fbpx

3 passos para escalar uma produção artesanal

rafael-juarez-hTUdXgbhd3o-unsplash

Uma produção artesanal apresenta, sem dúvidas, inúmeras vantagens. Dentre elas, vale citar a particularidade: cada produto é único e original, sendo feito com muito cuidado pelas mãos do artesão responsável. Entretanto, o aumento da demanda dos clientes pode trazer problemas, pois essa forma produtiva apresenta um baixo volume produtivo e um maior tempo de fabricação. Assim, escalar uma produção artesanal pode ser uma alternativa viável para o seu negócio.

gráfico de barras crescente com moedaNesse sentido, a prática pode ser essencial para que a sua empresa cresça de maneira sustentável. Isso porque uma produção mais automatizada pode agilizar a produção das mercadorias, produzir de maneira mais padronizada com máquinas de alta eficiência, e ainda reduzir os custos de mão de obra, já que os equipamentos exigem uma quantidade menor de trabalho manual. Quer descobrir como planejar esse escalonamento da sua produção? Veja a seguir!

Planejamento Industrial

Após tomar a decisão de escalar uma produção artesanal, o primeiro passo é fazer todo o planejamento da indústria, se atentando na viabilidade e na logística de todo o processo. Nesse planejamento, é importante que, primeiramente, você tenha um entendimento do processo produtivo, pois todo o projeto irá se basear nas informações obtidas com essa primeira fase.

Assim que você souber finalizar o estudo aprofundado de todas as etapas, desde a recepção da matéria prima até o embalamento do produto final, chegou a hora de estudar as normas da produção. Ter um entendimento completo da legislação que rege o processo e o produto garante que a fabricação ocorra de maneira legítima perante os órgãos fiscalizadores, além de garantir a segurança do consumidor final. Dessa forma, é muito importante que você adeque a sua fábrica a essas regulamentações, fazendo todas as mudanças e adaptações necessárias.

layout industrialEm seguida, uma etapa crucial para garantir a qualidade e durabilidade do produto final é o estudo das embalagens. Entender como a mercadoria se comporta de acordo com as condições externas e quais cuidados devem ser tomados para a sua conservação pode aumentar de maneira significativa a validade dos produtos.

Por fim, mas não menos importante, é importante que você defina os maquinários envolvidos no processo de fabricação, além de analisar as suas respectivas dimensões. Para que isso seja feito de maneira assertiva e de modo a evitar gastos desnecessários, é importante levar em consideração o volume produtivo desejado, o quão automatizada você deseja deixar a sua produção, além das dimensões do local em que você pretende montar a fábrica. 

Layout Industrial

Agora que você já fez todo o planejamento da sua fábrica e já definiu todos os equipamentos necessários para automatizar a sua produção, chegou o momento de organizar o espaço fabril. Para isso, é fundamental que você tenha um layout industrial, que é uma representação do chão de fábrica com a distribuição de todos os componentes de produção. 

maquinario_producaoEssa ferramenta tem como objetivo otimizar a fabricação, já que um posicionamento estratégico dos equipamentos facilita o fluxo de pessoas e evita desperdício de tempo. A construção de um layout efetivo se resume em cinco passos principais: análise do seu espaço produtivo, do serviço e dos agentes de produção, construção e validação do layout final.

As três fases iniciais se referem a, primeiramente, um levantamento das dimensões do local de produção, atentando-se à área disponível para alocar os equipamentos. Depois, é importante fazer uma conexão entre esse espaço e todo o processo que você já planejou anteriormente, como citado acima, no entendimento do processo produtivo. Por fim, você irá organizar todos os maquinários, matérias primas e demais agentes de produção, garantindo um espaço de conforto e segurança aos funcionários.

Após realizar as três etapas citadas acima, chegou a hora de colocar a mão na massa. Você deverá decidir o tipo de layout industrial mais apropriado para o seu caso. Depois de montá-lo, você deverá validar o modelo por meio de softwares, analisando os resultados da simulação e os efeitos que o modelo adotado gera na fábrica.

Análise da viabilidade

procedimentosAlém dos procedimentos descritos acima, é extremamente importante que se pense na viabilidade ou não dessa produção. Nessa etapa, temos em mente todos os processos a serem feitos e seus respectivos custos. Assim, é possível realizar diversas constatações acerca da fábrica, como os custos iniciais e mensais, assim como determinar um preço final para os produtos. Afinal, o que adianta investir em um projeto que não trará retornos?

Conclusão

Como foi visto, o escalar uma produção artesanal de forma sustentável é resultado, principalmente, de um bom planejamento da fábrica, que depende de muitos conhecimentos técnicos e econômicos. Por isso, é importante tomar todo o cuidado possível para não pular nenhuma etapa e conseguir realizar estudos completos e aprofundados. Além disso, é muito importante buscar todas as informações em fontes confiáveis, para não comprometer a personalização da sua fábrica.

Por todos esses fatores, recomendamos que você busque ajuda de uma consultoria especializada em realizar planejamento e layout industrial. Trabalhar com o auxílio de profissionais pode aumentar significativamente as suas chances de sucesso. Dessa forma, caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, contate um dos nossos consultores, eles estarão totalmente dispostos a te atender! Boa sorte com o seu empreendimento!

Yasmin Oliveira

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress