fbpx

Como reduzir a pegada ambiental da minha produção

noah-buscher-x8ZStukS2PM-unsplash

sustentabilidadeReduzir a pegada ambiental é um objetivo cada vez mais presente no dia a dia de grandes empresas. O crescimento da tendência é consequência da necessidade de economizar os recursos do nosso planeta Terra e a vontade de maximizar os lucros da produção. Esses objetivos que estão alinhados ao tripé da sustentabilidade. Além disso, o desenvolvimento de ações que preservam o meio ambiente são fundamentais para associar a empresa a um posicionamento ecologicamente sustentável da organização

Assim, as estratégias escolhidas devem avaliar tanto o benefício do investidor quanto a preservação dos recursos naturais. Algumas delas são: a redução do consumo de energia e de água e o uso de materiais recicláveis, o que além de diminuir o desperdício de bens naturais também reduz o gasto da produção; e o gerenciamento eficiente dos resíduos da produção, que se realizado corretamente pode ser uma nova fonte de lucro para a empresa. Quer entender mais sobre o que é a pegada ambiental e como reduzir ela em sua empresa? Descubra a seguir!

Redução do consumo de energia e água

A diminuição do consumo de energia e de água é algo desejado por diversas produções industriais. Essa tendência visa a redução do custo da produção e a contribuição para a preservação dos recursos ambientais. 

gotas de água - conservação artesanais

Para isso, uma estratégia interessante é a elaboração de um planejamento industrial eficiente. Nesse sentido, a técnica se baseia no estabelecimento de metas para redução de energia e a verificação e manutenção de todos os maquinários – que devem operar com o gasto energético esperado. 

Além disso, o uso de fontes alternativas de energia é uma tendência crescente na atualidade. Um exemplo disso é o Biofloat que instalou placas fotovoltaicas – uma fonte renovável de energia – sobre a superfície da água. 

Uso de materiais recicláveis

reciclagemO uso de materiais descartáveis é uma medida essencial tendo em mente o objetivo de adotar uma postura ecologicamente sustentável para sua empresa. O Marketing Verde é uma estratégia baseada em vincular a imagem da instituição a essa visão ecologicamente sustentável. Acerca disso, a prática é muito fomentado ao adotar esse tipo de iniciativa. 

Um exemplo, que ilustra tal uso e como ele é benéfico para a promoção da imagem da empresa é a Mattel, que está em busca de diminuir seu impacto ecológico. Nesse sentido, a fábrica da marca lançou uma coleção da Barbie “Loves the Ocean”, feita de plásticos recicláveis e, junto a isso, se comprometeu a aumentar esse uso. Assim, com o fomento dessa pauta voltada para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, a Mattel passa a ser vista com bons olhos pela crescente parcela da população que compartilha tais valores.

Gerenciamento dos resíduos da produção

Essa é uma alternativa muito interessante para a diminuição dos impactos ambientais de uma indústria. Trata-se de um método capaz de diminuir a extração de recursos da natureza e fornecer ao empresário um novo meio de faturamento. Além disso, é uma estratégia muito interessante para a promoção da empresa.

Diferentemente do tradicional tratamento (quando necessário) e descarte do lixo, o que é proposto é a conversão do que seriam perdas em lucro para a empresa, seja pela venda deste resíduo ou pelo seu reaproveitamento. A partir do gerenciamento eficiente dos resíduos da produção, a melhor alternativa pode ser escolhida de acordo com o nicho de mercado e da realidade do cliente. Posemos avaliar as seguintes possibilidades:

  • Para resíduos alimentícios, uma maneira de gerenciá-los é pela fabricação de adubo, com alimentos que seriam destinados ao lixo e passam a ser utilizados na produção agrícola. Nesse meio, a produção de novos produtos também se torna uma possibilidade que além de diminuir o desperdício contribui para a lucratividade;
  • A venda desses materiais em empresas que têm uma grande produção de resíduos sólidos é uma possibilidade muito benéfica para os produtores, já que eles obterão dinheiro a partir de algo que já não tem valor para a indústria.

Conclusão

Desse modo, é possível concluir que a busca por reduzir a pegada ambiental é uma preocupação em ascensão e que contribui para o meio ambiente e para o sucesso financeiro das empresas. Além disso, o crescimento do Marketing Verde aponta a preocupação das pessoas sobre a consciência ambiental das empresas produtoras do que elas consomem.  Isso confirma a necessidade de as instituições se atentar aos fatores citados acima, pois podem ser fundamentais para a competitividade no mercado atual

Nesse sentido, é importante repensar como sua empresa age perante as questões relativas à sustentabilidade. Sua produção está planejada de modo em que não haja desperdício de água e energia? O uso de materiais reutilizáveis está presente no dia a dia da produção? Você tem o desejo de transformar os resíduos da produção em algo lucrativo? Se essas respostas forem positivas, entre em contato com a Mult!

Ana Luiza Miranda Fróes

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress