A confeitaria é um ramo amplo da culinária e possui diversas áreas, sendo uma delas a confeitaria artística. Essa é a arte de decorar bolos, biscoitos e doces com pastas de açúcar e glacês reais. O setor está crescendo cada vez mais, e os biscoitos natalinos são produtos que ganham mercado de forma ascendente.
Ao iniciar um negócio, é importante pesquisar e entender porque você deve entrar nesse mercado. Esse planejamento e a pesquisa de mercado são fatores importantes para garantir sucesso e lucratividade no seu empreendimento. Por isso, mostraremos nesse texto 5 motivos para você iniciar a sua produção de biscoitos decorados para o Natal.
1. Baixo investimento inicial
Para iniciar sua produção de itens de confeitaria você não precisa de investimentos iniciais altos. Isso se deve ao fato de que você pode começar com apenas os utensílios essenciais e em sua própria casa. Nesse sentido, seus gastos com local e com material são reduzidos. Essa é uma grande vantagem para começar um negócio, pois você pode avaliar o que funciona na sua realidade.
Por exemplo, você identifica com quais equipamentos você mais se adapta para trabalhar e com quais ingredientes você tem melhor resultado. Além disso, por ser em casa você pode se dedicar a melhoria do seu produto, com estudos, treinos e testes. Isso também possibilita que seja uma fonte de renda secundária, já que os horários são flexíveis, conciliando com outros compromissos.
Outro fator interessante é a divulgação desses produtos pela Internet, e as redes sociais são ótimos meios para isso. Ademais, você pode investir em entrega por delivery próprio e entrar em aplicativos de delivery. Essa forma de entrega ganhou muitos adeptos na pandemia, e foi responsável pela sobrevivência de empreendimentos na quarentena. Ela também possibilita um local de trabalho reduzido, já que os clientes nem sempre vão até lá buscar as encomendas.
2. Decorações e formatos variados
Esses biscoitos podem ter diferentes formatos e decorações, com a mesma massa, sendo essa uma tendência no mercado de doces. Nesse sentido, apesar de a ideia inicial serem biscoitos natalinos, eles podem ser vendidos o ano inteiro. Por exemplo, na páscoa, no Halloween, em festas infantis temáticas, entre outros momentos. Basta adequar os formatos e decorações de acordo com o tema da época ou do escolhido pelo cliente. Esse fator torna a venda atemporal e faz com que seu produto seja personalizado, sendo um atrativo para os consumidores.
3. Mercado ascendente de biscoitos natalinos
Os biscoitos com decoração voltada para o Natal são muito comuns em outros países, como nos EUA. No entanto, no Brasil esse é um setor da confeitaria que ainda está começando e está crescendo. Com isso, existem poucos profissionais na área, e geralmente não são qualificados. Isso facilita que você se torne referência e se destaque na área.
Ademais, a confeitaria é um ramo que encanta muitas pessoas. Os reality shows, programas de TV e perfis na Internet ganham cada vez mais visibilidade e conquistam corações. No ano de 2019 os biscoitos decorados foram uma tendência. Um dos fatores para isso é o fato deles alegrarem a mesa, além de seu sabor. Isso evidencia a possibilidade de ter um negócio forte e lucrativo.
4. Muito conteúdo disponível
Na Internet e na televisão existem diversos conteúdos de confeitaria disponíveis. Por serem de naturezas distintas, os preços também variam, tendo receitas e dicas gratuitas e cursos mais elaborados pagos. Isso torna o início mais fácil, já que com pouco investimento é possível se especializar na área. Além disso, você não precisa ter uma receita própria para produzir. É possível encontrar diversas formas de fazer e, a partir de testes, chegar na ideal e com melhores resultados.
5. São atrativos pelo sabor e pela aparência
Os biscoitos decorados, além de terem um sabor muito bom, são bonitos e existem dois pontos importantes nisso. O primeiro é que, geralmente, a primeira compra de uma pessoa sem indicação é feita pela aparência. Isso mostra a importância da dedicação para torná-los mais bonitos, enfeitados e personalizados. E em segundo lugar, eles podem ser usados não só como alimento, mas também como decoração de festas temáticas.
O seu diferencial nesse ramo da confeitaria pode ser esse, ter um produto que tenha as duas características. Chegar na receita ideal é muito importante, mas o ponto mais trabalhoso e difícil é a decoração. Nesse sentido, é interessante que, ao decidir iniciar seu negócio, você faça cursos e treine bastante.
Então, por que começar sua produção de biscoitos natalinos?
Em suma, esse é um mercado em ascensão no Brasil, com investimento inicial baixo e informações de fácil acesso. Isso torna a entrada e a especialização no ramo mais acessíveis. O sabor e a beleza desses doces são pontos bem importantes e que atraem muitos consumidores. Explore o mercado, tenha um biscoito com sabor marcante e que agrade as pessoas. Também inove nas decorações e garanta personalização para conquistar ainda mais clientes.
E você? Ficou interessado em iniciar sua produção de biscoitos natalinos? Leia esse texto com mais informações sobre o investimento em um novo produto alimentício!
Por Sarah Valadares.