fbpx

5 Motivos para Utilizar os Resíduos da sua Produção a seu Favor

garrafas de plástico recicláveis - resíduos da produção

A fabricação de diversos tipos de produtos, tanto em escala industrial quanto em escala artesanal, usualmente geram resíduos. Esses resíduos da produção, independentemente do setor, consistem no que é majoritariamente visto como lixo. No setor alimentício, um resíduo da produção pode ser o bagaço de frutas. Já no setor de cosméticos, pode ser uma embalagem utilizada ou até mesmo um produto químico. Diversas empresas, que não possuem um conhecimento de seus resíduos, os destinam a aterros sanitários ou a incineração. Entretanto, existem muitas outras formas de realizar o manejo desses resíduos, que podem ser vistos até mesmo como recursos passíveis de gerar lucro.

Quais são os prejuízos de não gerir os resíduos da produção?

Quando uma empresa não realiza o gerenciamento adequado de resíduos, muitas vezes os prejuízos ocasionados podem impactar o próprio setor do mercado. Por diversas vezes, alguns resíduos podem ser constituídos de substâncias químicas passíveis de contaminar os produtos finais. Caso isso ocorra, um lote inteiro fabricado se perde, devendo haver uma logística de descarte e substituição completa dos insumos de produção. Ademais, os danos ambientais ocasionados a partir do descarte inadequado de contaminantes residuais podem comprometer a qualidade de recursos naturais como fontes hídricas.

reciclagemDessa forma, os empreendimentos que fazem o uso desses recursos sofrem fortes prejuízos econômicos em sua produção. Além disso, é comum observar empresas que acabam tendo muitos gastos com o manejo dos restos advindos da produção e, consequentemente, pouco lucro. Isso decorre da falta de um pensamento estruturado para gerenciar os resíduos da produção, já que isso está relacionado em analisar o método mais eficiente, sustentável e também lucrativo para utilização de recursos.

As grandes empresas, normalmente, dão mais valor para a gestão dos resíduos de produção, já que qualquer custo adicional em processos internos pode diminuir potencialmente os lucros. Um exemplo desse tipo de ação são as garrafas de bebidas retornáveis, que geram uma economia de custos com matérias primas, e são benéficas ao cliente. Portanto, uma pequena empresa que visa o sucesso deve começar a investir em planejamento e gestão de seus resíduos de forma eficiente.

Por que os resíduos da produção podem ajudar sua empresa?

Ao tratar dos diversos benefícios existentes ao realizar um manejo adequado dos resíduos produtivos, destacam-se alguns motivos para empreendedores investirem nesse planejamento:

O meio ambiente em boas condições

planeta com uma plantaOs impactos gerados no meio natural podem ser consideravelmente diminuídos por meio de uma utilização consciente e planejada dos resíduos de produção. Muito do que é descartado como lixo poderia passar por reaproveitamento em novos processos de produção por companhias de distintos setores. Assim, é possível evitar a extração e destruição de recursos naturais de forma desnecessária, já que esse é um dos grandes problemas enfrentados com a expansão produtiva.

Um ambiente sustentável e bem preservado é um local propício para o desenvolvimento humano, e torna-se necessário para que diversas atividades econômicas perdurem. Boa parte dos impactos ambientais atuais decorrem do descarte inadequado de resíduos, muitas vezes de forma ilegal. Manter o bem estar ambiental também é obrigação dos empreendedores, firmada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Essa regulamentação deve ser seguida de forma a conduzir o desenvolvimento industrial de acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com metas estabelecidas pautadas na sustentabilidade. 

Marketing Verde

Nos últimos anos, vem crescendo o número de pessoas que se preocupam com a sustentabilidade em suas tarefas cotidianas. Esse tipo de preocupação, também impacta diretamente no modo de consumo das pessoas e em suas preferências ao adquirir um produto ou serviço. Tendo um gerenciamento adequado dos resíduos de produção, uma empresa torna-se mais atrativa aos consumidores que prezam pelas boas condições ambientais.

plantaNormalmente, os produtos com um viés sustentável possuem um maior valor de compra. Entretanto, contam com um público consumidor fiel disposto a investir mais no que eles acreditam ser o correto. A IBM, em parceria com a National Retail Federation (NRF), realizou uma pesquisa apontando que os consumidores tendem a pagar até 35% a mais por um produto ambientalmente correto. Dessa forma, esse nicho de mercado possui grande potencial de crescimento futuro, sendo o chamado “marketing verde” um fator positivo para o desenvolvimento da marca no mercado.

Evite Multas e Gastos Adicionais

Empresas que geram resíduos sólidos, de acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, devem ter a documentação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Caso não haja conformidade com a legislação, a empresa pode enfrentar multas que chegam até a casa dos milhões de reais, a depender do porte. Logo, as etapas de estruturação de um PGRS consistem em um investimento na imagem da própria marca, além de evitar gastos indesejados pelo não cumprimento de normas. Dessa forma, a realização de um bom manejo dos restos gerados com os processos produtivos pode ser um ponto essencial para manter um empreendimento regulamentado e lucrativo.

Minimize o Desperdício de Recursos

Assim como um manejo ineficiente pode gerar gastos desnecessários, ao estudar a gestão dos resíduos de produção pode evitar prejuízos relacionados ao desperdício. A produção na medida correta de forma a manter uma quantidade planejada de matéria prima é possível. Isso ocorre quando se executam processos visando a redução de resíduos, já que é comum identificar gargalos onde o desperdício pode ser evitado, até mesmo melhorando o tempo de produção. No que diz respeito ao produto final, a classificação dos resíduos gerados facilita um pensamento direcionado para otimização, já que uma quantia consideravelmente maior de uma determinada classe indica ineficiência.

Inovação em setores variados

lâmpada com planta dentroÉ real a possibilidade de estabelecer iniciativas de criação de novos produtos a partir do que já é produzido em diversos setores. Atualmente existem empresas que utilizam material orgânico de sobras produtivas que, ao invés de ser direcionado ao descarte, pode ser fonte de energia.

Um exemplo de um desses feitos de sucesso consiste na geração de biogás. Essa geração ocorre a partir de esterco em instalações rurais, fornecendo lucro adicional para pequenos produtores que aderiram à prática sustentável. Além disso, já existem estudos direcionados à produção de cosméticos a partir de resíduos de mineração e etanol proveniente do bagaço da cana de açúcar. As possibilidades de inovação são de grande potencial, e a empresa que realiza esse tipo de investimento, já contribui ativamente para um dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

A mentalidade sustentável das organizações

Com o rumo mais consciente que a sociedade segue, o ser humano passa a procurar formas de conciliar o desenvolvimento industrial com a sustentabilidade. As possibilidades de atuação nesse cenário são inúmeras para diferentes setores. A cada ano surgem mais ideias de sucesso para utilização de resíduos de forma consciente. Ademais, os investidores levam cada vez mais em conta os impactos ambientais e as ideias sustentáveis para injetar capital em empresas ao redor do mundo, diz o presidente da empresa Morgan Stanley.

Dessa forma, conhecer um pouco mais sobre o planejamento e a gestão de resíduos da sua produção é pensar no futuro e investir com sucesso. Um passo inicial é  saber se sua empresa é uma das que necessita de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Clique aqui para saber mais sobre o assunto e direcionar sua produção ao crescimento sustentável.

Arthur Rocha

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress