fbpx

Entenda o mercado de bebidas a base de chá-mate

As bebidas mate, feitas à base das folhas e do talo da erva mate, apresentam uma grande oportunidade de investimento no mercado de bebidas, considerando a grande quantidade de benefícios à saúde proporcionados por produtos feitos a base desse tipo de planta. 

Nesse contexto de oportunidade de investimento em um mercado emergente, observa-se que a associação da utilização desse sabor com métodos de refrigeração e congelamento já estabelecidos, é uma oportunidade de investimento muito atrativa. Alguns empresários, buscando inovação, ainda criam produtos completamente novos a partir da erva mate, como o Xeque Mate, bebida alcóolica a base de mate e rum que fez sucesso no carnaval de Minas Gerais. Continue lendo o texto e saiba mais sobre as qualidades da utilização das bebidas mate como produto.

Xeque Mate, bebida mineira a base de erva mate e rum.

Saúde

As bebidas mate apresentam inúmeros benefícios a saúde, o que as tornam ainda mais populares. As capacidades antioxidantes que estão nos ativos presentes da erva mate auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol ruim. Outro fator é a presença de saponinas, que diminuem a absorção de gorduras no corpo, diminuindo o colesterol.

A diminuição do colesterol acarreta em uma melhor saúde cardiovascular, já que o colesterol ruim é a causa da formação de placas de gordura nas artérias, que são extremamente danosas para a saúde do coração.

Além disso, a erva mate presente nas bebidas mate apresenta caráter anti bacteriano, o que fará com o que o sistema imunológico tenha maior facilidade para lidar com infecções, também auxiliando no combate à cárie.

As características anti inflamatórias do chá mate, fazem com que este seja uma boa opção para o relaxamento e recuperação muscular, o que ocasiona em um maior rendimento, além de proporcionar alívio.

Outro fator é a presença de ácidos clorogênicos na composição do chá mate, com propriedades antioxidantes e hipoglicemiantes, que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres nas células e diminuindo assim, a produção de glicose pelo fígado, o que regula os níveis de glicose no sangue, ajudando a controlar a diabetes.

Inovação

Apesar de apresentar uma certa presença de mercado, as bebidas mate não são demasiadamente saturadas no mercado, o que proporciona um teor de inovação em relação ao início da produção. Esse fator é extremamente importante para o início de uma produção, já que uma menor competição facilita o estabelecimento no mercado.

Um produto inovador também permite uma maior flexibilidade em relação ao teste de novos sabores e soluções, o que permite a criação de maiores inovações e um aumento de possibilidades de investimento. Caso se interesse no mercado de bebidas inovadoras temos um texto que vai mais a fundo nesse setor.

Aprofundado-se um pouco na flexibilidade, é possível observar a versatilidade do chá mate como produto, podendo-se combinar com diversos aromas e gostos, facilitando sua potencialidade inovadora e ajudando no estabelecimento de uma gama de produtos diversificada.

Alto Interesse

O mercado de chás se demonstra cada vez mais forte no Brasil, com o IBGE apontando o aumento de 20 pontos percentuais no consumo de chá no país no período entre 2008 e 2018. Com o período de pandemia começando em 2020 acredita-se que o aumento seja ainda maior nos próximos anos.

Esse alto interesse, associado com a maior utilização de produtos a base de mate no país fazem com que a sua aplicação no mercado de bebidas seja extremamente válida. Outro fator de impacto é o fato da erva mate se tratar de um produto que pode ser produzido em solo nacional, o que aumenta o interesse sobre o produto, além de apoiar os produtores agrícolas brasileiros.

Aplicação de técnicas familiares

Apesar de ser um produto um pouco diferente do comum, as bebidas derivadas do chá mate não apresentam grandes diferenças em relação às técnicas de conservação quando comparados às bebidas tradicionais. Esse fato permite que o produtor utilize-se do conhecimento empregado nas produções comuns, facilitando o processo, além de diminuir o preço da linha de produção.

Uma das técnicas clássicas que podem ser empregadas para aumentar a vida útil das bebidas é a refrigeração. Esse método consiste no emprego de baixas temperaturas para manter um menor nível de atividade microbiológica, além de garantir uma melhor conservação do produto. 

Além disso, a escolha de embalagem, conservantes e aplicação das boas práticas de fabricação influenciam bastante na validade do produto, com a necessidade de um estudo para analisar as melhores opções para o produtor. Temos um texto que vai mais a fundo sobre as maneiras de obter-se uma maior vida útil dos produtos.

Hora de Aprofundar

Analisando o mercado atual e as qualidades e facilidades presentes durante uma produção de bebidas mate, é possível observar que este setor é bastante promissor no cenário atual. Proporcionando oportunidades de inovação e investimento, enquanto se mantém em um mercado estabelecido e com técnicas de produção conhecidas e seguras.

Assim é possível tratar essa oportunidade como extremamente empolgante, trazendo excelentes perspectivas de investimento. Entretanto, para o início de uma produção é necessário um maior conhecimento sobre o assunto, para evitar problemas futuros. No nosso site é possível encontrar vários textos que podem te ajudar a capacitar a sua ideia no mercado de bebidas ou na indústria em geral.

Pedro Possa e Gustavo Drumond

 

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress