fbpx

Como a Mult Jr ajudou nosso cliente a conseguir investidores e a abrir seu negócio

Açaí em pó

Você já ouviu falar sobre açaí em pó? Ele vem como uma alternativa à polpa de açaí, que  dentre muitos benefícios, facilita o armazenamento e conservação. A indústria de frutas em pó vem crescendo,  e o nosso cliente enxergou neste mercado uma grande oportunidade. Assim, ele buscou a Mult Jr para auxiliá-lo com um estudo técnico completo sobre os produtos que desejava fabricar, para que, assim, pudesse conseguir investidores para seu novo negócio.

Sobre o cliente

O nosso cliente já possuía negócios setor de alimentos. Entretanto, viu um futuro promissor na produção de açaí em pó. Ele prezava que o produto tivesse um alta qualidade  ao final do processo de fabricação. O seu grande sonho era abrir fábricas deste produto em vários países. Para isso, era preciso conseguir investidores internacionais. Estes investidores tinham interesse no negócio, no entanto exigiam uma argumentação sólida e embasada de que o projeto valia a pena.

Desafios para a produção de açaí em pó

Para atingir o seu objetivo, o cliente precisava de relatórios consistentes sobre a viabilidade e eficiência do processo de produção.  O grande desafio era fazer o estudo sobre as vantagens competitivas do produto, melhor metodologia de produção e maquinário. A dificuldade se deu pois o produto não era tão comum no mercado e a produção e maquinário apresentavam diversas opções a serem escolhidas.

Frutos do açaí

Análise Inicial 

Dado o exposto, para auxiliar o cliente neste sonho, a Mult Jr realizou um Estudo de Viabilidade e Inovação. Este teve foco em entender vários aspectos relevantes que precedem a implantação de uma fábrica. Tal estudo foi de suma importância, pois avaliou a viabilidade de possíveis investimentos em processos produtivos. Esta era uma etapa imprescindível na argumentação para conseguir investidores.

Solucionando o problema – Estudo do Produto

Neste projeto a Mult Jr fez um estudo completo dos produtos que o cliente gostaria de produzir, que incluía as suas características físico-químicas,  vida útil e vantagens competitivas do produto com relação à outros tipos presentes no mercado. Essa etapa foi essencial, pois permitiu que as próximas etapas fossem mais direcionadas.

Solucionando o problema – Estudo do Processo de Produção 

Outro passo importante do projeto foi elencar todos os possíveis processos existentes para a produção de pó de frutas, e após um estudo comparativo indicou-se o mais viável. Esta etapa foi um desafio, visto que existem diversas opções de processo. Alguns critérios avaliados foram a eficiência do processo de produção e os custos envolvidos.

Solucionando o problema – Estudo de Maquinário

Após definir o melhor processo de produção foi feito um estudo dos maquinários necessários desde o armazenamento da matéria prima até o envase do produto final, já que esta é uma parte que requer muito investimento. Com isso, dimensionou-se os equipamentos com base na produção anual requerida pelo cliente e entrou-se em contato com fornecedores em busca de orçamentos. Com esta etapa, portanto, apresentou-se ao cliente os contatos específicos que permitiram a ele montar a sua fábrica com os melhores equipamentos e menor investimento.Tigela com açaí

Solucionando o problema – Estudo de Locais de Implantação da Fábrica

O nosso cliente tinha interesse em produzir em outros locais fora do Brasil, pois tinha como objetivo alcançar mercados estrangeiros. Com base nas possibilidades de países indicados por ele, foi feito um estudo sobre as localidades mais estratégicas para a implantação das fábricas. Aspectos como: custo energético, custos de distribuição do produto e obtenção da matéria prima, foram analisados. Todos esses parâmetros foram necessários porque os custos relacionados a uma fábrica são variados. 

Resultados

Ao final do projeto, foram entregues diversas informações relevantes ao cliente, para que ele pudesse apresentar a seus investidores. Foi estabelecido o melhor local para a construção da fábrica, levando em conta custos e facilidade de exportação. Além disso, definiu-se quais métodos seriam mais vantajosos na secagem do açaí e que possibilitaria o produto de melhor qualidade e menor custo.

Imagem de citação de nosso cliente:

Conclusão

Felizmente, após a realização do projeto, o nosso cliente conseguiu investimentos para o seu negócio está no processo de construção da empresa! A empresa já está em operação no país e, em breve, começará suas operações no país, bem como em outros países. Será que não está na hora de você também tirar o seu sonho do papel? Entre em contato com a gente para um diagnóstico gratuito!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress