fbpx

4 Vantagens de Investir em Tinta Natural

Investir em Tinta Natural

Utilizadas há décadas no mercado de construção civil, as tintas convencionais estão presentes de forma quase imperceptível no nosso dia a dia. Grande parte delas contém materiais tóxicos e derivados de petróleo, prejudiciais para a saúde humana e ambiental. Tendo em vista os estímulos crescentes para a produção de materiais sustentáveis e não tóxicos, surge a tinta natural

Essa nova classe, também chamada de tintas ecológicas, não possui os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), responsáveis pelo forte odor das tintas convencionais. Além disso, são feitas a partir de matérias primas naturais, trazendo uma série de benefícios ao meio ambiente e à saúde. Dessa forma, se você pensa em investir em um negócio do ramo, as tintas naturais podem ser uma ótima escolha. Confira abaixo 4 das suas inúmeras vantagens!

1. Tinta natural não oferece riscos à saúde

Logo após uma demão de tinta convencional nas paredes, é comum sentir um forte odor com uma sensação de sufocamento. Isso resulta da presença dos COVs (Compostos Orgânicos Voláteis), encontrados principalmente nas tintas à base de solvente. Essas tintas podem ter várias combinações de solventes orgânicos, como aguarrás, ésteres, glicóis, éteres, etc. Essas substâncias se vaporizam facilmente, de modo a serem inaladas pelas pessoas, causando, então, sensações de mal estar no organismo. 

Já a tinta natural utiliza solvente à base de água e pigmentos provenientes de minerais, vegetais e insumos animais. Por isso, as tintas ecológicas não evaporam substâncias tóxicas à saúde humana, como os COVs. Dessa forma, seu uso é vantajoso tanto para quem aplica a tinta quanto para quem habita o ambiente em que ela foi aplicada.

Ícone do planeta terra sendo segurando por duas mão para simbolizar a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente

2. A tinta natural é mais sustentável e menos poluente

Muitos dos solventes e compostos utilizados na produção de tintas convencionais são derivados do petróleo. Este é uma fonte de matéria-prima não renovável e altamente poluente, tornando as tintas convencionais pouco sustentáveis e prejudiciais ao ambiente. As tintas à base de solventes devem, inclusive, ser encaminhadas para serviços especiais de coleta, devido aos resíduos tóxicos que liberam se descartadas inadequadamente. 

Por outro lado, as tintas naturais utilizam como matéria-prima insumos vegetais, animais e minerais. Esses produtos não apresentam componentes orgânicos voláteis, nem outros poluentes derivados do petróleo que agridem a atmosfera e a camada de ozônio. Além disso, as tintas naturais podem ser descartadas com o lixo orgânico, sendo facilmente degradadas na natureza. 

Dessa forma, a utilização das tintas naturais influencia positivamente a qualidade do ar e ajuda a reduzir o impacto ambiental. Além disso, investir em produtos “verdes” pode ser uma forma de alavancar as vendas e engajar a marca socialmente.

3. Permite que a parede “respire” e controla a umidade do ambiente 

A impermeabilização causada pelas tintas convencionais leva ao acúmulo de umidade nas paredes. Isso faz com que a estrutura de alvenaria fique prejudicada, além de contribuir para a formação de mofo. Portanto, outra vantagem que a tinta natural tem em relação às tintas convencionais é ser mais resistente à umidade. 

Por não utilizar ingredientes industrializados, a opção orgânica não impermeabiliza a parede, permitindo trocas de umidade com o meio. Em dias úmidos, a tinta natural absorve um pouco de umidade. Em dias secos, emite umidade, e o ar fica com mais qualidade. Essa troca é muito positiva para a saúde, pois evita a formação de mofo e de doenças respiratórias.Gotas de tinta nas cores azul, rosa, amarelo e preto em fila

4. Possui ingredientes econômicos e variados 

No desenvolvimento de novos produtos, um dos pontos mais importantes é a receita, ou seja, quais compostos utilizar e em qual proporção. As tintas naturais utilizam matéria prima mineral, vegetal ou animal, sendo possíveis inúmeras combinações entre pigmentos e ligantes. 

Entre as tintas naturais mais usadas, estão os revestimentos à base de cal. Eles podem ser misturados a pigmentos derivados de plantas, como açafrão e urucum, óxido de ferro ou minerais. Outra alternativa é a tinta de terra, que oferece grande diversidade de tons, dependendo do solo de onde se extrai a matéria-prima.

Como solvente, pode-se utilizar a água. Já como ingredientes ligantes, a cola branca PVA, caseína (proteína do leite), goma de babosa, amido ou óleo de linhaça. De modo geral, as receitas são fáceis, variadas e econômicas, pois os ingredientes utilizados são de baixo custo.

Como você percebeu, as tintas naturais oferecem muitos benefícios, para a saúde e para a natureza. Ao mesmo tempo, a demanda por produtos mais ecológicos e saudáveis é crescente nos dias de hoje. Portanto, o mercado de tintas naturais se apresenta bastante atrativo e alinhado com as tendências atuais de sustentabilidade. Ademais, a nova classe de tintas apresenta vantagem competitiva, em relação ao custo produtivo e aos métodos diversos que podem ser aplicados. 

Apesar do mercado ser promissor, é essencial que se conheça bem a área a ser investida. Isso engloba um estudo aprofundado sobre o que já existe no mercado, possíveis ingredientes, processos produtivos, maquinário, dentre outros fatores. O serviço de consultoria pode auxiliar bastante nesse processo, acesse aqui e entenda como esse serviço pode te ajudar!

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress