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3 passos para você vender pães no supermercado

baked breads on brown wooden rack

É impossível morar no Brasil e não conhecer marcas como Pullman, Wickbold, Vale do Sol e Sevenboys. Essas e algumas outras marcas simplesmente dominaram o mercado da panificação, em supermercados e mercados, durante muito tempo. Vale lembrar que esse não é um mercado pequeno e que só no ano de 2021 movimentou R$ 105,85 bilhões no Brasil, um crescimento de 15,3% em relação a 2020.

Entretanto, nos últimos anos houve um crescimento da procura por produtos com propostas diferentes, sejam artesanais, com menos aditivos ou de fermentação natural. Isso permitiu que várias empresas e produtores menores entrassem na concorrência pelas prateleiras dos supermercados. Com essa janela de oportunidades surge a pergunta: Como fazer para vender pães e se diferenciar nos supermercados? Continue lendo e aprenda 3 passos para você sair na frente da concorrência!

A sua empresa deve estar regularizadaregistro

Sempre devemos “começar do começo” e um ponto primordial para alguém que quer vender em supermercados é a legislação. Esse é um ponto de atenção que não pode ser ignorado, ainda mais no Brasil com todas as complicações e dificuldades legislativas. É possível começar um negócio e ganhar certo tamanho com produtos não regularizados, mas para dar o próximo passo tanto os pães quanto a empresa devem estar de acordo com a lei.

O primeiro passo é possuir um CNPJ, o que hoje é mais simples pela facilidade criada com o Microempreendedor Individual (MEI). Acompanhado disso, existem algumas licenças que precisam ser realizadas, como: licença ambiental, sanitária e autorização dos bombeiros. Todos esses aspectos são essenciais para a emissão de notas fiscais, importantíssimas para vender pães em supermercados.

Ainda pensando nas questões legislativas, temos a rotulagem. A rotulagem nutricional é obrigatória por lei para todos os produtos embalados na ausência do cliente. Para que ela esteja completa são necessários, entre outros itens: 

  • Lista de ingredientes
  • Prazo de validade
  • Conteúdo líquido (peso do produto)
  • Tabela nutricional
  • Informações sobre alérgicos

Para realizar a rotulagem basta que você se atente às resoluções da ANVISA sobre o tema (RDCs), mas pode ser interessante buscar ajuda caso você tenha dificuldades. Isso porque existem vários requisitos que podem acarretar em multas, caso haja uma inconformidade no produto, ainda mais com a exposição maior que ele terá nos supermercados.

A validade dos pães deve ser boa!

Você deve estar pensando que este item é óbvio, mas não tem nada de óbvio na busca por uma maior vida útil do seu produto. Os pães podem mofar, endurecer, esfarelar, adquirir gosto e/ou sabores ruins e existem inúmeros fatores que podem influenciar nas características. Entre elas estão:

Ingredientes

É muito importante se atentar a quais ingredientes estão sendo usados na receita, vários deles podem gerar uma deterioração acelerada nos pães caso utilizados da maneira errada, ou caso sejam de fornecedores ruins.

Embalagem

Aqui está mais um ponto de atenção! As embalagens são capazes de interagir com os pães causando danos se forem mal escolhidas. Se bem selecionadas, podem gerar uma proteção contra a luz, o ar, a umidade e outros fatores externos que podem acabar com a validade do seu tão querido produto! Aqui tem um texto nosso sobre embalagens que pode te ajudar.

Produção

É essencial que você também se atente à produção. Boas técnicas na fabricação, aliadas a boas práticas higiênico-sanitárias podem ser o fator decisivo no sucesso ou fracasso dos seus pães!

Aditivos

Por fim, mas não menos importante. Os aditivos são substâncias adicionadas aos produtos e que são capazes de conservar e aprimorar algumas características sensoriais. Existem aditivos de todos os tipos, indo dos mais naturais aos mais processados e, utilizados da maneira correta, podem trazer grande competitividade aos produtos. Apesar disso, existem normas que estabelecem quantidades máximas de cada um deles, não é só colocar o quanto quiser, e, por isso, é importante se atentar aos riscos que o uso excessivo de aditivos pode causar.

Os supermercados, por trabalharem com estoques e com tempos maiores de exposição dos produtos nas prateleiras, muitas vezes exigem um tempo grande de durabilidade (alguns meses) e isso pode ser um grande desafio! Por isso, várias pessoas procuram empresas especializadas, como a Mult, para ajudarem a estudar e entender quais os melhores métodos para aumentar a validade dos seus produtos.

Saiba seus diferenciais e respeite seu crescimentomercado

Depois de estar com um produto em conformidade com a legislação e com um ótimo prazo de validade é hora de compreender quais seus diferenciais e o que você pode explorar. É preciso chamar a atenção das pessoas em um supermercado com várias opções. E para que você se destaque e se saia bem é fundamental que você faça uma análise da sua concorrência e entenda o que você pode agregar para o consumidor.

Seus pães se diferenciam por serem deliciosos? Por terem mais fibras que os outros? Por serem nutricionalmente superiores? Ou por combinarem como nenhum outro com um queijo e um cafézinho? São várias as possibilidades para explorar. Por isso, conhecer os seus clientes, inovar e personalizar os seus pães vai fazer com que você se destaque na concorrência e possa vender pães como ninguém!

Sabemos que é muita coisa, então vai com calma. É importante que você analise todos esses aspectos, mas tenha paciência. O caminho mais fácil para você chegar em um alto nível, com muitas vendas em mercados e supermercados é o crescimento saudável e constante. Não vai ser do dia para a noite, comece com feiras menores, venda seu produto por delivery, crie uma rede social, todos esses esforços vão fazer com que você consiga ganhar confiança, clientela e possibilidades de vender em locais maiores. Às vezes vender em um mercado de bairro pode ser mais importante neste momento do que em uma grande rede, pense nisso!

Conclusão

Muitos aspectos são relevantes e podem influenciar na hora de vender pães em pontos comerciais. Lembre-se “comece pelo começo”, regularize seu produto e sua empresa, trabalhe para alcançar uma boa validade e foque nos seus diferenciais. Dessa forma, você terá boas ferramentas para estar à frente da maioria dos seus concorrentes e impactar a vida de várias pessoas, além da sua própria! Gostou do conteúdo? Nos conte aqui embaixo se te ajudamos e confira um projeto que realizamos para auxiliar o Wendel a produzir pães de alho e cebola com mais qualidade!

Samuel Lage

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