fbpx

Crescente busca por shampoos e condicionadores sólidos

cosméticos sólidos

A demanda por shampoos e condicionadores sólidos aumentou consideravelmente no mercado brasileiro durante os últimos anos. Isso aconteceu devido aos pontos positivos de consumir esse tipo de cosmético, relacionados à saúde e aos gastos. 

No entanto, os benefícios não são exclusivos para os consumidores e afetam, também, pessoas que desejam produzir e vender. Assim, para entender melhor esse fenômeno, continue lendo e conheça esses produtos inovadores e quais suas vantagens!

O que é um shampoo e um condicionador sólido?

Shampoos e condicionadores são cosméticos utilizados pelo mundo todo para melhorar a estética e a saúde dos cabelos. A sua produção é a partir de ativos, que podem ser naturais ou de composição química artificial. Além disso, há diferentes opções no mercado, sejam eles sólidos ou líquidos, cada tipo com suas diferentes características.

Os shampoos têm como foco limpar os fios e o couro cabeludo, mas podem ter outras funções. Eles são capazes de fornecer hidratação, equilíbrio de oleosidade, brilho e até evitar a seborreia. Entretanto, os condicionadores têm o papel de reter os nutrientes no cabelo, impedindo que eles saiam depois de um tempo.  Dessa forma, são indispensáveis na utilização em conjunto com o shampoo para garantir a saúde do cabelo.

Houve o crescimento na busca de shampoo e condicionador sólidos nos últimos anos, uma vez que possuem diversas vantagens. Os consumidores se sentem atraídos pelas suas qualidades relacionadas com os gastos e com a sua simplicidade. 

Econômico

gráfico de barras crescente com moedaOs shampoos sólidos contêm ativos de limpeza que pode-se utilizar no corpo. Dessa forma, pode-se usar um shampoo sólido como sabonete corporal e ter os mesmo efeitos que um produto específico. Com isso, o consumidor pode evitar ter um shampoo e um sabonete em casa, economizando em espaço e em gastos.

Além disso, os shampoos e condicionadores sólidos possuem grande concentração de ativos, o que aumenta sua eficiência. Assim, com pouca quantidade de produto, é possível ter resultados agradáveis quando utiliza-se cosmético. Então, a necessidade de reposição diminui consideravelmente, sendo acompanhada pelos gastos no consumo ao longo prazo.

Finalmente, cosméticos líquidos tem como desvantagem não possuírem uma calibragem prática quando aplicados. Isso faz com que seja possível que os consumidores gastem mais produto do que o desejado. Para shampoos e condicionadores sólidos isso é diferente, uma vez que a sua raspagem pode ser feita facilmente. Desse jeito, utiliza-se adequadamente o produto, como requerido pelo consumidor.

Ecologicamente amigável

selo de naturalOutra vantagem dos cosméticos sólidos é a sua embalagem que causa pouco ou nenhum dano ao meio ambiente. Por não serem líquidos, armazena-se os produtos em embalagens de materiais biodegradáveis e mais simples. Por se decomporem na natureza, eles não contribuem no acúmulo de resíduos em lagos, florestas e mares. Assim, também por serem embalagens mais compactas, enquanto não se decompõem, ocupam menos espaço no seu descarte.

Além do mais, pesquisas indicam que as novas gerações estão dispostas e mais inclinadas a consumir produtos que não poluem. Uma pesquisa feita pelo First Insight indica que 73% dos jovens que nasceram entre 2000 e 2012 estão incluídos nisso. Assim, os shampoos e condicionadores sólidos são ótimos produtos para direcionar à esse público.

Também, pela simplicidade da embalagem, utiliza-se menos recursos para a sua produção. Com isso, reduz-se, consideravelmente, o custo e o tempo necessários para a produção de shampoos e condicionadores sólidos. Isso é extremamente benéfico para pessoas que desejam ingressarno mercado de cosméticos sólidos para a sua fabricação e venda.

Minimalista

Além do mais, outra característica importante de ressaltar é a de que o seu consumo é minimalista. O minimalismo é uma filosofia de consumo a qual visa a gastar o mínimo possível de recursos. Mesmo gastando menos recursos, não descarta-se a qualidade e os resultados do consumo, pois devem se manter ou melhorar. Os condicionadores e shampoos sólidos se enquadram muito bem nesse perfil.

ideiaO minimalismo é intrínseco ao mercado de cosméticos sólidos, dadas as suas vantagens econômicas ao compará-las aos cosméticos tradicionais. Entretanto, essa característica pode ser reforçada se o material utilizado para fabricação dos cosméticos for totalmente natural. Cosméticos completamente naturais são mais eficientes para a saúde da pele e do cabelo, atraindo ainda mais consumidores.

Conclusão

Portanto, as variadas qualidades de shampoo e condicionador sólidos auxiliam para o crescimento de sua busca no mercado brasileiro. Além disso, a demanda por produtos pouco danosos ao meio ambiente também sofreu aumento, o que também corrobora o fato. Os cosméticos sólidos são uma ótima porta de entrada para o fabricante que gostaria de ingressar no mercado de cosméticos. Entender as características da produção de produtos é de suma importância para iniciar um empreendimento. Citou-se algumas qualidades dos shampoos e condicionadores sólidos, explicando-se o crescimento da sua busca no mercado atual. Caso tenha interesse em entender melhor a fabricação desses produtos, você pode ler este texto sobre a produção de cosméticos!

André Henrique Gonçalves

 

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress