ser mais compacto, podendo ser transportado facilmente em viagens. Um outro fator que favorece comprar é por ser uma forma de contribuir para o meio ambiente. Visto que a maioria das fabricantes estão empenhadas na proteção ambiental de diversos ecossistemas.

ícone de blusa sendo lavada em uma bacia

Esses shampoos e condicionadores atraem uma grande quantidade de consumidores, pelo fato de serem compostos por substâncias naturais. O que acaba se tornando uma excelente opção para os alérgicos às substâncias químicas presente nos cosméticos líquidos. Além disso, essa constituição favorece o multiuso dos produtos, como na lavagem de roupas e de animais domésticos. Trazendo, assim, uma maior praticidade para a vida do consumidor.

Devido ao fato desses shampoos e condicionadores serem altamente concentrados, uma menor quantidade é possível chegar a resultados satisfatórios. Evitando-se, com isso, gastos excessivos do produto e fazendo com que sua durabilidade seja maior. Outro benefício dessa característica é que eles acabam sendo facilmente transportáveis. Isso se deve, pois não são muito espaçosos, já que não são compostos majoritariamente por água, como os cosméticos líquidos.

Em suma, os produtos em barra são um grande investimento tanto para os produtores de cosméticos quanto para os consumidores. Destacando, primeiramente, seus ingredientes naturais, os quais fornecessem uma limpeza sem os prejuízos dos produtos químicos. Além, é claro, da vantagem de ser um produto sustentável, agradando a nova demanda crescente do mercado consumidor. Sendo assim, a eficácia e desenvolvimento ecológico dão a esses cosméticos um grande potencial, apesar da pequena embalagem.

E você? Ficou interessado em produzir esses produtos? Dá uma olhada nesse texto que a gente te dá algumas dicas de como começar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *