O mercado de beleza se fortalece no Brasil cada vez mais. De acordo com a pesquisa feita pelo Euromonitor International, o mercado de cosméticos brasileiro é o quarto maior do mundo, sendo, então, referência mundial. Esse cenário de alta demanda gera o ambiente ideal para a criação e o sucesso de novas empresas. Assim, para entrar nesse setor inovador e em crescimento, é importante conhecer as tendências na área de cosméticos que estão em alta.
As tendências são o reflexo do comportamento da sociedade. Por isso, um empreendedor precisa levar isso em consideração ao planejar quais produtos a sua marca desenvolverá. Com a pandemia do coronavírus, a população não podia contar com estabelecimentos como salões de beleza por estarem fechados. Essa lacuna fez com que a beleza natural se tornasse presente em discussões e no novo cotidiano. Portanto, tem influenciado diretamente no que os consumidores estão procurando. Quer saber quais as principais tendências do mercado atual? Descubra a seguir.
Skincare como rotina
Traduzida, skincare significa “cuidados com a pele”. E cuidar da saúde nunca esteve tão em alta. Esse termo tem se feito presente na rotina diária dos brasileiros que prezam pelo autocuidado. O skincare é composto principalmente por três etapas: limpeza, hidratação e proteção da pele. Com o uso dos produtos adequados em cada etapa, o resultado final é uma pele saudável e jovem.
Sabonetes faciais, espumas e balms são a base do skincare. Estes são itens que podem, além de fazer uma limpeza profunda, desobstruindo os poros, refrescar e equilibrar a oleosidade da pele. Em conjunto, cremes hidratantes e protetores solares são outros dois pilares da rotina de cuidados de todo brasileiro. Por ser um país tropical com verão de altas temperaturas, produtos de textura leve e características potentes são os mais procurados no Brasil.
Confira aqui mais detalhes sobre essas etapas e os principais componentes utilizados em cada uma delas.
Pele natural é sinônimo de saúde
A partir de uma pele bem cuidada, a tendência é investir no aspecto natural da pele fresca. Dessa forma, uma maquiagem feita sem muitos esforços e produtos, mas sim de forma prática e otimizada, tem sido a inovação do mundo da beleza atual. Bases mais leves e fluidas são as mais requisitadas do mercado. Esses cosméticos ainda valorizam os traços únicos e a diversidade de rostos da população brasileira, sendo, então, mais um atrativo.
A presença de blushes cremosos e hidratantes labiais do tipo “lip tint” também transparecem saúde e jovialidade. Estas são reinvenções de produtos já tradicionalmente usados, mas que conquistaram seu espaço na necessaire dos brasileiros pelo efeito que promete, e cumpre. Ainda, os iluminadores reforçam o viço que uma pele hidratada tem, garantindo o efeito “glow” que agrada a grande maioria dos consumidores.
A Adcos, marca de dermocosméticos considerada referência no mercado da beleza, explica mais aqui sobre esse efeito.
Olhos coloridos
O efeito natural e brilhante se estende aos olhos, e os consumidores direcionam o foco da maquiagem para a região do olhar, destacando-a com sombras e delineadores coloridos. Após as restrições da pandemia e da quarentena, as pessoas procuram se expressar, com criatividade, no seu visual, explorando diferentes cores e formatos de desenhos.
Segundo a WSGN, empresa global de previsão de tendências, esse combo de olhos coloridos com as peles naturais e iluminadas traz um ar de otimismo. Esse sentimento é reforçado pela diminuição das restrições referentes à pandemia. Logo, é criada uma relação entre esses dois fatores e ressalta o quão promissores conjuntos de sombras e delineadores coloridos são no mercado futuro.
Embalagens sustentáveis também são tendências de cosméticos
Os consumidores não prestam atenção somente aos tipos de cosméticos, mas também em como eles estão sendo vendidos. O meio ambiente tem sofrido cada vez mais com os impactos negativos do estilo de vida atual. Essa realidade tem sido motivo de preocupação e conscientização da população brasileira. Dessa forma, uma das tendências em cosméticos que ganhou destaque são os produtos que contam com embalagens sustentáveis.
Embalagens feitas de materiais recicláveis e retornáveis, como vidro e alumínio, têm se mostrado cada vez mais presentes. A redução do uso do plástico já faz parte da realidade brasileira. Além disso, a redução do uso de água em cosméticos em barra e a utilização de ingredientes naturais são inovações que estão modelando o rumo do setor de beleza.
Ficou curioso e quer saber mais sobre os produtos em barra e como eles funcionam? Dá uma olhada nesse texto com mais detalhes sobre essa tendência.
Agora você já sabe como usar as tendências ao seu favor para entrar no mercado de cosméticos. Aposte em produtos que prezam e valorizam a saúde e a beleza natural dos consumidores, levando em conta a sustentabilidade durante o processo! Por ser um mercado inovador e em constante expansão, é essencial ficar sempre atualizado sobre o que está em alta e no comportamento das pessoas no momento.
Se interessou na produção de cosméticos e agora está considerando abrir a sua própria empresa? Confira aqui cinco dicas para se ter em mente ao começar nesse ramo com a sua própria marca de cosméticos.
Beatriz Monteiro