fbpx

O que pode afetar a validade de um produto alimentício?

A validade de alimentos se refere a vida útil desses. Sendo assim, é o período de tempo em que o produto está seguro para o consumo. Desta forma, a sua observação pelos consumidores garante que eles possam ter um alimento em perfeitas condições para o consumo. Com isso, os consumidores evitam a aquisição de um produto vencido. Tal fato precisa de atenção, caso contrário, poderia trazer consequências danosas, tanto para o consumidor quanto para o fabricante.

Do ponto de vista do fabricante obter uma validade maior garante um produto competitivo e mais seguro para o consumidor final. Portanto, um produto durável é a chave do sucesso de um expansão de mercado. Continue lendo para conhecer o que é prazo de validade e quais fatores influenciam nesta data.

O que é o prazo de validade?

relógio_tempo_vida útilSegundo o IFT (Institute of Food Technologists), o prazo de validade é definido como o “período entre a fabricação e compra no varejo de um produto alimentício, durante o qual o produto é de qualidade satisfatória”. Ou seja, o período em que o alimento mantém suas características físicas, microbiológicas, nutricionais e sensoriais sem grandes alterações.

Para que a determinação da validade dos produtos alimentícios tenha uma maior excelência e precisão, se faz necessário que esses passem por uma grande gama de processos, testes e experimentos.

A exatidão na determinação da validade de alimentos acarreta uma boa vitrine para os produtos e para o fabricante perante o consumidor. Com isso, cria-se uma relação de confiança e de preferência dos ofertantes para com os demandantes.

Fatores intrínsecos da validade

Os fatores intrínsecos dizem respeito às propriedades resultantes do produto final. Esses estão diretamente relacionados às suas características, incluindo formulação e parâmetros de processamento.

gota de águaAlguns desses fatores tem uma maior recorrência nos alimentos. Dentre eles, há a atividade da água presente. Essa pode reagir com microrganismos do próprio produto ou do meio externo a ele. Tal interatividade acarreta interferências nas características desejadas para o produto final, como mudança de sabor, de textura, de aparência e de aroma.

Outro fator é o oxigênio disponível no meio em que o alimento se encontra. Algumas reações podem ser desencadeadas devido à interação entre o O2 e alguns componentes dos produtos. O efeito da reação que ocorre, abrange situações de reversão de sabor, de desenvolvimento de rancidez, de perda de coloração de corantes artificiais, de crescimento de agentes patológicos, dentre outras.

valor do pH dos alimentos, uma medida da acidez, também se encontra dentre esses fatores intrínsecos da validade. O pH influencia diretamente no crescimento de microrganismos presentes nos produtos. Além disso, o pH influencia também na qualidade durante o armazenamento do alimento e durante outros processos aos quais o produto será submetido. Portanto, ele é responsável pelo controle da deterioração dos produtos.

escalada de ph

 

Fatores extrínsecos

Os fatores extrínsecos estão diretamente relacionados ao ambiente no qual o produto está exposto. Isso se aplica a sua produção, a sua distribuição ou a sua estocagem.

Dentro deste contexto, durante o processo de fabricação, é necessário se atentar para alguns fatores, como a boa higiene. Ela é fundamental para a produção de alimentos seguros e saudáveis. Uma má higiene leva à contaminação, a qual pode ser física, química ou de natureza microbiológica. Isso traz grande impacto na segurança e estabilidade do alimento.

termometroA temperatura é um fator chave. Essa determina as taxas de deterioração, pois  tem grande influência  na multiplicação dos microrganismos. Assim, se o alimento estiver em uma temperatura em que o crescimento de certos patógenos chaves é favorecido, a integridade do produto será comprometida.

Além disso, é necessário ficar atento à presença e  à concentração atmosférica de gases dentro das embalagens. Esses além de influenciarem nas propriedades do produto, também têm grande influência no crescimento microbiano.

A presença do gás CO2, por exemplo, pode ser usada para retardar o desenvolvimento de organismos de deterioração. Já a existência de O2 tem um efeito geralmente prejudicial na qualidade nutritiva dos alimentos.

A luz acelera diversas mudanças prejudiciais a qualidade nutricionais dos produtos comestíveis. Sendo assim, a intensidade e duração da exposição são fatores significativos na produção de descoloração e defeitos de sabor em alimentos embalados.

Como aumentar a validade de alimentos

Quando pensamos em produtos com longa vida útil, associamos imediatamente a alimentos de grande qualidade.

Para que isso se garanta as Boas Práticas de Fabricação são necessárias.  Essas incluem ações como: procedimentos periódicos de higienização de mãos, treinamento periódico de funcionários sobre práticas sanitárias de manipulação de alimentos e higiene pessoal, além do controle e inspeção minuciosa da matéria-prima utilizada.

É importante ressaltar que existe, atualmente, no mercado, uma grande gama de substâncias, aprovadas pelo Ministério da Saúde, para serem utilizadas nos alimentos com diversas finalidades. Assim, a adição de aditivos pode contribuir para a conservação de características do produto, como: coloração, textura e sabor. Além disso, conservantes podem evitar a proliferação de microrganismos aumentando, assim, a sua vida útil.

O fabricante também deve se atentar à adequação das embalagens. A embalagem protege contra danos físicos e previne a contaminação durante o transporte, a estocagem e a distribuição. Além disso, materiais adequados oferecem uma barreira contra a luz, contra trocas gasosas e contra oscilações de temperatura. Isso protege o alimento de muitas mudanças que podem limitar o seu prazo de validade.

Dado o exposto, é importante ter em mente que, segundo a ANVISA, os produtores alimentícios devem sempre informar ao consumidor o prazo correto de validade do alimento.

Portanto, é indispensável que o fabricante, dentro da sua especificidade, entenda perfeitamente todos os fatores que podem afetar a integridade do seu produto, em uma ampla gama de condições. Assim, de posse destas informações, ele deve agir de forma assertiva para buscar o aumento da validade de alimentos produzidos.

Se você pretende melhorar a qualidade dos seus produtos para que este possa ter um maior prazo de validade, entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo! Veja também a seção de conteúdos do nosso site para baixar gratuitamente ebooks sobre aumento da vida útil! 

Classifique este post!

1 comentário em “O que pode afetar a validade de um produto alimentício?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress