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6 dicas para melhorar a lucratividade da sua empresa

lucratividade

O gestor tem como um dos principais objetivos aumentar a lucratividade do seu negócio. Assim, são vários os fatores que podem ser decisivos para que uma empresa tenha ou não um bom lucro.

Mas você sabe realmente o que é lucratividade?

Lucratividade nada mais é do que a porcentagem que indica o ganho que a empresa gera. Por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 10%. Então, significa dizer que a cada R$ 100,00 de vendas, obtém-se um lucro de R$ 10,00. Inflação, momentos irregulares na economia, manutenção de funcionários, entre outros problemas, podem surgir. Por isso, é importante saber como lidar com essas mudanças e agir da forma certa para não perder dinheiro.

Dessa forma, preparamos 6 dicas valiosas para que você saiba como aumentar a lucratividade da sua empresa:

Tenha um planejamento estratégico bem definido:

Papel com lápis, check list.O planejamento é um processo que pode e deve ser desenvolvido e adicionado na cultura de qualquer organização. Assim, ter um planejamento é importante independentemente do tamanho da empresa e da área que atua.

Um planejamento estratégico bem definido é essencial para uma visão mais clara de seus objetivos. Assim, as decisões tomadas são mais positivas, e melhoram a estratégia de vendas, fazendo sua empresa ter mais lucro. Por isso, foque no que é realmente importante!

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é a sua principal aliada, tanto em questão de Marketing da empresa quanto em questão de organização! É essencial investir em um sistema de gestão que possibilite uma visão mais completa sobre as vendas e o retorno dos investimentos. Desse modo, é possível prever com mais certeza os lucros e os gastos obtidos por meios de programas. Um exemplo de programa para se utilizar é o “Quanto Sobra”, que faz a gestão do seu fluxo de caixa.

Aumentar a frequência das vendas

Algumas táticas podem fazer o seu cliente deseje comprar cada vez mais com você, criando um elo de fidelidade. Isso é importante pois além de aumentar as vendas, o cliente, por confiar no seu trabalho, pode vir a indicar novos clientes. Alguns exemplos de como fazer isso são: descontos progressivos por volume, kit de produtos, cartão fidelidade ou serviços de assinatura. De tal forma, o lucro da sua empresa aumentará e você passará confiança no trabalho da sua empresa.

Atente-se à precificação

gráfico de barras crescente com moedaA empresa poderá ter seu lucro prejudicado sem uma precificação correta. É necessário alocar todos os gastos com o produto/serviço e manter os valores atualizados de acordo com os reajustes do mercado. Assim, é possível repassar esse valor ao cliente. Por isso, faça isso sem medo de perdê-lo! Explique os motivos do reajuste nos preços, quando necessário, e enfatize a qualidade da execução do seu trabalho.

Corte os custos

Uma boa ferramenta para aumentar sua lucratividade é cortar custos. Reavalie fornecedores, veja quais os processos podem ser otimizados e reveja a necessidade de cada um. É importante atentar-se à evolução dos custos em relação à receita. Para que, assim, os custos possam ser reduzidos sempre que possível, sem impactar na qualidade da empresa.

Invista em estratégias de marketing

Esteja presente nas redes sociais! Atualmente temos diversas ferramentas de conexão e vendas, de baixo custo, disponíveis na internet. O Instagram, por exemplo, tem sido considerado uma máquina de vendas por muitos empreendedores. Essa ferramenta possibilita o crescimento orgânico através da interação com os seguidores e regularidade de postagens. Além disso, possui patrocínios de publicações para alcançar um público maior.

Além do Instagram, destacam-se o Facebook e o Google Ads, exclusivo para anúncios. Investindo nessas plataformas e utilizando uma estratégia de marketing correta você, com certeza, alcançará mais clientes!

Conclusão

Aumentar a lucratividade de uma empresa pode ser difícil em alguns casos. Entretanto, com um bom planejamento e seguindo orientações e dicas como estas que elencamos acima, você verá seu faturamento aumentar consideravelmente!

Agora que você já sabe como melhorar a sua lucratividade, que tal descobrir como expandir seu mercado?

Cecília Coimbra e Maria Laura Fonseca

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