fbpx

Você sabe a diferença entre os tipos de suco, polpa e néctar?

O Brasil é um dos principais exportadores de produtos naturais do mundo. Isso pois o amplo território e o clima tropical (úmido e quente) propiciam um cenário ideal para o cultivo de enormes plantações. Por isso, surgem muitas oportunidades no setor industrial que utiliza como matéria-prima produtos provenientes do agronegócio. Um exemplo clássico é a produção de bebidas a partir de frutas. No senso comum, chamamos a maioria desses produtos de suco. Mas você sabia que a legislação brasileira classifica diversos tipos de suco, além de polpa e néctar, levando em conta sua formulação e fabricação?

É no Decreto nº 6871, de 4 de junho de 2009, que encontramos essa informação. Ele dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas no geral. Ou seja, é a ele que devemos recorrer quando precisamos de alguma informação legal sobre bebidas. Na seção II deste decreto encontram-se as informações sobre as bebidas não alcoólicas. É nela que são classificados os diversos tipos de suco listados abaixo.

Tipos de suco

Um suco é a bebida não fermentada e não diluída destinada ao consumo, obtida da fruta madura por processamento tecnológico adequado, submetida a tratamento que assegure a sua conservação até o momento do consumo. Nele é vedada a adição de aromas e corantes artificiais. Os tipos de sucos determinados pela lei são:

  • Integral:  suco sem adição de água, açúcares, conservantes e demais aditivos, sendo proibido o uso de tal designação para o suco reconstituído.
  • Reconstituído: obtido pela diluição de suco concentrado ou desidratado, até a concentração original do suco integral ou ao teor mínimo de sólidos solúveis estabelecido por lei para cada tipo de suco integral.
  • Desidratado: suco no estado sólido, obtido pela desidratação do suco integral.
  • Concentrado: suco no estado líquido que foi parcialmente desidratado.
  • suco copoTropical: suco diluído em água potável por meio de processo tecnológico adequado, devendo ter cor, aroma e sabor característicos da fruta. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) define uma concentração mínima para o suco tropical de cada fruta.
  • Misto: suco obtido pela mistura de frutas ou combinação de fruta e vegetal. O rótulo desse produto deve conter a expressão “suco misto”, seguida da relação de frutas ou vegetais utilizados, em ordem decrescente das quantidades presentes na mistura

Polpa de fruta

A polpa de fruta é o produto não fermentado, não concentrado, obtido por esmagamento das partes comestíveis da fruta. Posteriormente, esse produto é congelado. Caso a polpa contenha mais de uma fruta, ela é denominada polpa mista.

 

Néctar

O néctar é a bebida não fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal. Nele, adiciona-se açúcares, e essa bebida é destinada ao consumo direto. É permitido adicionar-se conservantes e outros aditivos, sendo que sua concentração máxima é definida pelo MAPA.

Refresco

O refresco é a bebida não fermentada, obtida pela diluição, em água potável, do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem. Ela pode ou não ter adição de açúcares. A quantidade de água adicionada é maior do que no néctar.

 

Refrigerante

Um refrigerante é a bebida gaseificada obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcar e outros aditivos. Os refrigerantes devem conter uma concentração de suco acima da mínima exigida pelo decreto. Entretanto, essa quantidade pode variar para cada fruta. Por exemplo, os refrigerantes de laranja e uva devem conter, no mínimo, 10% em volume do respectivo suco. Já os refrigerantes de limão devem conter 2% em volume de suco de limão.

garrafa de refrigerante

Tendo em vista esse decreto, fica claro que a fabricação dos diversos tipos de suco, bebidas e demais produtos do ramo alimentício é complexa. Por isso, iniciar um negócio nesse ramo pode parecer bastante desafiador. E aí, ficou interessado e deseja saber como começar sua fábrica de sucos? Descubra mais aqui.

Classifique este post!

2 comentários em “Você sabe a diferença entre os tipos de suco, polpa e néctar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress