fbpx

Saiba os perigos do uso excessivo de aditivos

person holding laboratory flasks

De acordo com a Anvisa, aditivos são ingredientes que modificam características dos alimentos sem nutrir. Existem vários tipos de aditivos e cada um cumpre um papel específico nos alimentos. Sem eles, não seria possível ter acesso a diversos alimentos, pois muitos produtores os utilizam para aumentar a validade dos produtos.  Contudo, é importante conhecer o perigo do uso excessivo de aditivos, tanto para produzir quanto para consumir certos produtos.

Os riscos do uso excessivo de aditivos são vários, como causar danos à saúde dos consumidores e quebrar leis sanitárias. Você usa ou pretende usar aditivos na sua produção e quer saber os perigos de utilizá-los em excesso? Descubra a seguir quais são eles.

Prejudicar o desenvolvimento de criançasformulação

As crianças, sobretudo as menores de 3 anos, estão em fase de desenvolvimento e são sensíveis a certos componentes. Assim, alimentos com doses excessivas de aditivos podem causar problemas para o sistema digestivo dos pequenos. Dessa forma, precisa-se ter muito cuidado no uso dessas substâncias em alimentos para esse público.

Além disso, estudos mostram a relação entre o consumo de certos corantes alimentícios e o aparecimento do déficit de atenção e hiperatividade (DAH). Isso é preocupante, pois no mundo há uma taxa de ocorrência de DAH próxima de 5,3% em crianças e adolescentes.

Risco de causar câncer homem saudável

Os aditivos alimentares estão entre as substâncias que, se usadas em excesso e consumidas diversas vezes, tendem a causar doenças. Nesse sentido, esse uso exagerado está associado principalmente ao desenvolvimento de câncer, especialmente no sistema digestivo. 

A associação entre o consumo indiscriminado de aditivos e o desenvolvimento de câncer é maior em idosos, grávidas e crianças. Caso esse público esteja entre seus principais consumidores, é importante que o uso de aditivos ocorra da maneira correta. 

Desenvolvimento de alergias

Caracteriza-se hipersensibilidade como o conjunto de reações indesejadas do sistema imunológico devido ao contato com substâncias específicas. Popularmente, conhecemos hipersensibilidade como alergia. Nesse contexto, o desenvolvimento de alergias   associada ao consumo excessivo de aditivos é ainda bastante discutido cientificamente. Sabe-se que os aditivos não têm a função de nutrir. Assim, pode-se encontrar relação entre o uso exagerado deles e o desenvolvimento de alergia.

Como existem diversos tipos de aditivos e outras substâncias na composição dos alimentos, é difícil concluir quais aditivos geram alergias. No entanto, percebe-se relações mais claras entre alguns deles, especialmente no desenvolvimento de alergias em crianças. Alguns dos principais aditivos relacionados com esse problema são a tartrazina e o glutamato monossódico, mas pode-se citar outros como:

  • Ponceau 4R
  • Amarante
  • Ácido benzóico
  • Benzoato de sódio 
  • Sulfitos
  • BHT
  • BHA

Caso você use ou queira usar qualquer um desses aditivos, é imprescindível saber a dose certa de aplicação.

Uso excessivo de aditivos e a leiregistro

Atualmente, a Associação Nacional de Vigilância Sanitária regula o uso de aditivos alimentares no Brasil. Para tanto, a Anvisa utiliza de Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) para tornar público suas conclusões e recomendações sobre o tema. Essas regulações têm como objetivo garantir o efeito tecnológico do aditivo desejado pelo produtor sem impactar a segurança alimentar dos consumidores.

Nesse contexto, é importante lembrar que o descumprimento das recomendações das RDCs resulta em penalizações. Isso porque muitos desses documentos associam-se com a lei nº 6.437, que regula as infrações sanitárias. Assim, para evitar punições legais, deve-se seguir as recomendações da Anvisa e usar aditivos com a dose e a função certas.

Conclusão

Como pôde-se perceber, o uso indiscriminado de aditivos pode causar diversos problemas, tanto para os consumidores quanto para os produtores. É extremamente irresponsável arriscar a saúde das pessoas e a reputação da sua marca pelo uso excessivo dessas substâncias. Assim, é sempre necessário ter o conhecimento técnico antes de adicionar qualquer aditivo nas suas receitas. Dessa forma, você vai conseguir o efeito desejado para o aditivo sem riscos ou preocupações.

Quer saber como evitar o uso excessivo de aditivos alimentares e utilizá-los corretamente na sua produção? Entre em contato com a Mult, nós podemos te ajudar! Também, não deixe de ler nosso conteúdo e entender melhor o que são aditivos de alimentos e porque utilizá-los.

Newton Leite

Classifique este post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress